Miya: um templo japonês de gastronomia

Sempre que vou a SP gosto de conhecer novos restaurantes. Desta vez, fui convidada para almoçar no Miya (que significa templo, em japonês), primeiro restaurante solo do jovem chef Flávio Miyamura, aberto há um ano em Pinheiros, região oeste da cidade.

Miya, São Paulo

Miya, São Paulo

Sua experiência mais recente foi no espanhol Eñe, eleito em 2010, quando Flávio comandava a cozinha de lá, o melhor de sua categoria na edição “Comer & Beber” da Veja São Paulo, e com uma de suas criações no local, o Cochinillo Crujiente con Manzana (Leitão Crocante com Maçã), ganhando o prêmio Paladar 2008 na categoria “Carne de Porco”. Anteriormente, trabalhou no DOM, do mestre Alex Atala, com quem também participou de uma temporada do programa ‘Mesa pra Dois‘, do GNT. Além disso, já com seu negócio próprio, foi o vencedor da categoria Chef Revelação nas premiações das revistas Gosto e Prazeres da Mesa.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Miya, São Paulo

Pra que eu tivesse uma ideia geral de seu cardápio – contemporâneo, com um toque oriental – o chef preparou uma seleção especial, que deixou uma ótima impressão. Durante o almoço, por outro lado, a opção do menu executivo sai a R$45 e, tanto no almoço quanto no jantar, há vários petiscos para dividir.

Miya, São Paulo

Começamos com um couvert simples, mas ideal para abrir o apetite, com pão quentinho já cortado e pastinhas variadas. Logo após, vieram as entradas: tartar de vieira com chá verde e croquetas de camarão, tudo delicioso!

Miya, São Paulo

Miya, São Paulo

Miya, São Paulo

Depois, veio um saboroso foie gras com doce de leite – mistura que nunca tinha provado e adorei!

Miya, São Paulo

Em seguida, provei um creme de curry com lagostin, cheio de personalidade, e o Missô Lamen (caldo a base de pé de porco, frango, cenoura, alho poró, salsão e cebola, servido com ovo, barriga de porco, broto de feijão, cebolinha verde e nori), que achei uma das melhores partes da refeição.

Miya, São Paulo

Miya, São Paulo

O ambiente do restaurante também chama atenção, procurando traduzir um pouco da identidade de seu dono, tendo sido projetado por Vitor Penha, que criou uma atmosfera rústica e única, com o espaço tendo seu lado sofisticado completo a partir de um enorme mural de azulejos, na parte de cima do restaurante. E nas paredes ainda são expostas imagens de Rogério Voltan, trocadas de tempos em tempos e que podem ser adquiridas pelos clientes.

Miya, São Paulo

Miya, São Paulo

Encerrando meu almoço, barriga de porco com purê de castanhas portuguesas. E devo dizer que, embora tenham sido muitos pratos ao todo, as porções não eram grandes, o que foi essencial para conseguir degustá-los com prazer.

Miya, São Paulo

Para acompanhar minha refeição, fui “obrigada” a provar uma autêntica cerveja japonesa, Hitachino Nest. E, como ninguém é de ferro, por último experimentei uma sobremesa bem criativa: parfait de maracujá com espuma de wasabi, uma combinação de azedinho com uma leve ardência que foi perfeita!

Miya, São Paulo

Miya, São Paulo

Se estiver indo a São Paulo, vale uma passada no Miya!

 

Fotos: Renata Araujo e divulgação

 

Leia também:

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!