Categorias: You Must Feel!

Por que planejar uma viagem faz bem para a saúde mental?

Se tem algo que a pandemia nos mostrou, foi que não temos o controle sobre tudo. No entanto, muitas pessoas relacionaram isso à impossibilidade total de administrar planos. Portanto, viajar para lugares distantes, o que sempre alimentou a imaginação da maioria, subiu ao pódio no quesito falta de previsibilidade. Mas será que precisa ser assim? Na coluna You Must Feel, a psicóloga Daniela Faertes conta por que planejar uma viagem faz bem para a saúde mental! Afinal, planejar é algo saudável que nos dá uma perspectiva otimista de futuro.

+Os benefícios da viagem ao nosso mundo interior
+A importância das férias

Planejar uma viagem faz bem!

Em períodos incertos, para além do “aproveite o momento” e do “viva o hoje”,  ter planos que sejam ampliados para possíveis cenários distintos pode ajudar a nos tranquilizar. Quem não fez nenhum planejamento para 2021 pode se sentir  “perdido”. Já quem fez um único pode estar “frustrado” com as circunstâncias. E quem fez planos para diferentes cenários deve estar com a sensação de mais “organizado”.

+Como manter a saúde mental durante a pandemia

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Uma pesquisa publicada no Journal of Hospitality and Tourism Management, em 2019, associou a antecipação pré-viagem à felicidade. Ou seja, ficamos significativamente mais felizes quando temos planos de viajar. Aliás, esse sentimento positivo pode ser até mais constante do que a viagem em si ou o pós-viagem.

Além disso, outro estudo feito pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, concluiu que o bem-estar e a felicidade de pessoas que têm uma viagem planejada são maiores do que aquelas que não têm. De fato, essa sensação sempre foi muito nítida nos viajantes. A ideia para não perdermos essa possibilidade é justamente o que fazemos em outros aspectos da vida: adaptação e planos flexíveis.

Viajar sem sair de casa

No planejamento de viagens mais distantes, por exemplo. Mesmo sem fazer reservas ou marcar voos, o simples fato de poder imaginar que tipo de passeio você vai fazer quando for possível, quem irá acompanhá-la, para qual clima e gastronomia vão degustar são alguns pontos que podem ajudar.

Uma sugestão é se entreter com sites, blogs, documentários e outras pesquisas. Sem gerar ansiedade, mas uma motivação que ajude a passar melhor por esses tempos difíceis. É nesta jornada que você se conecta com as sensações de prazer e, com isso, tem uma ocupação mental lúdica e útil para o momento.

Pesquisar, ver vídeos… tudo ajuda na imaginação!

Já viagens mais curtas criam essa expectativa que ajuda a passar os dias que antecedem o momento de forma mais leve. Isso acontece porque você vai organizando determinados pontos. Como, por exemplo, transferir os dias de trabalho, forçar a dieta para torna-la mais flexível durante o passeio, o que irá cozinhar, que jogos vai jogar, como vai estar o clima, que roupas vai levar para combinar, etc.

Desta forma, assim como adaptamos as amizades e o trabalho para o virtual, os viajantes podem voltar a fazer as pazes com o seu parceiro viagem.

Por Daniela Faertes. Maio de 2021.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Canopy Jardins – hotel da nova marca lifestyle da Hilton

Me hospedei outro dia no novíssimo Canopy Jardins- hotel da nova marca lifestyle da Hilton.…

10 horas atrás

Dia do Cinema Brasileiro: 7 filmes que geram discussão

19 de Junho é o Dia do Cinema Brasileiro, portanto, vamos celebrar a data na…

2 dias atrás

Dinner in the Sky: jantar nas alturas em SP

Nesse post iremos trazer uma dica para quem quer sair da rotina. Encarar um jantar…

3 dias atrás

5 hotéis de luxo na Serra Fluminense

Listamos os melhores hotéis da Serra Fluminense para viajar. Trazemos diversas dicas de gastronomia local,…

4 dias atrás

Roi Méditerranée: restaurante francês no CJ Shops

Roi Méditerranée: restaurante francês no CJ Shops, o luxuoso shopping nos Jardins. Com DNA carioca,…

5 dias atrás