Gastronomia

5 chefs mulheres no Rio que você precisa conhecer

Publicado por
Duda Vetere

A cozinha profissional sempre foi um ambiente ocupado majoritariamente por homens, mas felizmente isso está mudando! Cada vez mais vemos mulheres à frente de cargos importantes nos restaurantes. Portanto, já que o YMG! tem equipe 100% feminina, decidimos prestigiar e compartilhar com vocês o trabalho de 5 chefs mulheres no Rio que certamente você precisa conhecer!

Aproveite para ler também:

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

5 chefs mulheres no Rio

Aline Cury – chef do Malta Beef Club

A chef estudou jornalismo, e conta que após trabalhar pouquíssimo tempo com a profissão, não tinha se encontrado ainda. Um dia seu pai deu a dica: “porque você não faz gastronomia, você gosta tanto de cozinhar”. No primeiro estágio, já no curso de gastronomia, entrou no antigo Zozô Rio, na Praia Vermelha. Até que começou a trabalhar no Oro, restaurante de Felipe Bronze. Lá foi de auxiliar a chef de cozinha, e aprendeu em cada etapa da cozinha o que precisaria para, um dia, chefiar uma casa.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

A chef Aline Cury

“Já conhecia o Marcelo Malta desde que ele fornecia peixes para restaurante, inclusive no Oro, e então, quando ele decidiu abrir o Malta, me fez a proposta de ajudá-lo para abrir a casa. Era um desafio, já que não havia trabalhado antes diretamente com carne, mas aqui estamos hoje, com duas casas em cinco anos de caminhada e muita história ainda por vir”, conta Aline. Com duas unidades, no Jardim Botânico e Leblon, a casa ganhou o prêmio de melhor restaurante na categoria carne, em 2022, pela Veja Rio Comer e Beber, pela quarta vez. 

Anna Bokel – Pizzaria Secreta

A chef é publicitária, formada pela ESPM, e cresceu vendo seu pai e sua avó criando receitas recheadas de afeto. Decidiu ingressar na faculdade de gastronomia e após concluir o curso, vivenciou experiências nas cozinhas de grandes chefs como, por exemplo, Roberta Ciasca, Roberta Sudbrack e Claude Troigros. Seus primeiros empreendimentos solo foram a confeitaria Fazendo Doce e o Café da Fábrica, no Boulevard Olímpico. Em 2015 nasceu o sonho da criação da Pizzaria Secreta, mas antes de tirá-lo do papel, a chef foi para o norte da Itália para uma imersão na gastronomia italiana.

Anna Bokel, na pizzaria Secreta

Por fim, após a viagem, trouxe para o Brasil receitas incomparáveis e tipicamente italianas, das quais ela aplica em todas suas criações. A Secreta ganhou forma e local em 2016 em Niterói e chegou ao Rio em 2022. Localizada em Botafogo, a pizzaria conta com um menu de pizzas, com sabores da Itália, calzones e petiscos.

Akemi Hirose – sous chef do Bocca del Capo

A chef é formada em Belas Artes pela UFRJ e trabalhava com produção cultural e arte-educação. Foi através do movimento das artes que chegou à gastronomia. Começou trabalhando com Ignácio Peixoto no grupo de Pedro de Artagão. Foram dois anos com Ignácio, por quem foi apadrinhada, e junto com ele foi para o Bagatelle, restaurante do Jockey Club. Hoje, ao lado de Erik Nako, chef e dono do restaurante e bar italiano, Bocca del Capo, localizado no Leblon, Hirose lidera uma cozinha majoritariamente feminina, composta por seis mulheres e três homens. Ela diz que é preciso ter uma liderança empática numa equipe com mais mulheres. A maioria tem filhos e ela acredita que uma gestão em que as pessoas se abracem e se ajudem para que uma possa “salvar” a outra é o melhor caminho.

Akemi Hirose

Jenifer Ortega – Chef Patissier do Fairmont Rio de Janeiro

A chef é natural do Chile e iniciou sua trajetória em hotelaria em 2011 no Hilton Santiago. Desembarcou no Rio em 2014, para chefiar a confeitaria do Sheraton, onde permaneceu por quatro anos. Posteriormente, se tornou chef de confeitaria do Hilton Barra até 2021 e hoje é chef pâtissier do Fairmont Copacabana, comandando o cardápio de sobremesas do Marine Restô e os doces da cafeteria, a Coa & Co. Jenifer diz que valoriza os sabores que são mais naturais, que não precisam de muita ajuda para poder sobressair nas criações das sobremesas. Além disso, sempre trabalha com muito sabor, que é a base principal da sua confeitaria, e ressalta: “Aqui no Brasil é muito fácil se apaixonar por cada um dos produtos e frutas, a variedade é enorme”, conta.

A chef Jenifer Ortega

Paula Peixoto – Chef Patissier do Grand Hyatt

A chef cursava faculdade de turismo e hotelaria e tinha planos de ser guia turística, quando, durante um estágio em 2005, se apaixonou por gastronomia. Hoje, a profissional soma quase 20 anos de atuação na área, começando pelo Ceasar Bussiness Botafogo, onde se tornou cozinheira. Paula foi chef de confeitaria no hotel Santa Tereza MGallery, nos restaurantes do chef Pedro de Artagão e sub chef durante a abertura do hotel Emiliano, no Rio. Dois anos depois chefiou a confeitaria do Windsor Miramar e por fim chefiou a confeitaria e padaria do hotel Copacabana Palace, onde fez história: ela foi a primeira chef mulher do setor em quase 100 anos.

Agora, se prepara para escrever novos capítulos no Grand Hyatt Rio de Janeiro! “Estou muito empolgada com essa oportunidade que me foi dada. Sempre fui apaixonada pela técnica que envolve a criação de uma sobremesa acredito que isso me fez escolher a confeitaria. Sempre me fascinou o resultado da mistura de ingredientes primários em algo tão bonito”, diz a chef.

Paula Peixoto

Texto por Duda Vétere e Renata Araujo. Janeiro 2023. Fotos: Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

17 horas atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

2 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

3 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

5 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás