Ao procurar um hotel sofisticado nos arredores de Madri, me deparei, por acaso, com o Abadia Retuerta L’Domaine.  A 180km da capital espanhola, à beira do Rio Douro, na região de Castilla e León ele impressiona logo na chegada.

O hotel

Pelo site, o hotel parecia lindo, mas nada comparável ao suntuoso lugar em que se chega ao vivo: um monastério do século XII que passou por uma reforma de seis anos até virar hotel de luxo. De quebra, está em meio a uma paisagem deslumbrante de um dos vinhedos mais importantes da Espanha. Uma experiência inesquecível.

O que mais chama a atenção no hotel, que fica perto da cidade de Valladolid,  é o contraste entre o antigo e o novo. A arquitetura gótica-barroca foi totalmente preservada e o mobiliário é vanguardista e de extremo bom gosto. Além disso, o uso dos espaços foi mantido como no original, oferecendo apenas mais conforto aos hóspedes.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Leia também: Caminho de Santiago com conforto e segurança.

Os quartos

Com apenas vinte e dois quartos, o hotel – o único na Espanha a fazer parte do guia Relais Châteaux – reúne uma coleção de obras de arte,  painéis pintados na época de sua construção e móveis de várias partes da Europa e até da Ásia.

O cuidado com os hóspedes é tal que, assim que chegamos, recebemos um telefone celular para ligarmos diretamente para o nosso “mayordomo particular”. Fica claro que ele estará prestes a atender qualquer pedido, a qualquer momento.

Hotel Ritz, Madri: luxo na capital espanhola

Quando visitar o hotel?

Os melhores meses para visitar a Abadia são Abril e Maio – primavera – e  Setembro e Outubro – outono. É alta temporada e se tem a chance de participar da vendima e até fazer cursos da cata da uva. De Dezembro a Março, o hotel – que tem o intuito de preservar e expandir a história e a cultura do vinho –  fecha por conta do frio.

Leia aqui: onde comer em Madri

L’Domaine  oferece ainda aos hóspedes almoços e jantares ao ar livre, no meio do campo. Há a chance de acompanhar o trabalho da equipe de cozinha e ainda voos de helicópteros e balões para desbravar a região. Para os preocupados com a forma, há ainda aulas de ioga, sala de massagens e academia de ginástica. A construção de um spa está em andamento.

Os restaurantes

No quesito gastronomia, o hotel mantém seu padrão de sofisticação. A Vinoteca é um charmoso bar no estilo irlandês, onde é possível fazer refeições leves, como degustar o verdadeiro jamón ibérico de belota e outras iguarias espanholas.

O  restaurante principal,  tem como consultor gastronômico, ninguém menos do que o Andoni Luis Aduriz, do renomado Mugaritz, considerado um dos melhores restaurantes do mundo. Nem precisa dizer que um menú degustación é condição si ne qua non. A decoração é um capítulo à parte, com suas cadeiras modernas e lindas, porém muito confortáveis – algo raro hoje em dia. Na decoração, trabalhos impecáveis de restauração, alguns inacabados propositalmente, para reforçar a autenticidade da beleza histórica de cada um.

Conheça o Hotel Único, no bairro mais charmoso de Madri

Os vinhedos

Ao passear pelos vinhedos, imediatamente nos transportamos ao tempo em que os monges já se dedicavam à atividade enóloga, o que torna o lugar ainda mais mágico. Nos deparamos até com uma árvore gigantesca de mais de 200 anos, no meio do cultivo de tempranillos, chiraz, cabernets e merlots.

Na visita à vinícula, a tecnologia surpreende. Aqui, o vinho não sofre alteração e passa por várias etapas de extremo cuidado tecnológico até ser engarrafado. Não foi à toa que o vinho Abadia Retuerta foi escolhido pela TAM para ser servido em seus voos.

L

Leia também: Marqués de Riscal – hotel de vinhos na Espanha

E só mais um detalhe: surpreendentemente, no meio do nada, o wi-fi do hotel funciona perfeitamente e ainda é cortesia para os hóspedes. Se isso não é perfeição, o que seria? Um hotel elegante e sem pretensão.

Para mais informações, entre no site do Le Domain Abadia Retuerta.

Texto e Fotos: Renata Araújo

Leia também:

Miraflores Park – um hotel de luxo em Lima
Grand Hotel Miramare: luxo na Riviera Italiana
O luxuoso Mandarin Oriental Hong Kong
Ritz: um hotel de luxo em Madri
Tivoli Mofarrej, luxo e conforto em São Paulo

Salvar

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Ilhas Cagarras ganha título mundial de preservação ambiental

Ilhas Cagarras ganha título mundial de preservação ambiental. Arquipelago, a 5km de Ipanema, agora faz…

17 horas atrás

Dia do Churrasco: onde comer a melhor carne no Rio

No dia do churrasco, o YMG te dá opções de onde comer a melhor carne…

17 horas atrás

Os benefícios da viagem ao nosso mundo interior

Na coluna You Must Feel! a psicóloga, Daniela Faertes, fala sobre os benefícios da viagem…

2 dias atrás

Os 100 anos do icônico perfume Chanel Nº5

Os 100 anos do Nº5, icônico perfume da Chanel. Confira a primeira coluna de Paris…

3 dias atrás

5 Mixologistas ensinam drinques com gin para fazer em casa

Drinques com gin para fazer em casa. Aos amantes das bebidas, vale a pena se…

4 dias atrás

Dia Nacional da Botânica: hotéis eco-friendly no Rio e SP

No Dia Nacional da Botânica, listamos alguns dos hotéis eco-friendly no Rio e SP. Afinal,…

5 dias atrás