5 mixologistas mulheres no Rio que você precisa conhecer

Neste mês das mulheres, queremos enaltecer ainda mais profissionais que realizam excelentes trabalhos em suas áreas. Já falamos da primeira mulher gerente de Aeroportos no Brasil, assim como de jovens chefs de cozinha, à frente de premiados restaurantes do Rio. Desta vez, reunimos um time feminino que domina o universo da coquetelaria nos balcões cariocas. Portanto, veja abaixo 5 mixologistas mulheres no Rio que você precisa conhecer!

Aproveite para ler também:

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

5 mixologistas mulheres no Rio

Laila Gusmão, do Spirit Copa Bar, no Fairmont

Hoteleira desde 2017, ingressou no Yoo2 em Botafogo visando uma vaga no bar, e em quatro meses foi promovida para a ocupação desejada. Depois de quase três anos, surgiu a oportunidade de trabalhar em um resort, onde almejava trabalhar desde a época do ensino técnico em Turismo. Além disso, Laila fez a abertura de um restaurante oriental no Jockey Club e logo em seguida retornou para hotelaria, onde está até os dias de hoje, no Hotel Fairmont Copacabana. Começou no hotel como Barback (responsável pela organização e reposição de itens essenciais do bar), e atualmente é Bartender no Spirit Copa Bar.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Aliás, neste mês de março, Laila criou um drinque exclusivo, em homenagem à Patrícia Anastassiadis, arquiteta responsável pela decoração do hotel. A bebida é inspirada no projeto que remete aos anos 1950, trazendo uma lembrança do dourado e o frescor do clima carioca. Portanto, o coquetel leva vodka premium, Licor 43, frutas tropicais, e bitter de laranja (R$45).

Fairmont: Av. Atlântica, 4240 – Copacabana

Laura Paravato, do Escama

Mãe de uma menina de quatro anos, Laura tem 32 anos e oito de balcão. Começou sua trajetória despretensiosamente em 2015, no Bar Bukowski, e acabou se apaixonando pelo universo do bar.
Passou por diversos tipos de bares e restaurantes, seja da hotelaria até estrela Michelin. Atualmente, é mixologista do Escama, restaurante de peixes e frutos do mar no Jardim Botânico, além de chefe e consultora de bares e restaurantes. “Sou apaixonada por coquetelaria clássica e a arte de recepcionar. Sempre procuro mesclar o clássico com brasilidade e ingredientes naturais (e de fabricação própria). Portanto, trago como assinatura dos meus trabalhos e cardápios a simplicidade como um nível de sofisticação”, explica Laura.

Escama:  R. Visc. de Carandaí, 5 – Jardim Botânico

Luana Greco, da Ella Pizzaria

Nascida no Rio de Janeiro, Luana tem 30 anos, e sua primeira experiência em bar foi em 2014. Desde então, segue conhecendo e se apaixonando cada vez mais pela profissão. Já passou por diversas casas, descobrindo vários estilos de coquetelaria e hoje está no comando dos drinques na pizzaria Ella, que oferece um bar aconchegante de alta coquetearia. Luana gosta de brincar com paladares e proporcionar experiências marcantes para quem senta em seu balcão. “Busco inspiração em minhas referências e foco no conceito e qualidade do coquetel. Estou sempre pesquisando e conhecendo as tendências, vendo como o mundo da coquetelaria se comporta com as tecnologias e, principalmente, como o público recebe isso. São os detalhes que fazem a diferença”, conta a mixologista.

”Na Ella procuramos sempre conectar os drinques com os ingredientes utilizados nas pizzas. A originalidade e o frescor são itens importantes no nosso processo criativo. E por aqui, o mais pedido é o Chamego D’ella, um cítrico frutado feito com gin, limoncello, tônico de goiaba, maracujá e cumaru”, diz Luana.

Ella: Rua Pacheco Leão, 102 – Jardim Botânico

Nívea Valmont, do Pope

Com 14 anos de experiência, Nívea Valmont é a chef de bar do gastrobar italiano de inspiração mediterrânea, localizado em Ipanema. No Pope desde a sua inauguração, em 2021, Nívea comanda uma equipe de bar totalmente feminina e coloca em prática toda a expertise adquirida em cursos e nas experiências profissionais anteriores. “No Pope, nosso foco é servir drinques autorais, clássicos bem executados e mocktails refrescantes. Por sermos um restaurante de gastronomia italiana, nossos drinques têm como base os amaros (licores agridoces infusionados com botânicos como ervas, cascas de frutas cítricas, raízes, especiarias e flores. Cada um com sua característica especial e secreta.)”, conta Nívea.

”Além disso, utilizamos ingredientes frescos e produções feitas na casa, a fim de oferecer sabores e aromas únicos. O queridinho da carta é o Pope Sour, que traz o Bourbon, licor amaretto, Fernet bitter e nosso licor artesanal de mandarino”, finaliza a mixologista.

Pope: Rua Joana Angélica, 47 – Ipanema.

Paula Diniz, do Babbo Osteria

A carioca Paula Diniz sempre foi fã de bons drinques e do universo da coquetelaria. Mas decidiu se arriscar no mercado de alimentados e bebidas após duas faculdades, Ciências Sociais e Composição de Interiores. Portanto, iniciou a carreira como Auxiliar de Cozinha no Grupo 14zero3, ponto importante na experiência profissional da mixologista. “Lá aprendi a lidar com pressão, padrões e principalmente: a importância de um mise en place”, conta. Junto com o trabalho, Paula investiu em diversos cursos na área, como, por exemplo, de Formação Básica de Bartender na Diageo e Mixologia Clássica na Drink Lab.

Antes de chegar no Babbo, Paula comandou alguns dos bares mais badalados da cidade, como do ProaMaguje. Sobre os drinques, a bartender afirma que seu favorito, que nunca sai de moda, é o bom e velho “Blody Mary”! Ela, inclusive, gosta de mapear os lugares que fazem a receita com “mais carinho”, que apresentam algum ingrediente diferentão.  

Babbo Osteria: R. Barão da Torre, 632 – Ipanema

Portanto, estas foram as 5 mixologistas mulheres no Rio que você certamente precisa conhecer! Saúde!

Texto por Duda Vétere e Renata Araújo. Março 2023.

Fotos: Duda Vétere, Dhani B, Vini Bordalo, Rodrigo Azevedo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: