receita de croque monsieur

Vocês já viram por aqui, que durante a quarentena, tenho me aventurado na cozinha. Já fiz um brigadeirão, que modéstia à parte ficou delicioso, e desta vez fiz um prato salgado que adoro, o croque monsieur. De origem francesa, nada mais é que um sanduíche quente feito com presunto e queijo, com crocância e um molho que faz toda a diferença. A receita de croque monsieur é do cozinheiro Mohamad Hindi, e o passo a passo você pode conferir nos destaque do Instagram da minha amiga e chef Fernanda Fehring, que arrasa nos vídeos culinários. Além disso, aproveite para ler também 3 receitas com ovos para fazer em casa , delivery de pudim. e como fazer um rigatoni com camarão para duas pessoas.

+Os melhores chefs franceses do mundo

Receita de Croque Monsieur

1 pão
Queijo gruyère
Presunto Royale

Para o bechamel:
25g de farinha
25g de manteiga
500 ml de leite
Noz moscada
Louro
Cebola
Pimenta do Reino

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

A apresentação não estava das mais bonitas, mas o sabor certamente delicioso!

Modo de preparo

Vamos começar fazendo o molho bechamel. Adicione o leite e a cebola (dois pedaços grandes), algumas bolinhas de pimenta do reino, uma folha de louro e um pouquinho de noz moscada. Deixe o leite no fogo baixo. Enquanto isso, em outra panela, comece a fazer o roux (espessante de molhos), derretendo a manteiga. Assim que ela estiver derretida, coloque a farinha e mexa sem parar. Quando cozinhar a farinha, vá adicionando o leite da outra panela (com a ajuda de uma peneira) e bata bastante com o fouet, até que ele vá engrossando e fique pronto.

Portanto, com o molho bechamel pronto, agora é só montar! Adicione o queijo e o presunto entre as fatias do pão e feche o sanduíche. O diferencial desta receita: adicione mostarda l’ancienne em cima do pão, e em seguida, coloque esta parte em uma frigideira quente com manteiga. Ou seja, frite o pão! rs. Enquanto estiver caramelizando, passe a mostarda do outro lado do pão também.

receita de croque monsieur

Resultado final, certamente delicioso!

Finalmente, é só colocar o bechamel em cima do sanduíche, e gruyère ralado para finalizar. Bote para gratinar no forno, já pré-aquecido a 200ºC, e voi lá! Bom apetite!

Por Renata Aráujo. Junho 2020.

Fotos: Fernanda Fehring e Renata Araújo

 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.