A festa do Carnaval surgiu ainda na Antiguidade com o objetivo de celebrar os deuses pagãos e a natureza. Depois de muitos séculos, foi reconhecida pela Igreja Católica antes da Quaresma. Os bailes com máscaras e músicas foram criados na Europa, por volta do século XVII e tomaram conta de outros países também, assim como o Brasil. Portanto, durante esta época, a data é comemorada por algumas cidades do mundo, cada uma com as suas características. Vamos, então, conhecer como é o Carnaval pelo mundo? Listamos 5 cidades que também curtem a folia!

+Reserve o seu hotel aqui com a gente pelo melhor preço.

Público lota as ruas no Carnaval em New Orleans

Carnaval pelo mundo: 5 cidades que também curtem a folia

Colônia, Alemanha

A cidade de Colônia, na Alemanha, tem um dos carnavais mais famosos da Europa! É organizado um carnaval de rua, onde acontecem paralelamente bailes de carnaval, desfiles de blocos e carros alegóricos. O ponto alto do carnaval acontece na 2ª-feira das Rosas (Rosenmontag) com o desfile dos carros alegóricos pelas ruas do centro. E do alto dos carros alegóricos são lançados rosas, doces e balas para população. Ou seja, daí que vem o nome Rosenmontag.

Quando?
Até 26 de fevereiro.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

+10 atrações em Berlim

Curaçao, Caribe

Esta colorida e animada ilha holandesa no Caribe também tem Carnaval! Que, aliás, é cheio de cores, ritmos, sabores caribenhos e praias paradisíacas. As ruas são tomadas pelos desfiles e ritmos, que agitam todas as idades, de crianças pequenas à idosos. Há dois principais desfiles no país: um deles é a Gran Marcha e o outro é a Marcha di Despedida do Carnaval, que acontece dois dias após o primeiro. Esses dois eventos contam com carros alegóricos, fantasias, cores e muita animação caribenha.

Quando?
Até 25 de Fevereiro.

+Top 5 praias em Curaçao

o que fazer em Curaçao

Willemstad, o centro colorido de Curaçao

New Orleans, EUA

O Carnaval em New Orleans é um dos mais famosos do mundo! O Mardi Gras começa 11 dias antes da terça feira gorda e conta com 50 desfiles em lugares e horários diferentes. Todo mundo se fantasia e cada parada tem um tema, que é contado através do desfile com carros alegóricos, assim como acontece no nosso Carnaval. A única diferença é que não há competição entre eles. Além das fantasias, é claro, a marca registrada do Mardi Gras são as máscaras de gesso e os colares de contas. Ao longo dos desfiles, estes colares são jogados para os foliões. Outra tradição do Carnaval são as cores: roxo, verde e dourado, que simbolizam justiça, a fé e o poder, respectivamente.

+5 bares em New Orleans
+O que fazer em New Orleans

carnaval pelo mundo

Desfiles no Mardi Gras

Além disso, vale muito uma ida ao “barracão das escolas de samba” locais. O Mardi Gras World fica à beira do Rio Mississipi e é aberto à visitação diariamente, onde o visitante faz um tour pelo barracão, assiste a um filme que explica como é o Carnaval e aprende como são feitos os carros alegóricos e os bonecos gigantes. A técnica é bem parecida com a nossa, apesar de ser tudo em menor escala. Aliás, dá para conhecer um pouco mais do Carnaval de New Orleans e entrar no clima do Mardi Gras no nosso vídeo! Aproveite e se inscreva no nosso canal do Youtube:

Quando? 
Até 25 de Fevereiro.

Nice, França

O primeiro registro do carnaval em Nice é de 1294, quando Charles d’Anjou, um conde da Provence, passou vários dias em Nice em uma atmosfera de carnaval. Mas foi em 1873, no entanto, que o carnaval tornou-se um evento oficial. Ao todo são seis desfiles de carnaval, 17 carros alegóricos e milhares de dançarinos e músicos de todo o mundo! Ou seja, o Carnaval em Nice, que dura 2 semanas, é uma festa vibrante, repleta de herança cultural. Neste ano, no 136º Carnaval, o tema é ”King of Fashion” (Rei da Moda, em português). Uma parada imperdível é a Batalha de Flores (Bataille de Fleurs) onde centenas de flores são jogadas para a multidão por pessoas fantasiadas nos carros alegóricos. Dizem que quem pega o buquê tem sorte para toda a vida!

Quando?
Até 29 de fevereiro

+Roteiro pela Riviera Francesa

A orla de Nice

Veneza, Itália

Last but not least, o Carnevale di Venezia certamente não poderia faltar na nossa lista. Romântico e misterioso, é um carnaval feito de máscaras e fantasias suntuosas, que representam os nobres dos séculos XVII e XVIII, assim como os pierrôs, colombinas e arlequins, personagens representados pela Commedia Dell’Arte. Nos dias de Carnaval, multidões se reúnem na Piazza San Marco e os mascarados tomam as ruas da cidade. Portanto, qualquer pessoa pode vestir sua fantasia, ou somente uma máscara, e participar! As fantasias mais adotadas são as típicas Venezianas do século XVIII, com a máscara de papel machê, vestido de manga longa, com capa e meia grossa, afinal, estamos no inverno europeu.

Durante a folia, acontecem diversos eventos típicos ao ar livre, como, por exemplo, a Festa delle Marie, um desfile com 12 mulheres venezianas que disputam o título de “a Maria mais bela”. Todo o percurso é animado por artistas de rua e performances de vários tipos.

Quando?
Até 25 de fevereiro

Texto e fotos por Renata Araújo e Duda Vétere. Fevereiro 2020.

 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.