O You Must Go foi conferir que rolou no almoço do Gastronômade Brasil, no Rio. O evento promove uma interação entre os convidados, os chefs, o ambiente e os produtos locais usados nos famosos almoços, que desde 2012 fazem história no Brasil.

O que é o Gastronômade?

O objetivo do Gastronômade, que teve origem na América do Norte, é ser um restaurante sem parede. Levar os apaixonados por gastronomia a lugares diferentes do país, proporcionando uma nova experiência com a própria terra e a redescoberta das origens dos alimentos. Dessa forma, não só vemos a valorização de produtos nacionais, como participamos de todo um processo que visa dar apoio aos produtores locais.

almoco-do-gastronomade-brasil-no-rio-12

É uma ação social muito importante, algo que traz benefícios a todos os envolvidos. Os produtores ganham ao receberem mais estímulo em seu trabalho e os consumidores ganham ao ter a chance de saborear produtos mais frescos. Ganha também o meio ambiente, que sofre menos impacto.

Lajedo, em Vargem Pequena

O lugar escolhido para o banquete no Rio não poderia ser mais encantador: o Lajedo, em Vargem Pequena, Zona Oeste. Tamanha beleza e a exuberância da natureza presente nesse espaço. São cerca de 330 mil metros quadrados que impressionam logo na chegada. Somos recebidos por uma alameda de palmeiras.

almoco-do-gastronomade-brasil-no-rio

Leia aqui: 5 pistas de corrida no Rio

E daí por diante toda a paisagem parece cinematográfica. Amplos gramados, lagos com patos, fontes, gazebos, um chafariz, muitas árvores e até cisnes negros. Participar de uma refeição ali, com uma longa mesa com toalhas brancas sobre o gramado à espera dos convidados, é um momento único, um momento de integração. Esse é o espírito do Gastronômade.

almoco-do-gastronomade-brasil-no-rio-10

almoco-do-gastronomade-brasil-no-rio-11

O menu do Almoço Gastronômade

No Rio, o cardápio ficou à cargo do chef Jan Santos, do Entretapas. Ele mesclou ingredientes locais com técnicas gastronômicas da sua cozinha de base espanhola. Antes do grande almoço, foi servido um coquetel que se espalhou por vários ambientes do Lajedo.

almoco-do-gastronomade-brasil-no-rio-2

Um clima ameno perfeito para saborear o espumante rosé Miolo Cuvée Tradition Brut com alguns canapés, que tinham um quê de tapas espanholas, como o montadito de sobrasada com queijo de cabra da Serra. Depois, os convidados foram direcionados para fazerem um rápido tour pela propriedade. Tão grande e cênica que costuma ser cenário de casamentos.

almoco-do-gastronomade-brasil-no-rio-3

Leia mais:5 pizzarias no Rio

almoco-do-gastronomade-brasil-no-rio-4

Em  um ambiente muito agradável e descontraído, degustamos sem pressa os pratos e bebidas servidos. Jan Santos preparou de entrada um levíssimo carpaccio de camarão e tamboril com tartar de tomate e espuma de Aberquina, acompanhado do Miolo Millésime Brut safra 2012.

almoco-do-gastronomade-brasil-no-rio-5

Leia aqui: Novo restaurante popular do melhor chef do mundo, no Rio

Os pratos principais foram o arroz de bacalhau com favas verdes, coração de alcachofra e ervilhas, harmonizado com o vinho branco Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay 2013. Já para acompanhar a carne vermelha, um Miolo Merlot Terroir 2012 foi o eleito para harmonizar com o ossobuco desossado ao merlot, com mix de cogumelos e cenouras.

almoco-do-gastronomade-brasil-no-rio-6

almoco-do-gastronomade-brasil-no-rio-7

A finalização foi marcante com a escolha perfeita do espumante que casaria com o doce da sobremesa. Um Terra Nova Moscatel perfumado, refrescante, que combinou muito bem com o brownie feito com Chocolate Fazenda Sagarana ao creme de pequi.

almoco-do-gastronomade-brasil-no-rio-8

Leia: Novidades nos restaurantes japoneses do Rio

Delícia de bebida e delícia de chocolate, quem vem do Sul e não à toa foi apresentado no Salão do Chocolate de Paris em 2015. Um cafezinho orgânico do pessoal do Have a Coffee, do Espírito Santo, e a refeição estava completa.

almoco-do-gastronomade-brasil-no-rio-9

Conclusão

Sem dúvida uma experiência culinária memorável proporcionada pelo Gastronômade. Uma frase célebre diz que pessoas que amam comer são sempre as melhores. Por isso, quem ama comer não deve deixar de seguir o Gastronômade por onde ele passar!

Texto e Fotos por Monica Barros

Setembro de 2016

Leia mais:

Best Western abre quatro hotéis no Rio

Jantar com as Estrelas no Cipriani

Pici Trattoria, novo restaurante italiano em Ipanema

CT Pâtisserie e CT Boucherie, no Rio

Salvar

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.