Gastronomia

“Receita de Vida”: livro de gastronomia da jornalista Luciana Fróes

Publicado por
Renata Araujo

Estive na noite de autógrafos do livro de gastronomia da jornalista Luciana Fróes, “Receita de Vida”, que aconteceu no novíssimo Baba, restaurante do chef Marcelo Barcellos, no Leblon. Na obra, Luciana reúne a história, as memórias, a trajetória e dicas valiosas de doze chefs da cena gastronômica carioca. Adriano Amarante, Vera Saboya, João Diamante, Isis Rangel, Pedro Coronha, Paula Prandini, Ricardo Lapeyre, Dandara Batista, Toninho do Momo, Keka Mendes de Almeida, Marcelo Barcellos e Fred Barroso são os personagens! Portanto, um deleite para que é fã de uma boa mesa, com lindas fotos de pratos e dos talentosos cozinheiros escolhidos para fazer parte do livro.

Aproveite para ler também:

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Livro de Gastronomia da jornalista Luciana Fróes

Jornalista especializada na área e crítica gastronômica do jornal “O Globo”, Luciana Fróes foi a campo e entrevistou os chefs em suas casas e restaurantes. O objetivo é desvendar e saber mais destes cozinheiros por trás de projetos e restaurantes conceituados. Afinal, nada melhor que sentar à mesa, comer bem e ainda admirar profissionais que trabalham para nos trazer felicidade.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Luciana Fróes e Renata Araújo


Ou seja, uma bela oportunidade para o público conhecer melhor o profissional que está por trás do fogão, muitas vezes adorado mas pouco conhecido. João Diamante, por exemplo, narra sua comovente história de vida, desde sua infância no Morro do Andaraí, Zona Norte do Rio. De lá, ele voou alto e foi para Paris trabalhar com ícones da gastronomia, como Alain Ducasse. Não à toa ganhou um merecido prêmio da revista Forbes. No livro, ele ensina como fazer o Ovo Crocante.

João Diamante e Renata Araújo

Enquanto isso, a chef Paula Prandini – que por pouco não foi atriz ou bailarina – começou a trabalhar como cozinheira no Gula Gula, em 2004. Depois de ter estudado em Lyon, na França, assumiu a cozinha do famoso Stuzzi, no Leblon. Algum tempo depois, realizou o sonho de abrir o próprio restaurante: Empório Jardim, premiado várias vezes como o melhor café da manhã do Rio e que acaba de abrir uma nova filial em Botafogo.

Paula Prandini e Renata Araújo
Renata Araújo no novo Empório Jardim

Jovem Chef

Já o jovem chef carioca Pedro Coronha – premiado como chef revelação duplamente em 2022 pela Veja Rio e Rio Show, pelo seu trabalho no Mäska, restaurante contemporâneo em Ipanema – conta suas inspirações para realizar sua cozinha autoral. Formado em gastronomia na Estácio, é fã da culinária oriental, e gosta de dar toques de temperos tailandeses, japoneses e coreanos aos seus pratos. Por isso, aliás, no livro ele ensina uma receita completa de Donburi de Lagostim.

Renata Araújo e Pedro Coronha

De pai para filho

A relação do chef Ricardo Lapeyre com a cozinha vem da infância. Seu pai, o chef francês Claude Lapeyre, é da região de Champagne, e chegou ao Rio em 1976, junto com uma geração de chefs franceses comandados por Paul Bocuse. Formado em gastronomia francesa, Ricardo começou sua carreira na França, onde trabalhou com o estrelado Alain Ducasse, mas antes disso já lavou muito prato e morou em um quartinho em cima da cozinha. Já com um bom aprendizado, decidiu voltar ao Brasil, onde teve passagens pelo Le Pré Catelan, com o chef Roland Villard, e o Laguiole, no MAM. Ricardo, que adora trabalhar com peixes e frutos do mar, atualmente é chef consultor do Escama, no Jardim Botânico, e acaba de abrir o mediterrâneo Salí, no Leblon.

Ou seja, já deu para sentir um gostinho do conteúdo incrível deste livro de gastronomia! Além disso, quem assina o prefácio é a querida chef Flávia Quaresma, formada em Paris e com experiência em grandes cozinhas do mundo. O livro foi feito com recursos viabilizados via Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS) – gerida pela Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio. Portanto, para garantir seu exemplar, basta pedir via direct do Instagram @receitadevida por R$ 90 + taxas.

Texto e fotos por Renata Araújo.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Giro: restaurante italiano no Eataly São Paulo

Giro: restaurante italiano no Eataly São Paulo. Fãs de culinária italiana, prestem atenção neste simpático…

5 dias atrás

Le Bulô: novo restaurante francês no Itaim

Le Bulô: novo restaurante francês no Itaim. O premiado chef carioca Ricardo Lapeyre desembarcou em…

6 dias atrás

3 chefs de cozinha e suas mães: conheça as histórias

Neste Dia das Mães, convidamos 3 mulheres, chefs de cozinha, para compartilharem conosco um pouco…

1 semana atrás

Ninetto Trattoria: novo restaurante italiano na Barra da Tijuca

O Rio de Janeiro ganhou mais um restaurante italiano, o Ninetto Trattoria. A casa, que…

1 semana atrás

Casa Camolese: restaurante no Jockey ganha cardápio ítalo-brasileiro

Casa Camolese: restaurante no Jockey ganha cardápio ítalo-brasileiro. Prestes a completar seis anos, o restaurante…

2 semanas atrás

Si-chou: restaurante asiático em Ipanema

Si-chou: restaurante asiático em Ipanema. A dupla de restaurateurs premiados, Elia Schramm e Menandro Rodrigues,…

2 semanas atrás