Comer e Beber 2015 Rio de Janeiro

Foi uma noite regada à emoção, o evento do Comer e Beber 2015 Rio de Janeiro, premiação da Revista Veja, que aconteceu no Copacabana Palace.

A nata da gastronomia carioca esteve presente e pudemos conhecer os melhores em cada categoria. Um orgulho ter sido membro do juri e ter votado nas melhores “comidinhas“, tarefa nada fácil, em uma cidade em que só cresce, não só o número de restaurantes, bares e cafés, mas onde se descobrem novos talentos a cada dia. É  minha gente, come-se muito bem no Rio de Janeiro e não é difícil sermos surpreendidos.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

A apresentadora da noite foi a talentosa atriz Lília Cabral, enquanto personalidades diversas entregaram os prêmios que se dividiam em três categorias: restaurantes, comidinhas e bares.

Como era de se esperar, as torcidas estavam presentes, muito animadas, defendendo cada estabelecimento ou profissional e vibrando a cada resultado. O guia Veja Comer e Beber, nas bancas, a partir de 28 de Outubro, traz 600 estabelecimentos, entre restaurantes, bares e endereços de comidinhas. São 270 restaurantes divididos por 24 especialidades, 210 bares ordenados pelas regiões da cidade e 120 endereços de comidinhas agrupados em 14 categorias.

31 vencedores foram eleitos por um time de 29 jurados, entre jornalistas, personalidades e formadores de opinião.

Vamos aos ganhadores:

O melhor café da manhã ficou com o simpático Empório Jardim, no Jardim Botânico, não por acaso, meu voto. Você pode ler aqui sobre o restaurante.

No quesito melhor pão ganhou a Casa Carandaí, no mesmo bairro, um charme de delicatessen e café, onde você também pode ler um post inteiro aqui.

O melhor sorvete ganhou o delicioso Mil Frutas, que sempre inova com sabores bem brasileiros e adoramos e o melhor suco, ficou com a Bibi Sucos, tradicional casa, há 30 anos no Rio.

O mixologista Alex Mesquita, do Paris Bar, foi eleito o melhor barman, resultado mais do que justo. Você pode ler um post sobre o Paris Bar e as criações do Alex aqui. Enquanto o Bar d’Hotel, o charmoso restaurante do Hotel Marina All Suites, no Leblon, ficou com o título de melhor carta de drinques. Quer saber mais? É só clicar aqui.

O talentoso Pedro de Artagão, do restaurante Irajá e do bistrô Formidable ganhou o prêmio de chef do ano. Pedro faz um trabalho incrível, criativo e é bicampeão! Quem ainda não conhece seus restaurantes, tem que ir correndo! Nós já fomos várias vezes e adoramos. É só clicar aqui para ler o post sobre o Irajá e aqui para saber sobre o Formidable.

Já a categoria de chef revelação, ficou com o jovem Elia Schramm, há quase um ano no restaurante Laguiole, no MAM. Suíço, criado no Rio, Eli já passou pelo Térèze, do Hotel Santa Teresa e Le Pré Catelan, no Hotel Sofitel, além de restaurantes estrelados fora do Brasil.

Quem levou o prêmio de melhor carne,  pelo segundo ano consecutivo, foi o Giuseppe Grill, do restaurateur Marcelo Torres,  com casas no Leblon e no Centro, que aliás, adoramos e somos habitués. O Giuseppe oferece 21 tipos de cortes, o ambiente é aconchegantes e os acompanhamentos, de comer rezando. Para ler post sobre o restaurante, é só clicar aqui. O Rubaiyat Rio, restaurante que adoramos no Jockey, também levou o prêmio de melhor carne. Clique aqui para ler mais.

A Brasserie Lapeyere, há 4 meses aberta no centro,  ficou com a categoria melhor francês. Já estivemos no novo restaurante do talentoso chef Ricardo Lapeyre e adoramos! Os carrinhos de charcutaria e de queijos são de sonho!

A melhor carta de vinhos ficou com o simpático restaurante Aprazível, em Santa Teresa, com cardápio bem brasileiro e vista paradisíaca do Rio. Pedro Hermeto, filho da proprietária Ana Castilho, fez um belo trabalho de pesquisa ao selecionar os 90% dos rótulos produzidos com métodos orgânicos e biodinâmicos. Para ler sobre o Aprazível, clique aqui.

O Aconchego Carioca, que acaba de inaugurar sua filial no Leblon, foi eleito o melhor restaurante regional, nada mais justo, já que a criativa chef Katia Barbosa é considerada a “embaixadora da boa comida brasileira”, segunda o Guia Comer e Beber. Temos um post fresquinho sobre o Aconchego, que você pode ler clicando aqui.

O Fasano Al Mare ganhou o prêmio de melhor italiano e o Sushi Leblon, de melhor restaurante japonês. Dois estabelecimentos que adoramos e indicamos no blog.

Para saber o resultado completo do Comer e Beber Veja Rio 2015, entre no site oficial da revista.

Por Renata Araujo

Fotos: Renata Araujo e Divulgação

Outubro de 2015.

Leia mais:

Sirha encerra primeira edição no Rio

Onde tomar café da manhã no Rio

Patisserie na Barra comemora 10 anos

5 restaurantes com vista no Rio

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Festival gastronômico em Cabo Frio

Festival gastronômico em Cabo Frio: ''Uma viagem pelo mundo". Até o dia 3 de outubro,…

2 horas atrás

Novo menu de aniversário do Malta Beef Club

Novo menu de aniversário do Malta Beef Club. A premiada casa de carnes no Jardim…

1 dia atrás

Novo espaço da Johnnie Walker em Edimburgo

Acaba de inaugurar o novo espaço da Johnnie Walker em Edimburgo, um marco para a…

2 dias atrás

Semana do Negroni nos bares do Rio e São Paulo

Semana do Negroni nos bares do Rio e São Paulo. Até este domingo, dia 19…

3 dias atrás

Kazuo, novo restaurante asiático no Itaim

Kazuo, novo restaurante asiático no Itaim. Recém-inaugurado, o ex-chef do Mee volta à capital paulista…

3 dias atrás

3 lugares no Rio para beber vinhos naturais e brasileiros

3 lugares no Rio para beber vinhos naturais e brasileiros. Na coluna Enoteca YMG, Bruno…

4 dias atrás