Rio de Janeiro

Sabor das Águas: restaurante de peixes e frutos do mar no Leblon

Publicado por
Renata Araujo

Se você é fã de peixes e frutos do mar presta atenção neste post que desvenda um segredo muito bem guardado na parte mais tranquila da badalada Rua Dias Ferreira. O Sabor das Águas fica em um simpático espaço, onde há uma câmara de maturação de peixes e também um aquário de ostras. E não é para menos, o proprietário, Marcelo Malta, pescador, churrasqueiro e cozinheiro é um dos mais importantes fornecedores de pescados do Rio de Janeiro. Você deve lembrar do nome por conta dos premiados restaurantes de carne Malta Beef Club, mas saiba que o peixe é a grande e primeira paixão do restaurateur Marcelo Malta, que aliás, vem de família.

Seu pai era pescador submarino e morreu no mar. Portanto, quando der vontade de comer um peixinho, polvo ou lula e saborear aquelas ostras, já sabe: vá ao Sabor das Águas, restaurante de peixes e frutos do mar no Leblon.

Aproveite para ler também:

Aliás, se você estiver planos para viajar para o Rio, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

O ponto

Para você se localizar, o Sabor das Águas fica no comecinho da rua Dias Ferreira, ao lado do restaurante Massa e quase em frente ao CT Boucherie. Ali foi aberto o primeiro Sabor D.O.C. em 2016. Quem se lembra do açougue premium – onde também rolavam degustações – que virou sucesso e deu origem ao excelente restaurante Malta Beef Club, inaugurado primeiramente no Jardim Botânico? Alguns anos depois, Marcelo Malta abriu o Sabor D.O.C. como restaurante, bem ao lado, na esquina da rua General Urquiza, que ali segue. Aliás, foi eleito o melhor hambúrguer na edição 2021/2022 do COMER & BEBER. Enquanto isso, o ponto chegou a ser uma hamburgueria mas o proprietário ainda não estava realizado, até que resolveu investir no que de fato faz seus olhos brilharem: um restaurante de peixes e frutos do mar no Leblon e daí nasceu o simpático Sabor das Águas.

Sabor das Águas, no Leblon
Área externa do restaurante no Leblon
Os peixes na câmara de maturação
Varanda super agradável do Sabor DOC

A inspiração do Açougue do Mar

Marcelo Malta me contou que uma das suas inspirações foi o renomado restaurante Le Comptoir du Relais, em Paris. Na badalada Saint-Germain-de-Près, são dois pequenos e disputadíssimos restaurantes divididos entre “terra”e “mar’. Os bistrôs ficam embaixo do hotel Le Relais Saint Germain e são sucesso absoluto desde que abriram em 2004. Indicados pelo Guia Michelin e sob comando do chef Yves Camdeborde, eles ficam em pleno Carrefour Odeon. “Quando sentei ali e observei o tremendo movimento, pensei: é isso que quero, carne de um lado e peixe do outro, oferecendo produtos premium.”

Quadros do Sabor das Águas
Renata Araújo e Marcelo Malta
A parede do restaurante na Dias Ferreira
Le Comptoir em Paris

O cardápio do restaurante de peixes e frutos do mar no Leblon

O clima descontraído com as mesinhas na calçada pode até enganar, mas ali a gastronomia é levada a sério. Prepare-se para comer peixes dry aged que vão te surpreender. Os peixes inteiros são pendurados nas geladeiras com temperatura controlada e ventilação, por dez dias, em média, desidratando e concentrando os sabores. Ou seja, o resultados são crudos delicados, como o de olho de boi com ponzo; ceviche bem no estilo peruano; arroz de lula crocante com aioli e farofinha panko; lombo de namorado maturado por uma semana; manjubinhas empanadas no fubá; yakitoris de lula e cavaquinha, uma criativa rabanada salgada com uni, por aí vai! Para adoçar o paladar, provei a levíssima mousse de chocolate!

Crudos delicados
Clássico ceviche
Ostras frescas
Manjubinha crocante
Mousse de chocolate

O vizinho bar Canoa

Ao lado do Sabor das Águas na famosa rua Dias Ferreira fica o acolhedor bar Canoa, da onde saem choppes geladíssimos e drinques autorais, como a Canoa Tônica, o Tiki Kenu, o Aperol e até opções de coquetéis sem álcool. Aliás, para ficar claro, o Canoa é de fato o bar do Sabor das Águas e o cardápio é o mesmo. Ou seja, você pode pedir tanto pratos, como petiscos. Em suma, um dos lugares mais interessantes do Leblon que se você ainda não conhece, precisa ir! Depois, conta pra gente?

Drinques do Bar Canoa
Ótimas opções de drinques no Leblon
Que tal um chopp gelado?

Texto: Renata Araújo em Julho de 2023

Fotos: Renata Araújo e Tomás Rangel

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

19 restaurantes com as melhores saladas do Rio de Janeiro

19 restaurantes com as melhores saladas do Rio de Janeiro. Você sabia que 2 de…

3 dias atrás

Comemoração de aniversário no Copa – hotel mais icônico do Brasil

Comemoração de aniversário no Copa, hotel mais emblemático do Brasil, aberto em 1923 e um…

5 dias atrás

Só o Rio tem: uma das 7 Maravilhas do Mundo, premiada gastronomia com vista mar e mais…

Só o Rio tem: uma das 7 Maravilhas do Mundo, premiada gastronomia com vista mar…

5 dias atrás

Os preferidos do chef Bebeto Felipe, do restaurante …Lá, no Rio

Os preferidos do chef Bebeto Felipe, do restaurante Lá, no Rio.

6 dias atrás

Festa da jornalista Renata Araújo: buffet do Malta e DJ Thiago Mourão

Festa da jornalista Renata Araújo: buffet do Malta e DJ Thiago Mourão.

7 dias atrás

Plant Street Market: descolado mercado gastronômico em Orlando

Plant Street Market: descolado mercado gastronômico em Orlando. A cerca de 30 minutos dos parques…

1 semana atrás