Rio de Janeiro

Onde tomar o melhor chope do Rio: 11 opções para você se deliciar

Publicado por
Renata Araujo

Não há nada mais carioca do que um bom chope gelado, seja após um dia na praia, à noite com amigos ou durante o almoço de fim de semana! É certamente um programa típico de verão, mas com os dias quentes que persistem mesmo durante o inverno, o hábito é sempre bem-vindo. Na verdade, é válido o ano inteiro, especialmente quando é possível sentar ao ar livre. Ou seja, existem inúmeros bares na cidade para quem gosta de uma boa cerveja. Por isso, neste post, conversamos com diversas personalidades, incluindo jornalistas, chefs, empresários e artistas, para descobrir onde tomar o melhor chope do Rio. Será que você vai encontrar o seu lugar favorito?

Aproveite para ler também:

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Onde tomar o melhor chope do Rio

Bracarense

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Certamente o Rio tem muitos lugares interessantes para quem aprecia um bom chope. Um deles é o Bracarense, no Leblon, praticamente uma instituição hour concurs no Rio e declarado como Patrimônio Cultural Carioca. Para o ator Lúcio Mauro Filho, o Bracarense é imbatível! “Eu nasci, casei e vivi durante 25 anos no Leblon. Aquela combinação de calçada do bairro, caminho da praia, de poder à qualquer momento encontrar um amigo que vai te convencer a sentar e tomar pelo menos um chope garotinho, tirado de maneira única, na temperatura perfeita, com colarinho na medida. Qualquer hora é hora no Braca, mas o fim de tarde é especial, com uma mistura eclética de trabalhadores e desocupados, num happy hour que pode varar a noite”, conta Lucio.

Lúcio Mauro Filho
Bracarense, no Leblon
Kadu Tomé, proprietário do Braca

Para Kadu Tomé, da família dos proprietários do Braca, é importante respeitar a tradição! “Temos uma serpentina de 90 metros, e os dois chopeiros, responsáveis por tirar o chope, estão há mais de 30 anos na casa, o Seu Antonio e Dirceu. Portanto, grandes professores que me ensinaram tudo que sei sobre chope”, diz Kadu. Aliás, quem também adora o chope do Bracarense é nossa editora-chefe Renata Araújo! “E agora estou apaixonada pelo de São Paulo, que acabei de conhecer”, conta. De fato, virou reduto de cariocas ex-patriados.

O novo Canoa Bar

Enquanto isso, o empresário Marcelo Malta, dono do premiado restaurante que leva seu sobrenome, também é fã do Braca. Entretanto, ele aponta o novo Canoa bar, especializado em frutos do mar, também no Leblon, como um dos seus favoritos, já que está sempre gelado e é bem tirado.

Bruno e Bernardo Malta, sócios de Marcelo

Guimas, Brewteco e Braseiro- opções de bares e restaurantes na Gávea

Renata também adora tomar um chope na varanda do Guimas, na Gávea, acompanhado dos deliciosos pastéis. ”Um programa clássico no Rio e um dos meus preferidos. Ultimamente também tenho ido muito saborear o chope do Jobá, o irmão mais novo do clássico Jobi, com cardápio autoral de Ronaldo Canha e onde você sempre encontra alguém conhecido. Enquanto isso, o vizinho Brewteco é sucesso absoluto com dez casas. Fui outro dia no do Baixo Gávea e fiquei boquiaberta com tantas opções de chope diferentes: 36″, diz. O Brewteco, aliás, produz também rótulos próprios como o chope Pilsen e o IPA.

Para Rafael Amaral, sócio do Brewteco, o segredo de um bom chope é a diversidade! “No Brewteco a gente tem opções para todos os gostos, desde os mais levinhos até mais alcoólicos. Então a gente tenta agradar todo mundo! Além disso, também nos inspiramos nos botequins tradicionais do Rio, com o clássico copo americano”, conta.

Renata Aráujo e Rafael Amaral, sócio do Brewteco
Renata Araújo no Brewteco da Gávea
Renata Aráujo no Jobá

Casa Camolese – cervejaria conhecida no Jardim Botânico

Também na Gávea, o Braseiro é um clássico carioca, especializado em cortes na brasa, com chope gelado e sempre bem tirado!. Para Maria Vargas, RP e sócia da Documennta, é um dos lugares mais democráticos da cidade. “Eu amo tomar chope e reunir os amigos no Braseiro da Gávea. Desde os tempos de adolescente frequento o Baixo Gávea e o Braseiro. Chope sempre gelado, e servido rápido. Como todo bom carioca ama!”, fala Maria.

Ali perto, na Casa Camolese, também há ótimas opções de chope. A chef e empresária Zazá Piereck, do Zazá Bistrô, adora o chope witbier fresco (sem ser pasteurizado). “O chope que eu mais amo é o que leva meu nome, o Zazá, que é feito no local e é super refrescante. Leva casquinha de tangerina, o que da um sabor todo especial. Portanto, adoro bebe-lo com amigos nos jardins abertos da Casa Camolese, final de tarde, vendo o sol se por. E é nessa hora que eu penso que o melhor lugar do mundo é aqui e agora, rs.”, conta Zazá, mulher de Cello Camolese Macedo, um dos proprietários da casa.

O clássico Galeto Sat’s

Patrimônio Cultural Carioca em Copacabana, o Galeto Sat’s é ponto de encontro de músicos, atores e a classe artística, além de chefs, cozinheiros, bartenders e cariocas em geral. Certamente o bar é referência na boemia do Rio há mais de 50 anos, que conta também com um endereço em Botafogo. Portanto, para a jornalista Alessandra Carneiro, editora da Agenda Carioca, ele é um dos melhores lugares para tomar chope no Rio. “Não só pelo chope bem tirado, mas também pelo ambiente. Além disso, também vou muito ao Imortais, em Copacabana, que tem aquele Brahma cremoso na medida certa”, conta.

Da Zona Sul à Zona Norte

A Zona Norte da cidade também reúne ótimas opções, segundo o jornalista Bruno Agostini e o cantor e compositor carioca Gabriel da Muda. Ambos concordam que o tradicional Velho Adonis, que existe desde 1952 em Benfica, serve um chope geladíssimo e bem tirado em uma serpentina de cobre de 90 metros. Ficou fechado por um tempo, mas foi adquirido pelo ex-sommelier e empresário João Paulo Campos, que mantém a trajetória do bar. “Para um bom chope no Rio, também gosto do Cachambeer, no Cachambi, e o Bar da Amendoeira, em Maria da Graça”, conta Gabriel. O Cachambeer, aliás, também foi declarado pela prefeitura como Patrimônio Cultural Carioca, e já foi eleito um dos melhores botequins da cidade pela Veja Rio.

Bruno Agostini no Velho Adonis

O jornalista Bruno Agostini também destaca a Marmota Brewery, no Centro, cervejaria artesanal que tem mais de dez torneiras de chopes. “Assim como o alemão Herr Pfeffer, no Leblon, com opções para todos os gostos e estilos”, finaliza Bruno.

Conclusão

Sempre é agradável tomar um chope gelado e o Rio possui diversas opções em toda a cidade, com estilos variados. Claro que é impossível listar todos os lugares, mas pelo menos apresentamos alguns bons exemplos onde se pode saborear uma cerveja em estilos bem variados. E você, onde gosta de tomar um choppinho?

Texto: Renata Araújo e Duda Vetere

Fotos: Acervos Pessoais, Bruna Santana, Renata Araújo, Claudio Lara

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 dia atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

2 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

3 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

4 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

5 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

6 dias atrás