Novidade das boas no quesito gastronômico carioca: acaba de ser aberto o Mäska, restaurante imperdível em Ipanema! De culinária contemporânea e autoral, ele é comandado pelo jovem e talentosíssimo chef Pedro Coronha. O cardápio tem influências asiáticas, assim como, de outras partes do mundo. O ambiente é elegante e arrojado, com cozinha aberta e um charmoso bar de drinques. No último andar, um segredo instigante: o BO.A.TO. um speakeasy, ou seja, um bar secreto, que abre a partir das 18h. Portanto, uma casa onde se come muito bem e tem tudo para ser um sucesso. Afinal, duas mil pessoas foram ao Mäska em apenas quinze dias. Aproveite para ler também sobre o Allma, o primeiro flexitarino do Rio e Cinco hotéis de luxo na Serra Fluminense.

+Reserve aqui seu hotel no Rio e em SP pelo menor preço

Mäska – restaurante imperdível em Ipanema

O ambiente do restaurante imperdível em Ipanema

O ambiente é arrojado e sofisticado, mas ainda assim, aconchegante. Logo na entrada, uma varanda fechada, por entra muita luz através das grandes janelas. Ali fica o belíssimo bar, de onde saem drinques autorais assinados pelo mixologista José Ronaldo. A cozinha é aberta e integrada ao salão e as paredes tem charmosos tijolinhos descascados à mostra. Portanto, um estilo rústico-industrial, a mistura de cimento queimado, com estrutura metálica aparente. O mobiliário é elegante, com mesas de madeira de demolição, assim como os balcões. E antes de mais nada, os sofás e as cadeiras são super confortáveis!

O chef Pedro Coronha

Com apenas 24 anos, porém experiente, ele tem na bagagem dois anos na Europa, tendo passado por restaurantes consagrados, como o Noma, em Copenhagen e o Eleven, em Lisboa. Portanto, aos 19 anos já estava dentro de cozinhas europeias de destaque. O resultado são pratos feitos com técnica, inovação e personalidade. E como ele mesmo me disse, “o intuito do Mäska é que seja uma experiência confortável do começo ao fim.” Desde o impacto ao chegar no elegante salão, passando pelo serviço atento e certamente pela qualidade da comida fora de série. Afinal, comer bem é um dos poucos prazeres que temos ultimamente.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Meu almoço

Como o intuito era justamente conhecer a culinária deste restaurante imperdível em Ipanema, tive a chance de provar vários pratos. Entretanto, o cardápio do Mäska é bem amplo e já estou pensando no que vou comer na próxima visita, rs. Enquanto isso, vamos à minha experiência. De entradas, adorei os travesseiros de tapioca (tapioca, catupiry e compota de pimenta), e as croquetas (croquete de pernil, cebolada & aioli). Também provei o refrescante ceviche (peixe branco, texturas de melancia e crocante de arroz) e o super bem temperado steak tartare defumado (mignon picado na ponta da faca, aioli de carvão e fritas da casa).

O agrado do chef

Não bastassem entradas tão variadas, ao descobrir que sou louca por ovo, o chef fez questão que eu provasse o ovo mollet. Sorte a minha porque realmente estava divino! Ele vem com polenta cremosa, ragu de cogumelo e crumble de parmesão e está no menu executivo, que muda semanalmente. Além disso, também vieram de surpresa as gyosas de carne de porco, também do executivo.

Os pratos principais

Depois dessas iguarias, chega a hora dos principais. O polvo com purê cremoso de baroa é um dos carros chef da casa e o arroz de tomate & camarão, com camarão na brasa, e brócolis no misô de gergelim, um dos mais pedidos. E deu para compreender o porque. Os dois são executados com maestria pelo chef Pedro Coronha. Olha que não sou louca por batata baroa, mas a cremosidade e sabor do acompanhamento me conquistaram. Segredos do competente cozinheiro. Arroz de tomate já é uma paixão antiga desde que morei na Espanha e também estava no ponto. Ou seja, tipo de prato que pediria sem pensar duas vezes.

E mais…

O menu oferece ainda sanduíches e flat breads. De principais, está na minha mira o spaghetti & tomate, com molho de tomate assado, ricota caseira, manjericão e azeite de ervas. Também fiquei paquerando o frango marinado com ragout de lentilha verde, abóbora assada e pak choy. Portanto, são vários os motivos para regressar à esta bela e deliciosa novidade em Ipanema.

As bebidas

Da carta de bebidas, adorei o bem humorado Detox, (gin, limão siciliano, xarope de gengibre e tônica,Refreshing Afternoon). Mas ainda tem Pear Collins, Fruity Spring, Mäska Sour, entre outros.

mäska

As sobremesas

Certamente um almoço deste porte tinha que terminar com doces à altura. E que tarefa difícil foi escolher a mais saborosa. O farto pudim com merengue estava super cremoso. A basque cheesecake com sorvete de framboesa é daquelas bem francesas, com gosto de queijo mesmo, comme il faut. Enquanto a tarte de chocolate, caramelo salgado e sorvete de baunilha me inebriou, doce na media certa.

O bar escondido

Não bastasse todos os elogios genuínos ao restaurante imperdível em Ipanema, ele oferece uma grata surpresa: o BO.A.TO. Ou seja, um sótão com bar independente, um espécie de speakyeasy americano (bar secreto). O ambiente super agradável com luz baixa, sofás e poltronas, só funciona a partir das 18h. Com capacidade para 30 pessoas, ele conta com duas grandes claraboias e uma decoração que mistura confortáveis móveis clássicos e contemporâneos. A moderna parede com uma obra pintada pelo artista plástico Thainan Castro sobressai e é extremamente fotogênica.

Os proprietários

Sempre aplaudo quem tem a garra de abrir novas casas nestes tempos estranhos em que vivemos. Quem está por trás do Mäska, este imperdível restaurante em Ipanema, é o restaurateur Gustavo Gill, ex-sócio e co-fundador do Grupo 14zero3. Ao seu lado, Joca Ururahy, produtor do vinho Zalfa em Mendoza e sócio da House of Wine, na Barra. Vida longa ao Mäska!

Texto e fotos: Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.