You Must Feel!

Por que planejar uma viagem faz bem para a saúde mental?

Se tem algo que a pandemia nos mostrou, foi que não temos o controle sobre tudo. No entanto, muitas pessoas relacionaram isso à impossibilidade total de administrar planos. Portanto, viajar para lugares distantes, o que sempre alimentou a imaginação da maioria, subiu ao pódio no quesito falta de previsibilidade. Mas será que precisa ser assim? Na coluna You Must Feel, a psicóloga Daniela Faertes conta por que planejar uma viagem faz bem para a saúde mental! Afinal, planejar é algo saudável que nos dá uma perspectiva otimista de futuro.

+Os benefícios da viagem ao nosso mundo interior
+A importância das férias

Planejar uma viagem faz bem!

Em períodos incertos, para além do “aproveite o momento” e do “viva o hoje”,  ter planos que sejam ampliados para possíveis cenários distintos pode ajudar a nos tranquilizar. Quem não fez nenhum planejamento para 2021 pode se sentir  “perdido”. Já quem fez um único pode estar “frustrado” com as circunstâncias. E quem fez planos para diferentes cenários deve estar com a sensação de mais “organizado”.

+Como manter a saúde mental durante a pandemia

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Uma pesquisa publicada no Journal of Hospitality and Tourism Management, em 2019, associou a antecipação pré-viagem à felicidade. Ou seja, ficamos significativamente mais felizes quando temos planos de viajar. Aliás, esse sentimento positivo pode ser até mais constante do que a viagem em si ou o pós-viagem.

Além disso, outro estudo feito pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, concluiu que o bem-estar e a felicidade de pessoas que têm uma viagem planejada são maiores do que aquelas que não têm. De fato, essa sensação sempre foi muito nítida nos viajantes. A ideia para não perdermos essa possibilidade é justamente o que fazemos em outros aspectos da vida: adaptação e planos flexíveis.

Viajar sem sair de casa

No planejamento de viagens mais distantes, por exemplo. Mesmo sem fazer reservas ou marcar voos, o simples fato de poder imaginar que tipo de passeio você vai fazer quando for possível, quem irá acompanhá-la, para qual clima e gastronomia vão degustar são alguns pontos que podem ajudar.

Uma sugestão é se entreter com sites, blogs, documentários e outras pesquisas. Sem gerar ansiedade, mas uma motivação que ajude a passar melhor por esses tempos difíceis. É nesta jornada que você se conecta com as sensações de prazer e, com isso, tem uma ocupação mental lúdica e útil para o momento.

Pesquisar, ver vídeos… tudo ajuda na imaginação!

Já viagens mais curtas criam essa expectativa que ajuda a passar os dias que antecedem o momento de forma mais leve. Isso acontece porque você vai organizando determinados pontos. Como, por exemplo, transferir os dias de trabalho, forçar a dieta para torna-la mais flexível durante o passeio, o que irá cozinhar, que jogos vai jogar, como vai estar o clima, que roupas vai levar para combinar, etc.

Desta forma, assim como adaptamos as amizades e o trabalho para o virtual, os viajantes podem voltar a fazer as pazes com o seu parceiro viagem.

Por Daniela Faertes. Maio de 2021.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Como subi no braço do Cristo Redentor

Como influenciadora digital oficial da Riotur fui convidada para um programa inédito no Rio: eu…

1 dia atrás

Onde passar o fim de ano perto do Rio

Onde passar o fim de ano perto do Rio. Tem opções para quem gosta de…

1 dia atrás

Chá da tarde na Casa Marambaia, hotel de luxo perto do Rio

Chá da tarde na Casa Marambaia, hotel de luxo perto do Rio. O Natal Presente…

3 dias atrás

5 novas séries imperdíveis para maratonar

5 novas séries imperdíveis para maratonar. Aliás, é preciso destacar que quatro delas são reboots…

4 dias atrás

Ritz Carlton South Beach: um dos melhores hotéis de luxo em Miami

Ritz Carlton South Beach: um dos melhores hotéis de luxo em Miami. Com localização estratégica,…

5 dias atrás

Mono, novo delivery japonês no Rio

Mono, novo delivery japonês no Rio. O projeto é de Marcel Nagayama - neto da…

6 dias atrás