Localizada a 214 km de Madri, na região autônoma de Castela e Leão, Salamanca chama atenção por sua cultura e atmosfera estudantil. Capital Europeia da Cultura de 2002 e Patrimônio da Humanidade desde 1998, sua grande fama é de ser a casa do castelhano mais puro do país.

Turismo é a atividade mais importante da cidade, graças à sua memória histórica e a seu charme. É uma das mais bonitas da Europa e uma das espanholas mais ricas em monumentos barrocos, góticos e renascentistas, sendo conhecida como a “cidade de ouro” da nação, também pela riqueza na arquitetura, religião e gastronomia.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Para chegar lá, o jeito mais fácil é ir até Madri e pegar um ônibus ou trem, que vão regularmente para a cidade; de outros lugares da Espanha, há ônibus que podem te levar também. O mesmo pode ser feito de outras cidades europeias, como Paris e Lisboa. E você pode até mesmo chegar de avião, pois existe um pequeno aeroporto na cidade do lado, Matacán, a 15 km.

Quando a questão é hospedagem, o Eurostars Las Claras e o NH Puerta de la Catedral são tradicionais em Salamanca, muito por suas construções se assemelharem a edifícios históricos. Ambos tem 4 estrelas e unem serviço de primeira classe, conforto e acomodações elegantes em ótimas localizações.

Gastronomicamente, a estrela da região é a carne de porco, sendo o presunto produzido em Guijuelo (parte sul do território) um dos produtos espanhóis mais famosos. Por lá, há muitos bares e restaurantes bons, como o Cafetin Scherzo e o Vinodiario, assim como algumas casas noturnas, como El Puerto de Chus. O melhor da cidade, no entanto, é a Casa Paca, um ambiente aconchegante e de comida maravilhosa!

Entre conventos, como o das Senhoras e o San Estevan, palácios, como o de Anaya e o de Monterrey, e museus, a exemplo do Diocesano e do Universitário, algumas atrações se destacam. A maior delas é a Universidade de Salamanca, a terceira mais antiga da Europa, fundada em 1218, e considerada o “paraíso particular” local, com seu grande pátio em frente e tendo sido, durante os séculos XV e XVI, a melhor universidade da Europa.

A Praça Maior, uma das mais bonitas da Espanha, é outro ponto superimportante, onde se encontram locais e turistas. Nomeada monumento nacional em 1935, é também o local onde acontecem grandes celebrações, como procissões e touradas, e tem galerias que podem ser visitadas.

A Casa das Conchas é outro dos lugares mais populares da cidade, com fachada decorada com conchas e espaço, atualmente, usado como biblioteca pública e sala de exposições. As Torres Clericais, por outro lado, apresentam uma vista linda da cidade e você ainda pode dar um passeio pela área, visitando prédios históricos próximos.

As Catedrais, antiga e nova lado a lado, formam um incrível complexo artístico e suas silhuetas são uma marca da cidade. A primeira é uma verdadeira volta no tempo, enquanto a segunda, criada pela falta de praticidade da outra e por causa do crescimento da cidade, é o prédio mais alto e largo de Salamanca.

Como Salamanca pode ser facilmente explorada a pé, essa forma, e usando ônibus municipais, são ideais para locomoção. Com isso, na primavera e no outono, há um programa de tours de graça pela cidade, os Passeios por Salamanca, levando os visitantes em igrejas, conventos e outros marcos históricos.

Enquanto anda por aí, não deixe de passar pelo Mercado Central e comprar produtos frescos com o gostinho típico espanhol, nem pela Ponte Romana, cujos arcos são a única parte sobrevivente de sua construção original e a qual é um marco imortalizado da cidade.

Fica claro que Salamanca é um daqueles lugares que junta as vantagens de uma grande cidade à intimidade de um vilarejo, tornando a viagem ainda melhor!

Fotos: Renata Araujo

Leia também:

Roteiro de viagem em Cinque Terre

Dicas de Lisboa

Belmonte: a cidade de Pedro Álvares Cabral

Ecoturismo com conforto no Rio de Janeiro

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Melhor hotel de Santa Teresa: Mc Gallery

Em uma casa de quatro andares onde funcionou uma fazenda de café em 1850, fica…

21 horas atrás

Os motivos do sucesso de “Bridgerton”

Na coluna You Must See desta semana, Guilherme Scarpa fala sobre o sucesso de "Bridgerton",…

2 dias atrás

Cariocas ilustres elegem seus lugares preferidos no Rio

Dia de São Sebastião, padroeiro da Cidade Maravilhosa. Perguntamos, então, a ilustres cariocas quais eram…

3 dias atrás

Fairmont Rio recebe o chef Franco Noriega para jantar

Nesta quarta, 20 de janeiro, o Fairmont Rio recebe o chef Franco Noriega para um…

4 dias atrás

Aniversário de São Paulo: restaurantes para comemorar

O aniversário de São Paulo é dia 25 de janeiro. A maior metrópole brasileira é…

5 dias atrás

Uma homenagem aos musicais da Broadway

Com a reabertura está prevista para 30 de maio, os musicais da Broadway estão fazendo…

6 dias atrás