Os 12 anos do Bar da Dona Onça, em São Paulo

Há mais de 1 década o Centro de São Paulo passa por um feliz movimento de renovação da cena gastronômica e cultural. Janaína Rueda foi uma das precursoras desse movimento. Moradora da região, ela decidiu investir seu talento e suas melhores energias em um restaurante-bar que, podemos dizer assim, se tornou a pedra fundamental para tantos outros que viriam a partir dali. Os 12 anos do Bar da Dona Onça foram comemorados em grande estilo, e o You Must Go estava lá presente. Janaína recebeu clientes, amigos e todos os Orixás para celebrar seu próprio aniversário – e o do Bar – , em um evento que já é tradição há 9 anos, o chamado Águas de Janaína.

+Reserve AQUI o seu hotel em SP pelo melhor preço.

Águas de Janaína, no Bar da Dona Onça

12 anos do Bar da Dona Onça

Aos pés de um dos edifícios mais icônicos da cidade, o Copan, projetado na década de 50 pelo emblemático arquiteto Oscar Niemeyer, é no Bar da Dona Onça que você encontra as clássicas porções de boteco e pratos característicos da cozinha popular brasileira. Esposa do chef Jefferson Rueda, do aclamado A Casa do Porco, Janaína conta que o primeiro almoço servido ali “arrebentou” logo na primeira semana de abertura do Dona Onça. O nome, aliás, é uma homenagem à onça pintada, uma das paixões da cozinheira, como ela mesma prefere ser chamada. E até hoje as receitas servidas ali seguem sendo um sucesso.

+O que fazer no Carnaval de São Paulo
+Menus de verão nos Restaurantes de São Paulo

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

O cardápio

Na cozinha, Janaína faz sua alquimia em cozidos na panela de pressão, misturando histórias e ingredientes brasileiros. Se você que nos lê ainda não viveu a experiência de saborear um de seus pratos, programe-se para sentar em uma das disputadas mesas e provar a famosa e já consagrada “The Modernist Galinhada”. Depois de descansar de um dia para o outro em uma caprichada marinada, a galinha caipira do Dona Onça é cozida na pressão com um suculento caldo, acrescida de arroz ao dente. O toque final é a gema curada em mistura de saquê e soja fermentada que, ao ser rompida, esparrama e dá ainda mais cremosidade ao prato.

+Imakay, novo restaurante oriental em SP
+Banzeiro: restaurante de comida amazônica em SP

Arroz de galinha caipira com quiabo

O menu é dividido em ”arrozes”’, ”cozidos e assados”, ”em miúdos”, ”para chuchar no pão”, ”massas feitas aqui” e ”à minuta”. Ou seja, tem opções para todos os gostos.  Além disso, há também o Prato do Dia, onde a chef prepara pratos especiais para cada dia da semana. Ao cair da noite, a atmosfera à meia luz faz do Bar da Dona Onça um ambiente interessante para um jantar a dois. Além disso, a casa também oferece petiscos para beliscar, como, por exemplo, o bolinho de espinafre com arroz e queijo grana padano e a famosa coxinha de galinha caipira. Para acompanhar, vale escolher a versão do caju amigo feito com uma deliciosa compota da fruta e cachaça.

As coxinhas

O evento

Todo ano, a chef Janaína realiza o Águas para Janaína, em comemoração ao seu aniversário e do bar. Nesta edição, teve flores, água de cheiro, bateria da Vai-Vai e barracas servindo comidinhas como, por exemplo, moqueca, quiabada com camarão e a famosa feijoada da chef.

Bateria da Vai-Vai

Portanto, como diz a própria “Dona Onça”: “A partir de agora, e de todo o tempo em que permanecer aqui, seremos responsáveis pela sua felicidade”. Alguém duvida?

Por Carla Fiorito e Duda Vétere. Fevereiro 2020.

Fotos: Rogério Gomes e Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

The Venetian|Palazzo, maior complexo de luxo em Las Vegas

The Venetian|Palazzo, maior complexo de luxo em Las Vegas. Com inspiração veneziana, você consegue comer…

19 horas atrás

Os vencedores do Prêmio Veja Rio Comer&Beber 2021

Os vencedores do Prêmio Veja Rio Comer&Beber 2021. Em sua 25ª edição, a cerimônia aconteceu…

2 dias atrás

Novidades de Las Vegas

Novidades de Las Vegas. Os megahoteis são uma atração à parte, há restaurantes sensacionais, shoppings…

3 dias atrás

Greystone, novo hotel boutique em South Beach

Greystone, novo hotel boutique em South Beach. Aberto há um mês, tem ótima localização, quartos…

4 dias atrás

15 restaurantes em South Pointe, South Beach, Miami

Conheça 15 restaurantes em South Pointe, em Miami, uma área bem exclusiva de South Beach. …

5 dias atrás

O melhor hotel de Orlando: Four Seasons Walt Disney World Resort

O Four Seasons Walt Disney World Resort, é o melhor hotel de Orlando. Um hotel…

6 dias atrás