14ª Semana Nacional de Museus no Rio

Começa esta semana a 14ª Semana Nacional de Museus no Rio, uma celebração do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Teremos uma programação cultural intensa com palestras, oficinas e atividades especiais entre os dias 16 e 22 de maio. O tema deste ano é “Museus e Paisagens Culturais” e o objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus de todo o país. 

image_banner

No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), até o dia 18 de maio o visitante poderá construir e reconstruir a cidade do Rio através de mapas nas atividades, além da apresentação de contos populares que aliam a imaginação à criação. No MAR, o Museu de Arte do Rio localizado na reformada Praça Mauá, a entrada é grátis para todas as exposições em cartaz nos dias 17 e 18 de maio e o museu recebe o Conferência Funk, maior encontro do movimento musical no Brasil. No sábado, dia 20, as visitas serão guiadas às 10h, 11h, 13h, 14h e 15h e no domingo, atividades educativas como o “Rio de Ontem, Rio de Hoje”.

14ª Semana Nacional de Museus no Rio

E já que estamos falando da Praça Mauá, no Museu do Amanhã, inaugurado no fim do ano passado, além das exposições em cartaz como Santos Dumont: O poeta voador, na 14ª Semana Nacional de Museus, a ação Mapeamentos do Acaso permitirá que os visitantes investiguem as paisagens culturais nos arredores do museu.

14ª Semana Nacional de Museus no Rio

Enquanto o Museu da Imagem e do Som em Copacabana não fica pronto, a unidade da Praça XV irá receber a programação da Semana Nacional de Museus. A exibição do filme O Rei do Samba, baseado na vida do sambista Sinhô, será seguido de um debate com a participação do pesquisador Cadu Pereira, o cantor e pesquisador de música popular brasileira Pedro Paulo Malta e o escritor e diretor teatral Rodrigo Alzuguir.

Onde comer

Para o passeio ficar completo, a dica é parar para almoçar nos restaurantes que ficam no entorno ou até dentro dos museus. Na Livraria da Travessa do CCBB, o Verso Café e Restaurante, bistrô brasileiro, serve a feijoada toscana de sexta a domingo. O prato é feito com feijões brancos, carnes de porco e boi, ervas frescas e tomate, servida com arroz, couve frita, farofa crocante e laranja.

14ª Semana Nacional de Museus no Rio

Nos arredores da Praça Mauá, a sugestão é o Mironga, do restaurateur Luiz Varejão, que está oferecendo durante cinco domingos (é só até dia 5 de junho) um menu harmonizado com cervejas artesanais. O cardápio é assinado pelo premiado chef Ricardo Lapeyre, da Brasserie Lapeyre, e as cervejas ficam por conta do sommelier Rafael Cavalieri.

14ª Semana Nacional de Museus no Rio

O Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) continua com as exposições Opinião 65 – 50 anos depois (até o dia 22 de maio) e MAM: sua história, seu patrimônio. A dica é estender o passeio, aproveitar a vista do museu e almoçar no Laguiole, restaurante comandado pelo competente chef Elia Schramm. Vale ressaltar que a casa só abre para o almoço de segunda a sexta!

Laguiole, um dos melhores restaurantes do Rio

A programação completa da 14ª Semana Nacional de Museus você encontra clicando aqui.

Fotos: Divulgação, Lipe Borges, Tomás Rangel

Maio de 2016

Leia mais:

Festival de Frutos do Mar na Churrascaria Palace

You Must Go e Circuito Elegante

Novidades no cardápio do Empório Jardim

Pissani abre sua primeira loja no Rio

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.