O Carnaval chegou, e com ele, muita folia e diversão. Mas os dias de Momo também são marcados por poucas horas de sono, muita energia gasta e alimentação desregrada. Para que seu samba não atravesse e o corpo não padeça na Quarta-Feira de Cinzas, conversamos com top chefs do Rio que nos deram ótimas dicas de como se alimentar bem no Carnaval!

 +Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.

como se alimentar bem no carmaval

Moqueca de Peixe do Brotto

Top chefs ensinam como se alimentar bem no Carnaval

É Hoje o Dia da Alegria!

“Comer bem e várias vezes ao dia, além de fazer das gorduras boas a sua aliada. Alimentos como abacate, coco e juçaí são verdadeiros antídotos para a recuperação do fígado. ” Esta é a dica de Zazá Piereck, do Zazá Bistrô. O juçaí é um “primo” do açaí, com mesma cor e textura, porém com quatro vezes mais poder antioxidante e 50% a mais rico em ferro. Então, Zazá sugere começar o dia com um café da manhã reforçado, com, por exemplo, um creme de abacate adoçado com agave e chips de coco, ou ainda uma torrada de abacate com sementes de abóbora e girassol acompanhada de uma taça de juçaí, que são servidos no Zazá Café – no Rio Design Leblon. Essa combinação certamente trará a alegria para o seu Carnaval.

+Carnaval Off: o que fazer no Rio

Moro num País Tropical…

Para a chef Adriana Amaro, do restaurante Brotto – no Casa & Gourmet Shopping, “manter uma alimentação equilibrada não é preciso fazer sacrifícios e nem se privar de comer bem.” Portanto, sua dica é consumir alimentos integrais, que dão energia, e frutas e vegetais por serem ricos em fibras e que repõem os minerais perdidos com o suor. No almoço, pode ser um prato leve, como uma proteína grelhada, com um carboidrato integral e vegetais. Na hora do lanchinho, por exemplo, mix de castanhas com passas ou até barrinhas de cereais são bem recomendados. Amanda também faz um grande alerta: “Nada de sanduíche à base de maionese, que não resiste bem ao calor e pode causar uma infecção.”

+5 rooftops no Rio para curtir o verão

como se alimentar bem no carmaval 3

Salada de grão de bico do Brotto

Se Você Pensa que Cachaça é Água…

Verduras verdes escuras auxiliam a desintoxicar o corpo, melhorando o funcionamento do fígado e ainda ajudam a curar a ressaca. “Durante a folia, as pessoas acabam não parando muito pra comer. E beber de estômago vazio sobrecarrega o fígado e potencializa os efeitos do álcool. A famosa ‘queimada de largada’.”, lembra Nathalie Passos, do Naturalie Bistrô. Ela nos dá uma dica ótima e prática para preparar o estômago, antes ou mesmo depois da farra, que é combinar vegetais e frutas na forma de sucos, pois eles hidratam e, ao mesmo tempo, alimentam. Uma boa é misturar alimentos com bastante água, como, por exemplo, melancia e pepino, com outros mais proteicos, como a couve. “No Naturalie Bistrô a gente faz um suco verde com cenoura, pepino, maçã, couve, água de coco, gengibre e linhaça que, além de delicioso, vale por uma leve refeição”.

+Blocos de Carnaval no Rio 2019

Os sucos certamente são uma boa pedida

Olha, Olha a Água Mineral!

Bebeu água? Carlinhos Brown vem dando o recado há vários carnavais! A melhor forma de manter a disposição e o bom funcionamento do organismo é se hidratando. Se você gosta de uma cervejinha, isso pode sobrecarregar o seu fígado e o ideal é beber de 2 a 3 litros de água por dia. Some isso a uma alimentação mais equilibrada, sem frituras e comidas pesadas. Se possível, coma algo a cada três horas, pois a falta de alimentos e o excesso de álcool podem causar hipoglicemia. Além disso, uma excelente forma de se hidratar no Carnaval é beber água de coco, dando preferência às naturais.

+5 restaurantes vegetarianos no Rio

Yes, Nós temos Bananas!

A chef Tati Lund, do .Org Bistrô, aposta em um mix funcional para dar um up no organismo. A sua sugestão é o Smoothie Verde, feito com verduras, inhame, banana congelada, spirulina e matchá. Ou ainda o Levante, um poderoso suco com acerola, camu camu, gojiberry, guaraná e açúcar de coco. Para quem busca por uma refeição leve e saborosa, a pedida é o Super Bowl, um pudim de chia com especiarias, creme de manga com gengibre, creme de frutas vermelhas com manjericão e umas surpresinhas da chef.

+Café da manhã em hotéis no Rio

Portanto, com o corpo bem alimentado, só nos resta colocar o bloco na rua e aproveitar a festa!

E depois que o Carnaval terminar…

Nada melhor que um super detox para curar a ressaca e eliminar todos os exageros da folia! A dica é apostar eem alimentos que possuem ação diurética e anti-inflamatória para a limpeza do organismo. Portanto, para te inspirar, confira algumas sugestões de restaurantes do Rio:

Salada de Gorgonzola

O vegetariano BioCarioca, por exemplo, oferece diversas opções de Sucos Detox, como o tradicional Suco Verde, com folha de brócolis, suco de laranja, maçã, hortelã e gengibre. Para acompanhar, aposte nas saladas como nas saladas como a de Gorgonzola, com Mix de Folhas, Gorgonzola, Nozes e Laranja. Já no Páru Inkas, em São Conrado, a dica é o Suco Dexot feito com couve, gengibre, molho de pimenta e água de coco e o Chá Gelado de Hibisco Detox, com hibisco, limão siciliano, canela e cravo.

como se alimentar bem no carmaval

Sucos Detox para curar a ressaca

O You Must Go deseja a todos um ótimo Carnaval!

Por Mariane Serra, do @viajar.eh.food. Março 2019

Fotos: João Paulo SindiRio

 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.