Prêmio Gula 2014

Por Monica Barros

 O You Must Go esteve presente no Prêmio Gula 2014, um dos principais eventos ligados à gastronomia no país.

premio gula rio de janeiro

O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida  pela Revista Gula para ser o palco dos melhores da gastronomia brasileira em 2014. Para dar ainda mais glamour a festa, a noite foi celebrada na belíssima Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, na Praia do Flamengo. O You Must Go esteve presente mais uma vez entre os muitos convidados, grande parte deles nomes históricos da gastronomia nacional.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

mtg premio gula2

A mansão ficou praticamente lotada e enquanto esperávamos a premiação, a casa ofereceu a todos um delicioso menu degustação, champagne Veuve Clicquot, cerveja belga Deuce, entre outras bebidas. A mesa de doces estava lindíssima, misturando a festejada pâtisserie francesa com iguarias típicas locais, como o irresistível quindim.

mtg premio gula3

 

mtg premio gula 4

Além da celebração dos atuais restaurantes tops, o prêmio esse ano teve um lado bastante emotivo com a bonita homenagem feita ao chef francês Laurent Suaudeau. Pra quem não sabe, é esse o nome responsável pela introdução da alta gastronomia no Rio de Janeiro décadas atrás. Com a importante missão dada pelo mestre Paul Bocuse, personalidade histórica da culinária da França, Laurent veio para o Brasil nos anos 70 comandar os extintos Le Saint Honoré do Hotel Méridien (hoje, Windsor), em plena Avenida Atlântica. Numa época em que o Brasil não tinha nenhuma tradição em gastronomia conceituada, em que o acesso aos recursos eram difíceis e a força de trabalho não era qualificada, Laurent fez uma verdadeira revolução que mudou o cenário gastronômico no Rio e no resto do país. Muito apropriada a homenagem a esse pioneiro, apaixonado pelo Brasil e um eterno rebelde, como ele mesmo costuma se intitular.

Claude Troisgros e Laurent Suaudeau

Após o discurso do homenageado, os prêmios foram distribuídos em meio a muita expectativa. Como já era esperado, alguns nomes que vêm se destacando nos últimos meses se consagraram, como Rafa Costa e Silva que ganhou merecidamente o prêmio de Chef Revelação. O Lasai comandado por ele, do qual já falamos aqui tem sido unanimidade entre os comensais. O barman eleito, Alex Mesquita do Paris Bar, também já foi citado aqui algumas vezes, e concordamos com o prêmio para seu trabalho mais uma vez agraciado com o título de melhor barman do ano.

paris bar premio gula rio de janeiro

Ainda nessa categoria, o festejado Aconchego Carioca, de Kátia Barbosa, foi premiado como melhor bar. Já o melhor sommelier foi Manoel Beato, do Fasano. A melhor adega ficou para o Laguiole (post aqui) mas outros excelentes indicados, como o Salitre, do qual falamos aqui também estavam disputando. Alguns nomes tradicionais ganharam o título de melhor de 2014. Foi o caso do Antiquarius como melhor português, a Bráz como melhor pizzaria e o Olympe de Claude Troisgros como melhor restaurante francês. Também ficou para um francês o prêmio de melhor doceria: Guerin.  A escolha pelo melhor variado ficou com um dos discípulos de Suaudeau,Jefferson Rueda pelo seu Attimo, em São Paulo. Muitos outros indicados e nomes de peso estavam presentes na bela festa, como Felipe Bronze do Oro (post aqui) Hugo Celidônio e Jean Ponce do D.O.M.

casa julieta de serpa

A noite foi fechada com a revelação do nome do melhor chef do ano para Thomas Troisgros também do Olympe, aclamado restaurante do Jardim Botânico. No momento do anúncio, seu pai Claude Troisgros não conteve as lágrimas, afinal, são quatro gerações de cozinheiros na família, e grande parte desse legado foi construído no Rio de Janeiro. É sinal de que o trabalho iniciado por Laurent Suadeau, ainda no século passado,  plantou excelentes sementes, fez escola, e agora todos nós somos contemplados com uma gastronomia de alta qualidade no Rio e no restante do país.

premio gula rio de janeiro

Fotos: Monica Barros

Agosto de 2014.

Leia também:

Inauguração do PJ Clarke’s, no Rio
Lorenzo bistrô, a cara do Jardim Botânico
Novidade no restaurante Laguiole, no MAM
A sofisticação de Felipe Bronze no Oro.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!