Ritz noite

Por Renata Araújo

A história do Ritz:  um hotel de luxo em Madri se confunde com a própria história da família real espanhola.
Um hotel centenário, em uma localização privilegiada, ao lado dos museus mais importantes de Madri, rodeado de bares e restaurantes, a poucos metros do Retiro – o maior parque da cidade – e acessível de ônibus e metrô.

logo Ritz

A marca estampada na porta do hotel

fachada ritz

A porta principal do Ritz

hotel de luxo em madri

E o prédio visto ao longe

O primeiro hotel cinco estrelas da cidade foi inaugurado em 1910 no prédio onde funcionava um teatro.  Décadas depois, o hotel ganha os selos Orient Express e Leading Hotels of the World.

O lobby impressiona por sua grandiosidade, seus lindos arranjos de flores em uma bela mesa mahogany. Uma escadaria digna de filme nos leva a um  imponente lustre do século XIX. É neste ambiente que homens e mulheres se encontram para falar de negócios em meio a turistas de passagem pela capital espanhola.

lobby ritz

O lobby visto de vários ângulos

lobby Ritz Madrid

A mesa do concierge à esquerda e a discreta recepção à direita

Mesmo se adaptando aos novos tempos,  até hoje no Ritz respira-se tradição. Diferente da maioria dos hotéis de hoje, por exemplo, a recepção fica em um cantinho escondido do lobby, já que este é um momento privado do hóspede, em que ele fornece seus dados pessoais.

escadaria lobby

A imponente escadaria

Em um estilo belle epoque, inspirado na arquitetura francesa do início do século, o Ritz é famoso por hospedar tanto presidenciáveis como artistas. A pricesa Grace Kelly passou ali sua lua-de-mel com o príncipe de Mônaco, nos idos dos anos 50 e mais recentemente, a atriz Nicole Kidman também ficou hospedada no hotel com seu atual marido, o astro country Keith Urban.

hotel de luxo em madri

Suíte presidencial onde vários famosos se hospedaram

acqua di parma

Mimos deixados no banheiro da minha suíte

hotel de luxo em madri

Conforto do café expresso e chás variados no quarto

Por ter uma relação direta com a família real (para se ter uma ideia o rei cortava sempre se cabelo ali) o Ritz sempre foi um hotel muito tradicional. Até os anos 50 – pasmem – mulheres não podiam circular usando calça comprida e os homens eram obrigados a usar paletó!

R florido Ritz

O “R” florido na fachada do hotel

Mas com o passar dos anos, tudo foi mudando. O mais famoso ator espanhol internacionalmente, Antonio Banderas,  celebrou seu primeiro casamento nos sintuosos salões do hotel atraindo atenção de madrilenhos e de muitos papparazzi internacionais.

E mais recentemente, a BMW fez ali o lançamento de um novo modelo de carro, já que as janelas são tão amplas que é possível colocar ali um automóvel.

logotipo ritz

O centenário logotipo no chão do salão

Com três salões para eventos, é comum acontecerem ali diariamente lançamento de produtos, encontro corporativos, além de coquetéis e jantares de negócios. O Ritz está para Madri como o Copacabana Palace está para o Rio.

hotel ritz madri

Salões para festas e eventos corporativos

O serviço no Ritz é impecável! Os funcionários estão sempre sorridentes e prestativos e os concierges prestes a resolver todos os problemas de última hora, além de dar dicas exclusivas da cidade.

hotel de luxo em madri

Delicioso “afternoon tea”, tradição do hotel

Tive o privilégio de ficar em uma das suítes, com uma vista incrível para o Paseo do Prado, endereço de um dos museus mais famosos do mundo, e com sala e quarto separados. Me esperava um generoso chá da tarde – tradição que o hotel herdou da Inglaterra e que se mantém até hoje.

vista Ritz

Uma das belas vistas das suítes

O café da manhã, no mesmo andar do lobby do hotel é farto e típico espanhol, com direito a jamón e tortillas de primeira qualidade.

arranjo flores ritz

O belo arranjo de uma das mesas do café

breakfast Ritz

O imponente salão onde é servido o café

varanda ritz dia

E ao ar livre, quando o tempo permite

breakfast Ritz

A variedad do buffet

hotel de luxo em madri

E a linda mesa do café

Foi ali também que tive meu melhor jantar em Madri: um menu degustação no restaurante Goya, sob o comando do prestigiado chef Jorge González, e harmonizado pela premiada sommelier Gemma Vela.

chef e sommelier ritz

Dupla de peso: sommelier e chef

menu goya

O sofisticado menu personalizado do restaurante Goya

jantar ritz

A apresentação perfeita dos pratos

Além da comida impecável, uma atmosfera agradabilíssima, ao ar livre, aproveitando os últimos dias do verão europeu.

mesa goya

A bela mesa à nossa espera

brinde no goya

Um brinde ao nosso maravilhos jantar!

Uma banda tocava bolero animando que estava na parte de baixo tomando um drinque em total harmonia com quem, como eu, jantava na varanda. Em outros dias quentes como este, há bandas de jazz e noites caribenhas ou regadas a champanhe.

varanda ritz jantar

As mesas ao ar livre e a banda ao fundo

Ritz noite

Linda fachada iluminada

É claro que fazer as refeições ali, só em alguns meses do ano. Já já a varanda fecha e só volta a abrir em meados de Março.

renata araujo no ritz

Encantada com a noite perfeita!

Além do excelente Goya, o hotel conta também com o charmoso bar Velazquez, bem ao estilo inglês, ideal para um drinque antes do jantar.

bar ritz

Aqui, são servidos até 500 tipos diferentes de coquetéis

bar ritz II

E o Velazquez conta até com um barmen brasileiro!

hotel de luxo em madri

Ainda no outono, a varanda permanece aberta

Localizado a  meia hora do aeroporto de Barajas e a cinco minutos da estação de trem Atocha, o Ritz tem um total de 137 quartos e 30 suítes. Um hotel com alma onde respiramos glamour e  tradição e recebemos tratamento classe A no momento em que colocamos os pés no lobby.

Leia também:

Os charmosos mercados gourmet em Madri
Como assistir ao jogo do Real Madri no Santiago Bernabéu
Segovia, uma cidade pertinho de Madri
Onde fazer compras na Espanha
O que fazer em Ibiza

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.