restaurante i tramezzini 4

Você já ouviu falar em Tramezzino? São aqueles sanduíches fininhos, triangulares, feitos com pão de miga e típicos da região de Turim, na Itália. Pois, que felicidade saber que foi aberto o restaurante I Tramezzini em São Paulo, especializado nesta gostosura.

restaurante i tramezzini são paulo 2

Diz a lenda que o primeiro tramezzino foi servido no Café Mulassano, em Turim, em 1925, invenção do dramaturgo italiano Gabrielle D’Anunzio. Inspirado nos sanduíches ingleses servidos durante o chá da tarde, ele ganhou uma nova versão italiana, ficou rapidamente conhecido no resto do país e virou uma paixão nacional. Agora, finalmente, chega ao Brasil.

restaurante i tramezzini 10

Para a alegria dos comensais, um é mais gostoso do que o outro e fica até difícil escolher o sabor favorito. Provei o de camarão ao bafo; o de salame e ovo; queijo gorgonzola, mascarpone, nozes e mel – acho que meu predileto; –  de salada caprese; entre outros. São 22 opções, divididas em 4 linhas – rossa (sabores marcantes), gold (ingredientes sofisticados), verde (versões mais leves) e blu (peixes e frutos do mar). Eles podem vir acompanhados de saladas e bebida, tornando uma excelente e rápida opção para o horário do almoço.

restaurante i tramezzini 4

Os recheios foram criados pelo chef romano Franco Maria Sala, (que tem mais de 15 anos de experiência em restaurantes dos EUA e da Itália, inclusive no La Lupaia, um Relais & Chateaux, na Toscana) provando que o tramezzino vai muito além de um simples sanduíche. As receitas são descomplicadas tanto no preparo, quanto no tempero, e principalmente, fiéis às tradições italianas.

restaurante i tramezzini 5

Os levíssimos sanduíches são feitos duas vezes ao dia – percebe-se o quão frescos são – e o pão de miga é produzido ali mesmo e considerado um dos melhores da cidade. Também são feitos no restaurante alguns ingredientes, como,  rosbife, molho pesto, maionese, etc.

restaurante i tramezzini 6

Mas o cardápio também apresenta outros pratos. Há massas variadas, como tagliatella artesanal, com molho pesto caseiro, lasanha alla bolonhese – receita autêntica italiana da nonna, sem presunto, com massa artesanal e o rigatoni com molho de cebola e vinho tinto. Experimentei cada uma delas e foram aprovadíssimas!

restaurante i tramezzini 2

restaurante i tramezzini 3

E para completar, as sobremesas são de cair o queixo: tortinhas de morango e Nutella produzidas na casa e o tiramisu – levíssimo – uma das mais pedidas, naturalmente.

restaurante i tramezzini são paulo

restaurante i tramezzini

O I Tramezzini fica em uma bela casa, no Jardins, com ambiente descontraído, com direito à uma área ao ar livre, onde é possível fazer eventos para até setenta pessoas.

restaurante i tramezzini 8

restaurante i tramezzini 7

Os sócios planejam abrir nos próximos 5 anos cerca de 30 pontos de venda, sendo 15 no estado de São Paulo, e os demais, no Rio de Janeiro (adorei a notícia!) e em Santa Catarina. As primeiras dez unidades serão próprias, e a partir da décima primeira, comercializadas no modelo franquia.

i tramezzini

restaurante i tramezzini 9

A casa também faz serviço de delivery, abrangendo as principais regiões e bairros da cidade. E vale lembrar que as embalagens são práticas e de muito bom gosto.

i tramezzini 3

Seja para fazer uma refeição leve ou um belo prato de massa, o ITramezzini está mais do que aprovado e não vejo a hora de voltar na minha próxima ida a São Paulo.

Por Renata Araujo

Fotos: Renata Araujo e Divulgação

Agosto de 2015.

Leia mais:

Marakuthai – restaurante da chef Renata Vanzetto

Hotel Etoile George V nos Jardins

Vapor – hamburgueria em SP

Supra di Mauro Maia – restaurante em São Paulo

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.