Por Renata Araújo

Fui convidada para comemorar meu aniversário no Mee, o novo restaurante do Copacabana Palace. É claro que o convite era irrecusável! Em primeiro lugar, sou apaixonada pela gastronomia asiática, em segundo, estamos falando do hotel mais charmoso do Rio e, em terceiro, adoro uma novidade!

Mee - Copacabana Palace

E a noite não poderia ter sido melhor! Fomos recepcionados pelo simpático gerente Felipe Ishihama, também responsável pelo visual dos garçons. Filho de japonês, Felipe morou muito tempo fora e trabalhou em vários hotéis de luxo pelo mundo. Ele que desenhou tanto as suas roupas quanto de sua equipe: uma mistura da tendência asiática old couture com marcas consagradas como Alexander Wang e Balmain. Adorei!

Felipe Ishihama - Mee

O Mee – que quer dizer beleza em coreano – tem decoração típica contemporânea do oriente, mas sem exageros. Além disso, são 92 lugares bem divididos, com  ótima distância entre as mesas.

Mee - Copacabana Palace

As paredes são pintadas com o vermelho das porcelanas chinesas sang-de-boeuf e algumas divisórias palitadas em madeira têm a releitura de biombos asiáticos. Telas do artista belga radicado em Bangkok, Christian Develter, que mostram rostos de traços orientais cobertos por pintura tribal chamam a atenção e nos remetem ao continente asiático.

Mee - Copacabana Palace

O novo espaço gastronômico, onde funcionou o Bar do Copa, ficou seis meses em reforma e teve o cardápio elaborado pelo sino-americano Ken Hom. O renomado chef vive entre a França e a Tailândia, onde comanda o restaurante Maison Chin Bangkok. Vencedor de diversos prêmios culinários, Hom ainda tem seu próprio programa no canal BBC e 36 livros publicados em diversas línguas.

Em conjunto com o chef Rafael Hidaka, (ex Kinoshita e Osaka, ótimos restaurantes japoneses de SP), Ken criou uma mistura das culinárias tailandesa, cantonesa, japonesa, vietnamita e por aí vai.

Rafael Hidaka - Mee

Você pode ficar só nos sushis, (enguia, caranguejo e a vieira na manteiga de trufa, por exemplo), pedir entradinhas, como rolinho primavera – que, aliás, estava divino – e gyosa (frito ou no vapor), ou partir para os pratos principais, como pad thai, Kobe Beef ao molho ponzo ou ainda o pato crocante com copos de alface, o salmão cantonês ao vapor e o arroz frito com abacaxi. E achei bem interessante haver um molho shoyu especial para o sushi e outro para o sashimi.

Mee - Copacabana Palace

De sobremesa, frutas e doces com um toque asiático, como a compota morna de manga com sorvete de baunilha, o crème brûlée de gengibre, o sorvete de lichia e ainda as típicas maçãs e bananas carameladas.

Mee - Copacabana Palace

Para melhorar a excelente gastronomia, nossa mesa ainda tinha vista direta para piscina, mais glamour impossível!

piscina Copacabana Palace

O chef Hidaka garante que o principal do restaurante será a qualidade e o frescor dos alimentos, já que ele trabalha com os melhores produtos do mercado.  Os peixes vêm de São Paulo três vezes por semana e a diferença pode ser notada à mesa.

Mee - Copacabana Palace

A carta de saquês (importados do norte e sul do Japão, onde estão as melhores águas) é bem variada e a sommelier Rejane Kawano pretende harmonizar pratos com os mais de 25 tipos diferentes da bebida, algo a que não estamos acostumados, mas que na Ásia é muito comum.

saquê Mee - Copacabana Palace

Mas é claro que, quem preferir, pode ficar no vinho ou ainda experimentar as criações do barman Paulo Freitas, como uma infusão de diferentes ingredientes como manga, vodka e especiarias, figo com camomila e gin, ou então essência de pato com bloody mary.

Mee - Copacabana Palace

O Mee tem tudo para ser um sucesso no Rio de Janeiro e virar um restaurante de hotel frequentado não apenas pelos hóspedes, mas também por moradores da cidade, algo cada vez mais frequente em lugares como Nova Iorque, Londres e Paris.

Mee - Copacabana Palace

Lembrando que o Copacabana Palace é um hotel associado às marcas Leading Hotels of the World e Belmond. Para fazer reserva no restaurante, só mandar um e-mail ou entrar em contato pelo telefone: [email protected] / (21) 2548-7070 ramal 8494

Fevereiro de 2014

Fotos: Renata Araújo, divulgação e reprodução da Internet

Leia também:

You Must Go na Revista Quem

12a edição da Rio Restaurant Week

Sushi Rio: boa opção de restaurante japones

Almoço Mandarin Oriental no Rio

Novo café gourmet no Forneria

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.