Quem me acompanha sabe que estou sempre viajando. Ou seja, passo praticamente metade do ano fora do Brasil. Em 2019, estive em Cuba, diversas vezes nos EUA, no Canadá, três vezes na França, na Áustria, na Hungria, algumas vezes na Inglaterra, na Espanha, em Portugal, na África do Sul, nas Ilhas Maurício, além do Chile  e da Argentina.  Estamos no terceiro mês do ano e já fui para Lisboa, Porto, Paris, Londres e Miami. Você consegue ver fotos de todas as viagens nosso insta @youmustgoblog. Portanto, imagina, o que significa para mim, ficar trancada em casa! Claro que é duro para todos, mas para quem tem um trabalho que é quase sempre externo, o distanciamento social fica ainda mais complicado. Portanto, decidi fazer este relato de uma blogueira de viagem durante a quarentena, no Rio de Janeiro.

+Padarias que fazem delivery no Rio

+Ovos de páscoa por delivery em São Paulo

Relato de uma Blogueira de viagem durante a quarentena, no Rio de Janeiro

Meu passado

Nunca fui caseira. Adoro um rua… E viajo desde muito pequena. Afinal, aos 3 anos fui morar em Paris. E desde criança, sempre fui muito sociável, e preferia até, brincar na casa das amigas, do que na minha. Na adolescência, também não parava em casa. Claro que cumpria minhas obrigações escolares – sempre fui responsável –  mas nos fins-de-semana, obviamente inventava algo para fazer. Morei em Washington DC, nos EUA, dos 15 aos 17. Lá, a vida de teenager é certamente BEM diferente da do Brasil, com muito mais regras. Entretanto, morava em casa e era comum receber amigos e vice-versa.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Blogueira de Viagem

Com minha mãe, em Paris, aos 3 anos

Primeiro emprego

Me formei como jornalista e fui logo trabalhar na TV Globo, onde um ano depois, virei repórter. Passei por outras emissoras e fui para a Globosat, onde fiquei por dez anos e também viajei bastante pelo Brasil, cobrindo festivais culturais, além de ter feito algumas entrevistas internacionais. Portanto, até o meu trabalho sempre foi NA RUA e não dentro de um escritório. Imagina, fica em quarentena, no Rio de Janeiro?

+Restaurantes que fazem delivery em SP

Workshop de vídeos para o instagram

Lembranças de quando era repórter de TV

Aproveite para assistir meu portfólio de repórter e se inscreva no Canal YMG no Youtube.

Estadia espanhola

Em 2005 me mudei para Madri, por conta do emprego do meu marido. Quando cheguei lá, primeiramente não conhecia ninguém e ele trabalhava bastante. Provavelmente foi uma época em que fiquei mais em casa  do que desejava. Entretanto, foi por conta das circunstâncias. Aos poucos, fui fazendo amizades e tendo companhia para sair. E claro, quando tínhamos  chance, viajávamos pela Europa e pela própria Espanha. Talvez tenha sido brotada ali a sementinha de blogueira de viagem. Mas nunca me vi em uma quarentena, no Rio de Janeiro.

+Coronavírus: o que fazer se o seu voo foi cancelado

quarentena no Rio de Janeiro

Em um dia de inverno na rua onde morava em Madri

Vida de viajante

Criei o You Must Go alguns anos depois de ter voltado ao Brasil, em 2012. O site foi, aos poucos se profissionalizando e comecei a receber muitos convites para viajar. O primeiro foi para a Jordânia, país que nunca tinha planejado ir! De lá para cá, o YMG cresceu muito e hoje, passo cerca de 160 a 170 dias fora do país. Portanto,  certamente 2020 vai ser o ano em que menos viajei desde que virei jornalista e blogueira de de viagem. Mas isso nem vem ao caso agora.

+Emissões de passaportes e vistos suspensos 

A gastronomia

Sempre gostei de comer bem e consequentemente, de bons restaurantes. E como turismo e gastronomia andam juntos, foi inevitável que este fosse um dos pilares do site. Assim sendo, mesmo quando não estou viajando, almoço e janto fora com frequência. Primeiramente, porque sou muito convidada por restaurantes a cada troca de cardápio, inaugurações e novidades no geral. Além disso, mesmo nos fins de semana, e eu  meu marido temos o hábito de comer fora. Portanto, meu cotidiano virou do avesso. Agora, como estou em casa todos os dias, cozinho alguma coisa básica ou peço delivery, já que temos bastante opções durante a quarentena, no Rio de Janeiro. Também tenho recebido muitas gostosuras dos meus parceiros queridos e agradeço desde já! 😍

+Restaurantes que fazem delivery em SP

Blogueira de viagem

A Churrasqueira é um dos restaurantes que faz delivery durante a quarentena, no Rio de Janeiro

Em Casa

Portanto, depois de tudo que você já leu, deu para perceber que, para mim, ficar em casa durante a quarentena, no Rio de Janeiro, é certamente difícil e inusitado!

Minha rotina

Finalmente hoje, como deve ser, estou o dia todo em casa. Saio para ir ao supermercado e à farmácia e ocasionalmente para caminhar, o que ainda é permitido por lei. Seguindo orientações médicas, não entro no elevador. Vou de escada, não falo com ninguém e não encosto em nada. Quando volto, deixo o sapato de lado de fora, limpo maçanetas e afins e coloco toda a roupa para lavar, como deve ser feito.

Além disso, ouço CBN e assisto à Globonews e depois do JN, vejo séries e filmes com meu marido. Às 22h, desligo o celular. Chega uma hora em que não aguento mais ouvir, ler ou falar sobre o Covid-19.

+Os cuidados com as fake news

O trabalho

Durante o dia, estou produzindo muito conteúdo sobe a pandemia, relacionado ao turismo e à gastronomia para atualizar o YMG Afinal, sou  jornalista e blogueira de viagem. Fiz vários IGTVs com brasileiros que moram fora, contando a situação em suas respectivas cidades. Também participei de algumas lives com colegas do turismo, como você pode ver aqui. Assim, você pode ter ideias do que fazer em casa durante a quarentena no Rio de Janeiro ou na sua cidade e também saber dos seus direitos como turista e viajante. Afinal, é em casa que a gente faz nossa parte para o bem comum. 🙏🏼

Texto: Renata Araújo

Fotos: Renata Araújo e Lu Mattos

Março 2020.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.