Há quem prefira viajar solo, outros, só se aventuram com amigos, em família ou em casal. Confesso, que não é minha preferência, gosto de gente e sou extremamente sociável! Mas, por conta do meu trabalho, antes, repórter de TV, e hoje, editora, aqui do You Must Go, já me vi inúmeras vezes solitária mundo afora e aprendi a gostar. Então, vamos às dicas para quem quer viajar sozinho. You can do it!

👉Reserve aqui o seu hotel pelo melhor preço.

caminho de santiago com conforto

No Caminho de Santiago

Dicas para quem quer viajar sozinho

1 – Faça cópia dos seus documentos

Isso vale para qualquer viajante, mas se você está sozinho, ainda mais importante! Tire uma foto do seu passaporte e/ou carteira de identidade e ande com ela.

+Mala cápsula: 5 dicas para fazer a sua em uma viagem curta

2 – Livros e filmes

Leve o máximo de diversão com você. Baixe filmes (pagando, claro) e/ou séries que quer ver, leve aquele livro que estava a fim de ler há um tempão. Selecione playlists interessantes, etc. Assim, naquele tempo ocioso de espera em aeroportos e estações de trem, ou mesmo no avião, você não ficará entediado.

+Dicas para não perder o trem na Europa

3 – Planeje-se

Faça com antecedência seu planejamento do que quer fazer durante a viagem. Lembre-se que não vai ter ninguém para dar opinião, ou “te levar” em determinado lugar. A programação depende toda de você. (O que pode ser ótimo, porque você é dono do seu próprio tempo). Portanto, quanto mais você se organizar, mas chance tem de ser uma viagem bem sucedida para quem quer viajar sozinho.

+Superei o medo para voar de hidroavião em Key West

Em Paradise Coast

4 – Restaurantes Animados

Reserve restaurantes animados e repare que você não será o único a comer sozinho. Na Europa, por exemplo, é muito comum nos café e bistrôs, tanto homens, como mulheres, estarem sentados sozinhos, tranquilamente. Eles passam desapercebidos. 

5 – Mercados gastronômicos

Vá em um mercado gastronômico, cada vez mais em voga por aí.  Um programa literalmente delicioso e que sempre haverá outras pessoas sozinhas. Você se diverte e ainda troca ideia sobre a comida.

+3 mercados gastronômicos em Madri

6 – Procure conhecidos

Antes de traçar o destino para onde vai viajar sozinho, pense bem se não sabe de alguém que já morou ou tem amigos por lá. Às vezes um conhecido pode se tornar um amigo e te fazer companhia em momentos mais solitários. Além disso, te dará dicas frescas da cidade.

+7 dicas de beleza para viagens de inverno

7 – Vá a um happy hour

Cansou de ficar conversando com seus pensamentos? Se está numa cidade grande, vá a um happy hour e certamente você fará algum amigo. Ou quem sabe, até mais que isso, rs.

+7 aplicativos de celular para encontros em viagens

8 – Passeios de um dia

Dependendo de onde esteja, é possível reservar passeios de um dia. Pode ser individual ou em grupo. Assim, você passa algumas horas socializando com outras pessoas e pode até fazer amizades. Por exemplo, em Paris, indicamos o Daniel, do Dicas de Paris, no sul da França, o Luiz, do França entre amigos, em Milão, a Magê, do Milão nas Mãos, Ingrid, @em_roma, em Budapeste, a @adriana.bellomare, em Lisboa, o Hermes do @booknpin e até na China, o Xiaowei, do @GreatWallmyLove.

Visitei o Monte Saint Michel sozinha, por exemplo

9 – Fique de olho nos pertences

Guarde muito bem seu dinheiro e seus pertences e se possível não use muito espécie. Deixe o passaporte e objetos de valor no cofre do hotel. E fique sempre de olho em momentos de maior vulnerabilidade, como por exemplo, em grandes lojas, aeroportos e estações de metrô e trem. São lugares onde os pick pockets mais atuam. Além disso, fique de olho sempre na mala. Sabemos que uma pessoa sozinha é sempre uma vítima mais fácil.

+Saiba tudo sobre a vacina da febre amarela antes de viajar

10 – Leve mais de um cartão de crédito

Se possível, leve mais de um cartão de crédito para viajar sozinho. Volta e meia há bloqueios de cartão no exterior, ou você pode até mesmo perder ou ser roubado. Portanto, é uma garantia!

11 – Chip de Telefone e Seguro Viagem

Estas dicas valem para qualquer tipo de viagem, mas se você está se programando para viajar sozinho, mais ainda! Compre o chip antes de viajar  para estar comunicável assim que chegar. E faça seu seguro viagem, algo imprescindível, porque imprevistos acontecem!

15 dicas para quem quer viajar sozinho

Dirigindo sozinha até o Monte Saint Michel

12 – Remédios sempre com você

Falando em imprevistos, leve uma farmacinha com você. Se tiver um problema recorrente, peça ao seu médico que prescreva um antibiótico. Não custa nada se precaver. Mesmo contratando o seguro viagem, vale você já ter um antibiótico em caráter de emergência.

+Fiquei doente em NYC e acionei o seguro viagem

13 – Curta o lobby do hotel

Se você segue as dicas do You Must Go e adora um bom hotel, seja ele boutique ou de rede, aproveite bem o lobby. Em vez de ficar no quarto sozinho trabalhando ou lendo, desça e curta o lobby do hotel. Sempre vai ter mais gente sozinha por ali e você pode até conhecer alguém interessante.

14 – Seja simpático e espante a timidez

Mesmo que você seja uma pessoa tímida, tente sorrir e ser simpático quando encontrar outras pessoas. Vale até mesmo puxar papo ou pedir ajuda. Não há vergonha nenhuma em viajar sozinho, ao contrário, é bastante corajoso. Quanto mais simpático você for, mais chance terá de conhecer alguém.

+Como tirar o passaporte de urgência e emergência

15 – Saia da sua zona de conforto

Por fim, viajar sozinho, te dá a chance de sair da sua zona de conforto. E isso pode ser muito bom. Você acaba aprendendo sobre si mesmo e também a  desfrutar da sua própria companhia. Algo importantíssimo para a auto estima de qualquer um. Estando bem consigo mesmo, certamente a viagem será um sucesso! Depois conta pra gente!

15 dicas para quem quer viajar sozinho

Certamente será uma experiência inesquecível!

Texto e fotos por Renata Araújo. Fevereiro 2019

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.