Carnaval pelo mundo: 5 cidades que também curtem a folia

Publicado por
Duda Vetere

A festa do Carnaval surgiu ainda na Antiguidade com o objetivo de celebrar os deuses pagãos e a natureza. Depois de muitos séculos, foi reconhecida pela Igreja Católica antes da Quaresma. Os bailes com máscaras e músicas foram criados na Europa, por volta do século XVII e tomaram conta de outros países também, assim como o Brasil. Portanto, durante esta época, a data é comemorada por algumas cidades do mundo, cada uma com as suas características. Vamos, então, conhecer como é o Carnaval pelo mundo? Listamos 5 cidades que também curtem a folia! Leia também como enfrentar a maratona do Carnaval e 5 dicas de maquiagem para o Carnaval.

+Reserve o seu hotel aqui com a gente pelo melhor preço.

+Fiilmes sobre viagem e gastronomia

Carnaval pelo mundo: 5 cidades que também curtem a folia

Colônia, Alemanha

A cidade de Colônia, na Alemanha, tem um dos carnavais mais famosos da Europa! É organizado um carnaval de rua, onde acontecem paralelamente bailes de carnaval, desfiles de blocos e carros alegóricos. O ponto alto do carnaval acontece na 2ª-feira das Rosas (Rosenmontag) com o desfile dos carros alegóricos pelas ruas do centro. E do alto dos carros alegóricos são lançados rosas, doces e balas para população. Ou seja, daí que vem o nome Rosenmontag.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Quando?
Até 26 de fevereiro.

+10 atrações em Berlim

Curaçao, Caribe

Esta colorida e animada ilha holandesa no Caribe também tem Carnaval! Que, aliás, é cheio de cores, ritmos, sabores caribenhos e praias paradisíacas. As ruas são tomadas pelos desfiles e ritmos, que agitam todas as idades, de crianças pequenas à idosos. Há dois principais desfiles no país: um deles é a Gran Marcha e o outro é a Marcha di Despedida do Carnaval, que acontece dois dias após o primeiro. Esses dois eventos contam com carros alegóricos, fantasias, cores e muita animação caribenha.

Quando?
Até 25 de Fevereiro.

+Top 5 praias em Curaçao

Willemstad, o centro colorido de Curaçao

New Orleans, EUA

O Carnaval em New Orleans é um dos mais famosos do mundo! O Mardi Gras começa 11 dias antes da terça feira gorda e conta com 50 desfiles em lugares e horários diferentes. Todo mundo se fantasia e cada parada tem um tema, que é contado através do desfile com carros alegóricos, assim como acontece no nosso Carnaval. A única diferença é que não há competição entre eles. Além das fantasias, é claro, a marca registrada do Mardi Gras são as máscaras de gesso e os colares de contas. Ao longo dos desfiles, estes colares são jogados para os foliões. Outra tradição do Carnaval são as cores: roxo, verde e dourado, que simbolizam justiça, a fé e o poder, respectivamente.

+5 bares em New Orleans
+O que fazer em New Orleans

Desfiles no Mardi Gras

Além disso, vale muito uma ida ao “barracão das escolas de samba” locais. O Mardi Gras World fica à beira do Rio Mississipi e é aberto à visitação diariamente, onde o visitante faz um tour pelo barracão, assiste a um filme que explica como é o Carnaval e aprende como são feitos os carros alegóricos e os bonecos gigantes. A técnica é bem parecida com a nossa, apesar de ser tudo em menor escala. Aliás, dá para conhecer um pouco mais do Carnaval de New Orleans e entrar no clima do Mardi Gras no nosso vídeo! Aproveite e se inscreva no nosso canal do Youtube:

Quando? 
Até 25 de Fevereiro.

Nice, França

O primeiro registro do carnaval em Nice é de 1294, quando Charles d’Anjou, um conde da Provence, passou vários dias em Nice em uma atmosfera de carnaval. Mas foi em 1873, no entanto, que o carnaval tornou-se um evento oficial. Ao todo são seis desfiles de carnaval, 17 carros alegóricos e milhares de dançarinos e músicos de todo o mundo! Ou seja, o Carnaval em Nice, que dura 2 semanas, é uma festa vibrante, repleta de herança cultural. Neste ano, no 136º Carnaval, o tema é ”King of Fashion” (Rei da Moda, em português). Uma parada imperdível é a Batalha de Flores (Bataille de Fleurs) onde centenas de flores são jogadas para a multidão por pessoas fantasiadas nos carros alegóricos. Dizem que quem pega o buquê tem sorte para toda a vida!

Quando?
Até 29 de fevereiro

+Roteiro pela Riviera Francesa

A orla de Nice

Veneza, Itália

Last but not least, o Carnevale di Venezia certamente não poderia faltar na nossa lista. Romântico e misterioso, é um carnaval feito de máscaras e fantasias suntuosas, que representam os nobres dos séculos XVII e XVIII, assim como os pierrôs, colombinas e arlequins, personagens representados pela Commedia Dell’Arte. Nos dias de Carnaval, multidões se reúnem na Piazza San Marco e os mascarados tomam as ruas da cidade. Portanto, qualquer pessoa pode vestir sua fantasia, ou somente uma máscara, e participar! As fantasias mais adotadas são as típicas Venezianas do século XVIII, com a máscara de papel machê, vestido de manga longa, com capa e meia grossa, afinal, estamos no inverno europeu.

Durante a folia, acontecem diversos eventos típicos ao ar livre, como, por exemplo, a Festa delle Marie, um desfile com 12 mulheres venezianas que disputam o título de “a Maria mais bela”. Todo o percurso é animado por artistas de rua e performances de vários tipos.

Quando?
Até 25 de fevereiro

Texto e fotos por Renata Araújo e Duda Vétere. Fevereiro 2020.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 dia atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

2 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

3 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

4 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

5 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

6 dias atrás