capa rio exclusive

Já imaginou alugar uma mansão ou um apartamento luxuoso no Rio em vez se hospedar em um super hotel? É o que propõe a Rio Exclusive, agência imobiliária de luxo, referência na locação e venda de acomodações de luxo no Brasil. A ideia funciona como uma alternativa aos tradicionais hotéis cinco estrelas, além da empresa oferecer serviços diferenciados e personalizados, como chefs de cozinha em tempo integral, bartenders , motoristas pessoais, entre outros. Entrevistamos o  co-fundador e CEO da Rio Exclusive, o francês Arnaud Bughon, e que você pode conferir abaixo:

Vista Rio de Janeiro

1. Como funciona o serviço de venda e aluguel da Rio Exclusive?

A Rio Exclusive é uma agência imobiliária de alto padrão com foco em  aluguel e venda de propriedades de luxo e com referência no mercado imobiliário do Rio de Janeiro. A maioria dos proprietários dos imóveis é brasileira, mas existem também muitos estrangeiros, que, por desconhecerem os processos burocráticos brasileiros, recorrem aos nossos serviços privativos. Uma vez contratados, nós realizamos toda a mediação entre proprietários e potenciais compradores ou locatários, além de prestarmos também um serviço complementar de consultoria, concierge e relocação executiva que abrange muito mais do que somente a negociação imobiliária.

rio exclusive 5

No caso do aluguel, há dois tipos de serviço: de curto e de longo prazo. Na primeira hipótese, nosso foco são os turistas que procuram uma experiência de viagem mais exclusiva do que a oferecida por um hotel. Já os alugueis de longo prazo são direcionados para aqueles clientes que necessitam ficar no Rio por um tempo maior do que três meses, tais como executivos e consultores de grandes empresas, para os quais oferecemos serviços de relocação. Em qualquer uma das modalidades, nossos imóveis são selecionados a partir de um rigoroso critério de qualidade, assegurando tanto a clientes como a proprietários, uma experiência de aluguel livre de preocupações.

2. O que o turista ganha alugando um imóvel em vez de se hospedar em um hotel?

A nossa empresa têm foco no segmento de “alto luxo”, sabemos que a nossa clientela é muito detalhista e exigente na hora da escolha. Por isso, ao selecionarmos nossos imóveis, avaliamos criteriosamente a localização privilegiada, o design, a segurança e a exclusividade. Além disso, disponibilizamos aos nossos clientes um serviço customizado de concierge, por exemplo, oferecendo comodidades como Chef de cozinha, motorista particular e camareira. Quando um cliente opta por alugar um apartamento de luxo no Rio, ele certamente está procurando, não só o luxo oferecido pelos hotéis, também por privacidade e o “home feeling”, ou seja, uma hospedagem mais aconchegante e personalizada. Essa é a essência da Rio Exclusive: oferecer o luxo equiparado ao de um hotel 5 estrelas, com o conforto de nossos serviços. Isso se torna possível porque possuímos uma equipe altamente profissional e fluente em 8 idiomas que conta com advogados, arquitetos, contadores, recepcionistas, motoristas entre outros, o que traduz o nosso grande diferencial. O resultado final é satisfação dos nossos clientes e a recomendação da Rio Exclusive pra suas famílias e amigos.

Rio Exclusive, agência imobiliária de luxo

3. Estamos falando de imóveis a partir de que preço?

Nossos imóveis mais econômicos têm diária mínima de US$100 (dólares Americanos) durante a baixa temporada. A partir disso, os preços variam bastante, até chegar aos imóveis mais exclusivos que alguém pode alugar no Rio de Janeiro. Mas é importante saber que essa variação depende principalmente do tamanho, do design e da vista, já que todos os nossos imóveis estão localizados nas melhores áreas da cidade,  são novos ou recentemente reformados e todos aos nossos serviços exclusivos.

capa rio exclusive

4. Como fica a parte de serviço e de segurança?

Fazemos questão de garantir aos nossos clientes que todos os imóveis do nosso portfólio primam pela segurança. Na verdade, esse é um dos critérios mais importantes quando selecionamos novos imóveis, pois sabemos que é uma das preocupações dos turistas que vêm ao Rio. Assim, a maioria absoluta dos prédios em que se localizam nossos apartamentos conta com porteiro e segurança privada 24h por dia, sete dias por semana. Para aqueles que desejam ainda mais exclusividade e preferem estar sempre acompanhados, oferecemos serviços de carros executivos com seguranças particulares, aluguel de helicópteros,  lanchas e Iates.

5. Qual é o mínimo de estadia em um imóvel da RE?

Para o aluguel de curto prazo, nossa estadia mínima é de três noites. Consideramos de curto prazo o aluguel que dura de três noites a um máximo de três meses. A partir disso, trata-se de aluguel de longo prazo.

rio exclusive 3

6. Quais os pré-requisitos para quem quer comprar um imóvel fora do Brasil?

A crise financeira dos Estados Unidos em 2008 e os recentes problemas econômicos europeus impulsionaram o mercado imobiliário no exterior. Prova disso é que, atualmente, mais do que uma opção de lazer, comprar imóveis fora do Brasil é uma alternativa de investimento muito atrativa.

O processo de aquisição do imóvel é bem simples e pouco burocrático, em especial nos Estados Unidos, o que favorece para qualquer brasileiro poder comprar um imóvel, sendo necessário apenas ter um passaporte com visto válido, ainda que de turista. Não é necessário ter a cidadania americana ou residência (Green Card) para comprar em espécie. Já para aprovação de um eventual financiamento, os requisitos variam de instituição, e os requisitos estão entre comprovantes de renda, contra cheques e balance de contas bancarias. Mas vale um alerta: a simples compra de um imóvel no país não garante ao comprador a cidadania; isso é feito mediante outro processo junto ao consulado.

rio exclusive 6

Após a apresentação destes documentos e havendo a comprovação da disponibilização do dinheiro na conta do comprador, uma minuta do contrato é elaborada, e a remessa do dinheiro é enviada aos Estados Unidos. É possível financiar até 70% do imóvel; ainda assim, a grande maioria das transações de compra e venda são realizadas à vista. Se financiado, a entrada pode ser a partir de 30% do valor, estando sujeito à aprovação de crédito e com juros variados, mas relativamente baixos comparativamente as taxas Brasileiras.

rio exclusive 2

A desvantagem do financiamento é a flutuação cambial, que, em alguns casos, pode elevar a parcela ao dobro, mas essa é uma avaliação particular de cada comprador.

Há dois programas de financiamento para brasileiros. O Conventional (convencional), com financiamento de 70% do valor do imóvel em até 30 anos e juros anuais fixos de 5%; e o Adjustable Rate Mortgage (ADM) – algo como hipoteca de taxa ajustável, numa tradução livre -, um programa de juros fixos por cinco anos e ajustáveis após esse período. Neste caso, o financiamento também é de 70% do valor do imóvel, em até 30 anos, juros anuais médios estimados em 4%.

É necessária ainda a confecção de três cartas de referência para o financiamento:

a) A primeira deve ser escrita por uma empresa de contabilidade para descrever a receita do comprador nos últimos anos e a previsão de receita para o ano atual;

 b) A segunda é uma carta do banco brasileiro que demonstre a saúde financeira do cliente;

c) Uma última carta deve conter o histórico de crédito que o cliente tenha pago em dia, como de um carro, ou algum outro bem de valor.

rio exclusive 7

7. O Brasil é um mercado importante para a RE?

Sim, o Brasil é um dos principais nichos para a RE, pois 30% da nossa clientela é brasileira. A partir da Copa do ano passado, observamos um aumento exponencial da procura de imóveis por brasileiros, isto porque o dólar mais caro e flutuante frente ao real, tende a favorecer o turismo interno, então muitos brasileiros têm considerado o Rio cada vez mais como o destino ideal de férias.

8. Quais os destinos mais procurados pelos brasileiros? 

O Rio de Janeiro é um dos destinos preferidos pelos turistas, tanto estrangeiros como brasileiros, porque reúne o conforto de uma metrópole e um cenário paradisíaco em um só lugar. Além disso, cada vez mais cariocas que recebem hóspedes têm nos procurado, porque, em vez de tê-los em casa, preferem alugar imóveis para alojar as visitas. Realizamos também eventos de grandes dimensões para empresas com sede na cidade, bem como para pessoas que, por alguma razão, preferem manter a privacidade do evento que estão organizando. Esse é a principal razão de muitas pessoas importantes e famosas que procuram nossos serviços porque desejam mais tranquilidade em suas festas e reuniões. Outra parte importantíssima do nosso portfólio de imóveis são as cidades pequenas do litoral brasileiro, que têm se tornado cada vez mais famosas no Brasil e no exterior, tais como Búzios e Paraty. Por estarem perto do Rio, são também nosso grande foco, além de várias outras propriedades espalhadas pelo litoral do Nordeste.

rio exclusive

rio exclusive luxo

9. O que mudou depois da Copa?

Durante a Copa, tivemos um aumento de cerca de 300% sobre o número médio de reservas em comparação aos anos anteriores. Este ano, nosso foco principal tem sido a preparação para as Olimpíadas de 2016. O trabalho de divulgação tem sido extremamente importante também, já que o Rio está sob os holofotes do mundo todo desde o ano passado. Consideramos a Copa do Mundo um ótimo termômetro para grandes eventos posteriores. Nossa meta continua sendo melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços mantendo um padrão de qualidade internacional. Além disso, estamos nos preparando para o período pós-Olimpíadas, em que a demanda corporativa deve crescer ainda mais graças ao boom imobiliário que a cidade está atravessando e à consolidação do Rio como uma ótima capital de negócios. Um pós-Olimpíadas sólido, com a formação de um departamento voltado apenas para esses clientes, também tem sido um objetivo fundamental para nós.

rio exclusive 4

10. A crise afetou a clientela brasileira?

Honestamente a “crise” nos afetou de maneira positiva, pois, com a subida do dólar, temos observado diariamente que muitos brasileiros têm optado por viajar dentro do Brasil, assim evitando perder dinheiro com o real em declínio constante.  Ademais, os estrangeiros também têm optado por fazer turismo no Brasil, onde podem consumir mais gastando menos. Dentro desse cenário, podemos dizer que o setor imobiliário no Rio de Janeiro está longe de estar em crise, muito pelo contrário; com a preparação para as Olimpíadas, o mercado aqueceu e a procura por imóveis tem sido grande. Na verdade, quando se trata de grandes eventos mundiais como é o caso da Copa e das Olimpíadas  o setor de turismo, de uma forma geral, acaba ficando meio “blindado” relativamente a esta atmosfera sombria trazida pela crise econômica, pois sabemos que o turista, nessa hora, só pensa em acompanhar o seu país de perto.

Serviço:

Rio Exclusive – site 

Telefones: 21 97606 8926 / 21 2137 9786

Por Renata Araujo

Fotos: Divulgação

Agosto de 2015.

Leia mais:

Lançamento das Cervejas Aprazível

Empório Gourmet chega ao Leblon

Restaurante Sá no Hotel Miramar By Windsor

MGM Grand Las Vegas

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.