No extremo oposto a Cancún, tão amado e visitado pelos brasileiros, no México, estão dois surpreendentes destinos de praias na costa oeste, voltadas para o Oceano Pacífico: Puerto Vallarta e Riviera Nayarit.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 31

Como chegar a Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Para chegar até Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, esse lado menos desbravado do país, nós brasileiros fazemos uma parada no aeroporto da Cidade do México.  Depois, embarcamos para o Aeroporto de Puerto Vallarta (o PVR), no estado de Jalisco. São, em média, 10 horas do Brasil até o México . Depois, mais 1:30h até PVR – de lá, são 6 km até o centro de Puerto Vallarta. Um pulo!

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 30

Leia mais: Hotel Marquis, um luxo na Cidade do México

As praias de Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Apesar de diferentes entre si, nas duas localidades temos águas em tons que vão do verde esmeralda ao azul turquesa. Elas convidam ao mergulho durante, praticamente, o ano todo: em média mantém a temperatura de 25 graus. Puerto Vallarta e Riviera Nayarit fazem parte da Bahia de Banderas que, com seus 300 km de praias incríveis. É a mais extensa do México (e a segunda maior no mundo), e guardam lugares ricos em gastronomia, lazer e cultura.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 29

Puerto Vallarta

O simpático hotel Villa Premiere Boutique & Spa me recebeu para o check in com amenidades ideais para transformar o cansaço da viagem em mero detalhe. Nada como uma quick massage realizada por mãos hábeis, com direito a óleos essenciais e welcome drink servido junto de delícias típicas.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 17

O hotel Villa Premiere em Puerto Vallarta

Ele fica há menos de 10 minutos de caminhada da principal área comercial e de agito noturno da região. Fica na avenida à beira mar, chamada Malecon. O Villa Premiere possui todos os quartos com vista para o mar do Pacífico. Tem também serviço de bar que atende à piscina de borda infinita. Conta ainda com  confortáveis camas queen dispostas na areia – perfeitas para relaxar enquanto se observa o mar de tons azuis esverdeados.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 15

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 11

O que fazer em Puerto Vallarta

No Malecon, as esculturas mais representativas da cidade compõe a paisagem da orla – que bate quase 2km de extensão. Essa verdadeira galeria a céu aberto mais toda a beleza natural da região, tornam o passeio por lojas, galerias e dezenas de bares e restaurantes ainda mais agradável. Para provar as raízes da gastronomia local vá ao Mariscos Tinos e prove os pratos com frutos do mar fresquíssimos e bem preparados.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 13

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 14

Compras em Puerto Vallarta

As compras ficam ainda mais interessantes quando se descobre a arte Huichol: feita de contas coloridas que podem cobrir de pequenos enfeites até mesmo grandes instalações de arte pelas ruas do lugar. Há também as Katrinas, bonecas de papel machê em forma de caveiras femininas.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 12

Viejo Vallarta

Mais adiante, ainda caminhando à beira mar, está Viejo Vallarta. Esta é  a parte mais antiga desse balneário , também conhecida como Zona Romântica. Cheia de charme e lugares mais tradicionais , Viejo Vallarta pede uma manhã e tarde só para ela e suas ruas de pedras. Elas são repletas de construções típicas da serra, restaurantes e cafés permeados pela vegetação florida que se vê por ali.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 16

O luxo de Puerto Vallarta

O luxo de Puerto Vallarta está concentrado na região da Marina Vallarta e seus mais de 500 barcos: uma região que mescla residências e hotéis de alto padrão como o Casa Velas Vallarta e o Meliá Puerto Vallarta.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 8

Conheça o One&Only Palmilla: luxo e conforto no México

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 9

Passeio de barco

E é a bordo de um barco que se conhece muitas das atrações que a Bahia de Banderas oferece. São reservas naturais, avistamento de baleias e golfinhos selvagens. Há também modalidades de esportes náuticos para se praticar. Saem de Opequimar, uma das marinas locais. As embarcações Canuwa são confortáveis catamarans com 62 pés. A equipe é preparada para montar desde o solário na proa do navio para que os passageiros peguem um sol durante o percurso escolhido. Está incluído o almoço durante passeios particulares ou para grupos maiores. Uma delícia!

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 2

Fiz o trajeto que levava de Vallarta até à praia selvagem de Colomitos, passando pelos exuberantes Los Arcos – as ilhas de granito que apontam do mar e pedem um par de pés de patos e snorkel para que se possa apreciar os corais, peixes e tartarugas que habitam a região.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 7

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 10

O Parque Nacional Marinho Los Arcos, região protegida, fica entre as praias de  Mismaloya e Gemelas – duas das melhores na região ao lado de Punta Negra, Majahuitas e Quimixto. Elas atendem bem os viajantes em busca de privacidade e aventura.

Festival de Gastronomia

Aos que apreciam uma ótima gastronomia, em Novembro o Festival Gourmet Internacional toma conta de Puerto Vallarta e recebe chefs convidados que preparam menus especiais durante 8 dias nos hotéis e restaurantes da região. Um exemplo é  o excelente Café des Artistes de comida contemporânea e ingredientes locais.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 5

Leia aqui: um roteiro pelas pirâmides mexicanas

Riviera Nayarit

Uma verdadeira Orlando mexicana repleta de hotéis e resorts, como o maravilhoso Grand Velas Riviera Nayarit. Ele é rodeados por restaurantes, como o excelente nipomexicano Nicksan. Há também campos de golfe e marinas – com o privilégio da vegetação exuberante que compõe o cenário local.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 20

Leia aqui: Grand Velas, um paraíso no México

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 19

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 22

Ao longo desse destino encontram-se vilarejos charmosos que ocupam o litoral e oferecem de compras a aulas de surfe para o visitantes.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 18

A tríade de ouro da região se encontra em Sayulita, Ilhas Marietas e San Pancho. É um verdadeiro desperdício visitar Riviera Nayarit e não viver um pouco de cada experiência que esses lugares proporcionam.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 21

Em Sayulita, as cores e uma energia alto astral estão por todos os cantos dessa praia, ponto de encontro de surfistas em busca de grandes ondas e de um pessoal na casa dos 20 aos 35 anos. Ali, os ícones nacionais são trabalhados de maneira moderna nos artesanatos e acessórios vendidos nas lojas descoladas que brotam em cada esquina das ruas de pedras.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 26

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 27

São muitas Fridas, caveiras e expressões mexicanas retratadas de diversas e multicoloridas maneiras pelas vitrines do povoado rico em artesões de todos os tipos. Com o pé na areia, o Don Pedro’s serve o que há de mais fresco e bem preparado na região – e ainda anima as noites de segundas e quintas-feiras sob os ritmos de salsa e flamenco.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 28

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 25

Conheça o Las Ventanas, hotel de luxo em Los Cabos

San Francisco

Já em San Francisco, carinhosamente apelidado de San Pancho, a vibração é de tranquilidade entre pouco menos de 2 mil habitantes. Eles parecem não saber o que é congestionamento ou algazarras de uma grande cidade. São achados como a chocolataria artesanal Mexicolate – que utiliza somente cacau nativo em seus produtos. Há também  o bistrô orgânico dentro do Hotel Cielo Rojo e a ONG educativa Entre Amigos que fazem de San Pancho uma preciosidade dentro do México.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 24

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 23

 As Ilhas Marietas

De Riviera Nayarit é possível conhecer a  mais impactante atração turística que os mares daquela região guardam: as Ilhas Marietas. O deslumbrante arquipélago é formado por atividades vulcânicas e existe há milhares de anos. Ele tira o fôlego de turistas, que chegam aos montes em barcos, para desbravar tamanha biodiversidade presente na Riviera Nayarit. Valeram até mesmo os esforços de Jacques Cousteau em transformar o local em parque nacional protegido, tanto pelo México quanto, mais recentemente, pela Unesco.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 3

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 4

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México 6

A viagem ao lado oeste do México é, de fato, uma experiência revigorante para todos os sentidos!  Agora que você conhece Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, destinos no México, aposto que está com vontade de ver ao vivo, não?

Por Tamy Roxo, a @boccanervosa

Fotos: Tamy Roxo e Divulgação

A blogueira Tamy Roxo visitou Puerto Vallarta e Riviera Nayarit segurada pela Global Travel Assistance e voou pela Aeromexico.

Agosto de 2016

Leia mais:

Por que contratar um seguro de viagem?

Hotel Pullman São Paulo Guarulhos

5 hotéis em Copacabana

O que a Olimpíada deixa para o Rio

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.