Nessa semana, foi aberto o novo restaurante popular do melhor chef do mundo, no Rio. Massimo Bottura, inaugurou o Refettorio Gastromotiva na Lapacom o objetivo de evitar a grande quantidade de desperdício de alimento. Na Olimpíada, o que não é utilizado na Vila Olímpica, será reaproveitado e usado para preparar refeições para a população que vive em situações de risco.

chef do melhor restaurante do mundo 5

Chef do melhor restaurante do mundo inaugura restaurante popular no Rio

O projeto do Refeittorio

O projeto foi idealizado pelo italiano Massimo Bottura, chef do Osteria Francescana, o primeiro do ranking do “The World’s 50 Best Restaurants”, David Hertz, fundador da ONG Gastromotiva, e a jornalista de gastronomia Alexandra Forbes. Uma iniciativa muito importante para combater a fome, o desperdício e investir ainda mais na educação através da gastronomia. Palmas!

chef do melhor restaurante do mundo 6

chef do melhor restaurante do mundo 4

Todos os dias, chefs convidados como Felipe Bronze, Katia Barbosa e Alex Atala, e jovens aprendizes da Gastromotiva vão criar um cardápio especial a partir dos ingredientes excedentes e bons para consumo dos Jogos Olímpicos. O espaço do refeitório, que foi reformado em apenas 60 dias, tem obras lindas de Vik Muniz, como a reprodução da Santa Ceia, e dos Irmãos Campana, que se voluntariaram para ajudar na cenografia. Todos juntos em prol de um mesmo objetivo, que é o de ajudar o próximo e evitar ainda mais o desperdício de comida.

Chef do melhor restaurante do mundo inaugura restaurante popular no Rio

chef do melhor restaurante do mundo 7

O futuro

Após os Jogos Paralímpicos, o Refeittorio continuará recebendo doações para oferecer refeições à população em situação de vulnerabilidade social, além de especializar e capacitar novos cozinheiros, padeiros, confeiteiros da Gastromotiva. Por pelo menos dez anos, tempo que a Prefeitura concedeu o terreno à ONG, o Refeittorio vai funcionar naquele endereço.

A inspiração de Massimo veio do Refettorio Ambrosiano, também criado por ele e no mesmo modelo do Rio. Os ingredientes vindos da ExpoMilão 2015 foram utilizados por mais de 65 chefs internacionais.

chef do melhor restaurante do mundo 8

Que sirva de exemplo para outras ideias como essa!

Por Duda Vétere

Fotos: Divulgação, Duda Vétere, Monique Paoletti, Thais Gagliardi, Julia Assis, Gastromotiva

Agosto de 2016

Leia mais:

Belmond Hotel das Cataratas ganha prêmio Virtuoso

5 hotéis novos no Rio de Janeiro

5 bares em Ipanema

Novidades em Copacabana nas Olimpíadas do Rio

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.