Você já leu aqui no YMG que os hotéis do Rio de Janeiro já estão funcionando. É o caso do Fairmont Copacabana, que voltou nesta terça-feira, 1º de setembro, seguindo os mais elevados padrões de limpeza e prevenção. Batemos um papo com o diretor-geral do hotel, Netto Moreira, que nos contou detalhes sobre a reabertura do Fairmont Rio, como, por exemplo, a promoção para cariocas e residentes. Além disso, leia também sobre a fase 6 de flexibilização do Rio e 5 trilhas com as melhores vistas da cidade.

??Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Promoção para cariocas na reabertura do Fairmont Rio

YMG: O hotel reabriu depois de quase 6 meses fechado. O que muda na prática pro hóspede? 

Estamos seguindo padrões internacionais e regionais para garantir a segurança. Os protocolos do selo AllSafe – criado pela Accor em parceria com o Bureau Veritas – preveem medidas de segurança em todos os ambientes do Fairmont Rio. Todos os hóspedes terão a temperatura medida ao chegarem ao hotel, que terá o piso das áreas comuns demarcado para indicar distanciamento social. Haverá álcool em gel em todos os ambientes, assim como embalagens individuais do produto nos quartos e máscaras disponíveis na recepção. No restaurante, menos é mais: a mesa minimalista será finalizada na frente do cliente, garantindo e confirmando os altos padrões sanitários, com os talheres embalados em envelopes de papel reciclável, por exemplo.

Todos os detalhes sobre o protocolo de reabertura do Fairmont Rio podem ser encontrados no site.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

reabertura do Fairmont Rio

Netto Moreira fala sobre a reabertura do Fairmont Rio

YMG: Como ficaram as áreas comuns, como piscina e spa, durante a pandemia? 

O espaço e distanciamento social sempre foram importantes para a hotelaria de luxo, não teremos que fazer grandes mudanças no desenho das áreas comuns do Fairmont. No entanto, pré-agendar horário no salão de beleza, SPA e restaurante passa a ser recomendável ou mesmo obrigatório. A sauna, por exemplo, deve ser reservada com antecedência e utilizada apenas por uma pessoa por vez – ou duas, caso estejam hospedadas no mesmo apartamento -, além de passar por uma higienização especial antes do próximo uso. Alguns itens de decoração dos quartos e suítes foram revistos e removidos. Os objetos de alto contato, como livros, diretório e cardápios, foram substituídos por um app acessado por QR Code no celular do hóspede.

A piscina

YMG: Qual foi a maior dificuldade em manter um hotel dessa proporção fechado por tanto tempo? 

Os custos fixos são altos, certamente. Revisitamos nossos parceiros comerciais para, juntos, atravessarmos o período. Mas com certeza o maior desafio foi apoiar e ajudar as equipes a superarem esse momento juntas. A AccorInvest, proprietária do hotel, teve uma consciência social muito importante na manutenção da maioria dos empregos, e, além dos programas governamentais de apoio, tivemos acesso ao Heartist Fund da Accor, um programa lindo para assistir aqueles colaboradores e parceiros que tiveram seus rendimentos afetados pela crise provocada pela Covid-19.

YMG: O bar e o restaurante tem áreas ao ar livre, você espera uma forte demanda por conta disso nesta reabertura do Fairmont Rio?

Sim. Desde a abertura do hotel, o Marine Restô e o Spirit Copa Bar foram abraçados pelos cariocas, o que nos deixa muito felizes, pois a ideia do Fairmont Rio sempre foi ser um ponto de encontro na cidade, tanto para locais quanto para turistas. Nessa retomada, a tendência indica a preferência por lugares abertos, e estamos preparando nosso restaurante e bar para essa demanda com segurança e responsabilidade. Além desses pontos de venda, seguindo a mesma lógica, temos um bônus para os clientes hospedados no hotel: todos os nossos quartos têm ao menos uma varanda própria, ou seja, todos podem contar com seu camarote privativo ao ar livre.  

novo-bar-do-fairmont-rio-de-janeiro3

Varanda do Marine Restô

YMG: Não hóspedes vão poder continuar frequentando o hotel?

Com certeza! Estamos ansiosos para receber os cariocas também, tanto no Marine e no Spirit como no Willow Stream Spa, mas também como hóspedes. Desenvolvemos uma tarifa exclusiva para os cariocas e residentes da Cidade Maravilhosa. Para quem deseja “viajar” sem sair da cidade e curtir uma ‘staycation’ no Fairmont Rio, temos esse pacote especial. Na tarifa CARIOCA, por exemplo, o valor é a partir de R$ 850 + 5% (desconto de cerca de 30%), utilizando o código CARIOCA em reservas diretas pelo site. Já na tarifa 2ONE, duas diárias saem pelo valor de uma, tarifa pré-paga (com cancelamento até 3 dias antes), utilizando o código 2ONE em reservas diretas pelo site.

Aliás, vale lembrar que é preciso apresentar comprovante de residência no check in.

YMG: Parece ironia mas o Fairmont completou um ano de inaugurado justamente durante a pandemia. Alguma comemoração prevista foi adiada?

A nossa maior alegria agora é reabrir! No último dia 5 de agosto, dia que oficialmente recebemos os primeiros hóspedes em 2019, fizemos uma surpresa para os colaboradores do hotel: o comitê de direção foi para cozinha preparar brownies que, depois, foram entregues por nós para as equipes que estavam em casa. Foi a maneira que encontramos de agradecer a todos que construíram o Fairmont Rio neste último ano. 

YMG: A indústria do turismo foi a mais afetada nesta crise. Que lição podemos tirar de tudo isso?

Uma pandemia como essa é algo realmente inesperado, sendo impossível estar preparado com antecedência. A lição que se tira diante de qualquer crise é que precisamos ser flexíveis, realistaspolivalentes e humanos, apoiando nossas equipes e estudando um plano de retomada real e possível.  Acho que a solidariedade é a principal ação que podemos levar adiante após estes meses de reclusão. Desde o início, nossa principal preocupação foi com nossos colaboradores e com a comunidade e não hesitamos em ajudar entidades caritativas com o que podíamos. Isso deve continuar!

YMG: Com a ausência de turistas internacionais, é hora do brasileiro olhar para o próprio país. O que fazer para atrair estes visitantes domésticos e o próprio carioca?

Essa procura do turista brasileiro já é uma realidade. Mesmo antes da pandemia tínhamos um percentual grande de brasileiros no hotel. Com a dificuldade da viagem internacional, esse movimento é natural. O Rio de Janeiro é um sonho para todos, brasileiros e estrangeiros, e o que temos a oferecer aqui no Fairmont Rio é uma experiência singular de descoberta da Cidade Maravilhosa, com padrões internacionais de serviço e um novo olhar sobre a hotelaria de luxo, mais despojado e conectado, ligado com novos valores do mundo. Para quem deseja explorar o Rio pela primeira vez, temos uma equipe para apoiar e ajudar na escolha de passeios e experiências na cidade. E para quem quer relaxar, desfrutar do conforto de um hotel e mudar os ares depois de tantos meses dentro de casa, temos uma estrutura completa de resort urbano.

novo-bar-do-fairmont-rio-de-janeiro3

Piscina com vista do Fairmont – reabertura do Fairmont Rio

YMG: E quanto ao réveillon? Já há demandas de reservas? Como programar uma festa sem aglomeração?

Já temos demanda para o Réveillon sim, mas claro que o aumento gradativo está sendo mais lento que o habitual. Como mencionei, todos os nossos quartos têm varandas, que já costumavam funcionar como camarotes privados para comemorações nessa época. Temos a possibilidade de ter, por exemplo, atrações na área da piscina, com os hóspedes assistindo das suas varandas. Ainda estamos estudando os melhores formatos, de acordo com as diretrizes de saúde e segurança, e com certeza haverá uma maneira de comemorarmos a chegada de 2021. 

YMG: O que você tem a dizer a um possível visitante que ainda está temeroso em se hospedar em um hotel? 

Estamos nos preparando para essa reabertura desde o momento do fechamento. A Accor desenvolveu diretrizes globais de saúde e segurança, e recebemos feedbacks constantes de outros hotéis da rede na Ásia e na Europa, que estão, digamos, adiantados na batalha contra a Covid-19, pois o vírus chegou primeiro por lá. Além do selo da Accor, o AllSafe, o Fairmont Rio também conta com as certificações do Programa Rio de Novo – da Prefeitura do Rio -, Turismo Consciente Rio – da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro – e Turismo Responsável, Limpo e Seguro – do Ministério do Turismo (Cadastur). 

Estamos preparados e animados para receber nossos hóspedes e clientes na reabertura do Fairmont Rio e transformar novos momentos em memórias! 

Texto e fotos por Renata Araújo. Agosto 2020.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.