14ª Semana Nacional de Museus no Rio

Começa esta semana a 14ª Semana Nacional de Museus no Rio, uma celebração do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Teremos uma programação cultural intensa com palestras, oficinas e atividades especiais entre os dias 16 e 22 de maio. O tema deste ano é “Museus e Paisagens Culturais” e o objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus de todo o país. 

image_banner

No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), até o dia 18 de maio o visitante poderá construir e reconstruir a cidade do Rio através de mapas nas atividades, além da apresentação de contos populares que aliam a imaginação à criação. No MAR, o Museu de Arte do Rio localizado na reformada Praça Mauá, a entrada é grátis para todas as exposições em cartaz nos dias 17 e 18 de maio e o museu recebe o Conferência Funk, maior encontro do movimento musical no Brasil. No sábado, dia 20, as visitas serão guiadas às 10h, 11h, 13h, 14h e 15h e no domingo, atividades educativas como o “Rio de Ontem, Rio de Hoje”.

14ª Semana Nacional de Museus no Rio

E já que estamos falando da Praça Mauá, no Museu do Amanhã, inaugurado no fim do ano passado, além das exposições em cartaz como Santos Dumont: O poeta voador, na 14ª Semana Nacional de Museus, a ação Mapeamentos do Acaso permitirá que os visitantes investiguem as paisagens culturais nos arredores do museu.

14ª Semana Nacional de Museus no Rio

Enquanto o Museu da Imagem e do Som em Copacabana não fica pronto, a unidade da Praça XV irá receber a programação da Semana Nacional de Museus. A exibição do filme O Rei do Samba, baseado na vida do sambista Sinhô, será seguido de um debate com a participação do pesquisador Cadu Pereira, o cantor e pesquisador de música popular brasileira Pedro Paulo Malta e o escritor e diretor teatral Rodrigo Alzuguir.

Onde comer

Para o passeio ficar completo, a dica é parar para almoçar nos restaurantes que ficam no entorno ou até dentro dos museus. Na Livraria da Travessa do CCBB, o Verso Café e Restaurante, bistrô brasileiro, serve a feijoada toscana de sexta a domingo. O prato é feito com feijões brancos, carnes de porco e boi, ervas frescas e tomate, servida com arroz, couve frita, farofa crocante e laranja.

14ª Semana Nacional de Museus no Rio

Nos arredores da Praça Mauá, a sugestão é o Mironga, do restaurateur Luiz Varejão, que está oferecendo durante cinco domingos (é só até dia 5 de junho) um menu harmonizado com cervejas artesanais. O cardápio é assinado pelo premiado chef Ricardo Lapeyre, da Brasserie Lapeyre, e as cervejas ficam por conta do sommelier Rafael Cavalieri.

14ª Semana Nacional de Museus no Rio

O Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) continua com as exposições Opinião 65 – 50 anos depois (até o dia 22 de maio) e MAM: sua história, seu patrimônio. A dica é estender o passeio, aproveitar a vista do museu e almoçar no Laguiole, restaurante comandado pelo competente chef Elia Schramm. Vale ressaltar que a casa só abre para o almoço de segunda a sexta!

Laguiole, um dos melhores restaurantes do Rio

A programação completa da 14ª Semana Nacional de Museus você encontra clicando aqui.

Fotos: Divulgação, Lipe Borges, Tomás Rangel

Maio de 2016

Leia mais:

Festival de Frutos do Mar na Churrascaria Palace

You Must Go e Circuito Elegante

Novidades no cardápio do Empório Jardim

Pissani abre sua primeira loja no Rio

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.