Tato Giovanonni, Brasero Atlantico

Ano novo, drinque novo. Se o centenário do negroni chamou atenção para os sabores mais intensos e amargos em 2019, a próxima década chega mais suave, com coquetéis mais longos e com uma graduação menor de álcool. A ideia é aproveitar mais e melhor a noite, sem subir à cabeça. São os highballs, coquetéis com gelo, montados no copo, com destilado, carbonatado e uma dose de criatividade. Geralmente, uma dose de destilado, uma bebida gaseificada – que pode ser soda ou refrigerante artesanal – um ingrediente cítrico e outro doce. Ou seja, o suficiente para divertir o paladar sem muita invencionice. Portanto, vamos conferir os drinques de 2020, segundo os mixologistas? Saiba também os lugares imperdíveis para ver o pôr do sol no Rio, e se deleite com os menus de verão.

Reserve aqui seu hotel no Rio pelo menor preço

Os drinques de 2020, segundo mixologistas

Além disso, outra bossa que promete seduzir até mesmo os mais exigentes são gim tônicas, mojitos e outros drinques contemporâneos prontinhos para beber, em lata ou em garrafa, como a linha que Jessica Sanchez, do Vizinho Gastrobar, lança ainda nesse verão, a DistillRuptive.

– Você poder beber um drinque bem feito sem precisar ir a um bar e a preços acessíveis. É uma forma de tornar o consumo de coquetel mais democrático. A ideia é que as pessoas passem a consumir menos, com mais qualidade. – diz Jessica.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Veja as apostas dos mixologistas:

Tato Giovanonni, Brasero Atlantico

À frente do 3º melhor bar do mundo na lista The 50 Best Bars, o Floreria Atlantico, em Buenos Aires, Tato Giovanonni, aposta em coquetéis visualmente mais simples, porém não menos elaborados e ressalta a importância do contato direto com pequenos produtores locais em busca de ingredientes frescos e de qualidade.

– É a essência no lugar da aparência”, diz Tato, comandante do Brasero Atlantico, em São Conrado, que completa. – Insumos e ingredientes brasileiros ganham projeção na coquetelaria de toda a América Latina.

+ 7 bares na Dias Ferreira e arredores

+ Verão no Rio: novos programas para curtir a cidade

Sandra Mendes, SM Drinks

Menos com mais é o segredo, o verão – que dura quase o ano inteiro no Rio – pede isso. Os vermutes ainda têm lugar garantido nos copos, mas bebidos frescos ou com soda. Vinho do Porto com tônica também é uma pedida para sair da mesmice. Frutas brasileiras serão uma parte importante nas criações de Sandra ao longo de todo ano.

Jessica Sanchez, Vizinho Gastrobar

Drinques mais simples são uma tendência mundial, principalmente os com ingredientes gasosos. Eles acabam sendo mais leves pela própria composição, já que exigem uma quantidade maior de ingredientes não alcoólicos. Coquetéis prontos, em latas ou garrafas, são outra tendência forte, além de mostrar que é possível beber bem de forma prática e acessível.

Renato Tavares, Hub Eat & Drink

Versáteis e com poucos ingredientes, os highballs terão uma presença muito forte em 2020 nos bares. Como usam até quatro ingredientes, são fáceis de preparar e ao mesmo tempo permitem complexidade de sabores. É uma forma leve e agradável de consumir qualquer destilado e não exagerar.

+ Rio Star: a nova roda-gigante do Rio de Janeiro

+ Bares pequenos e charmosos para o verão no Rio 

+ Verão no Rio: novos programas para curtir a cidade

Igor Renovato, Garoa

Não tem jeito, o gim tônica e suas variações continuam no topo da lista para Igor Renovato, do Garoa. Para ele, o que que muda em 2020 é a forma de consumo, que passa a ser também on-tap e em latas e garrafas, com drinques prontos para serem consumidos.

Daniel Estevan, Nosso

Em 2020 teremos coquetéis mais criativos, com menos teor alcoólico sem abrir mão dos sabores. Os highballs com base de uísque são uma grande aposta, mesmo no Rio.

A receita de O sertanejo, de Renato Tavares (foto)

50ml de cachaça branca

100ml de soda artesanal de capim limão

20ml de suco de limão siciliano

15ml de redução de maxixe

Por Marcella Sobral. Janeiro 2020. 

Fotos: Rodrigo Azevedo, Divulgação, Fernanda Dias

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.