A Grand Central Terminal é um dos grandes símbolos de Nova York, junto com o Central Park, Times Square e a Estátua da Liberdade. A icônica estação fica no cruzamento da E 42nd Street com a Park Avenue, e é considerada o maior terminal de trens do mundo: são 44 plataformas e 67 linhas ferroviárias. Por lá passam diariamente 750 mil pessoas! ?
Estação Central de NY
Com belo e grandioso projeto arquitetônico, ela foi inaugurada em 1903 com o nome de “Grand Central Station”. Só a partir de 1913 passou oficialmente a ser chamada de “Gran Central Terminal”, pois Gran Central Station é o nome da estação de correios que fica próximo ao terminal.
A estação de metrô mais cara do mundo
Fazer uma visita à Grand Central é programa obrigatório em Nova York. Seja pelos 35 restaurantes, ou pelas 68 lojas – incluindo uma filial da Apple, que tem vista para o Main Course, e da luxuosa joalheria Tiffany&Co. Uma joalheria dentro de uma estação de trem? Só mesmo em NYC.. Conheça também o mercado, Grand Central Market, um dos mais interessantes da cidade, com mais de 160 tipos de frutos do mar e 400 tipos de queijos, além de carnes e pães variados.
Loja da Tiffany
É na Grand Central Terminal que fica o Oyster Bar, um clássico de frutos do mar, aberto em 1913. Sem dúvidas os maiores destaques da estação são o lindíssimo relógio Booth Clock com quatro faces, que fica acima do balcão de informações e tem valor estimado de 10 a 20 milhões de dólares, e o teto com pinturas astronômicas, do artista Paul Helleu, com constelações pintadas de cabeça para baixo. Muito se especulou que esse fato tenha sido um descuido do pintor, mas o historiador Matt Postal tem outra explicação: “Está baseada em um mapa do Renascimento italiano que foi desenhado como se Deus estivesse olhando para baixo e por isso está ao revés .”
Oyster Bar
No cinema, muitas cenas clássicas foram rodadas em seu interior: o tiroteio protagonizado por Kevin Costner em “Os Intocáveis” (1987), em “ Fuga da Meia- Noite” (1988) a viagem começa no terminal, a cena do baile de “ O Rei Pescador” (1991) passa-se na estação e a Grande Central já foi até destruída em “Os Vingadores” (2012).
Mercado Gourmet do Plaza, em NY
Ótima dica de restaurante
– A bandeira americana foi hasteada dentro do prédio após os ataques de 11 de Setembro (9/11).
– Perto do Oyster Bar fica a Whispering Gallery. Os arcos de cerâmica fazem com que um sussurro do outro lado da galeria soe como um grito. Para fazer o teste, fique em um dos cantos e peça para outra pessoa ficar em outro, sussurrando para a parede. É impressionante o que se ouve!
– Ainda há uma plataforma secreta (61) que leva diretamente ao Waldorf-Astoria Hotel. Ela era usada para que o presidente Franklin Roosevelt pudesse escapar dos jornalistas.
Estando hospedado na região de Midtown, com certeza a Grand Central será cenário constante na sua viagem. Razões não faltam para visitá-la!
Nossa editora Renata Araújo
Por Renata Araújo e Mariane Serra, do @viajar.eh.food
Fotos: Renata Araújo
Janeiro de 2018
Restaurante do Hotel The Pierre, em NY
Hotel residência em NY perto do Central Park
Jantar no Hotel Plaza Athenée NY
5 cidades que vale conhecer nos EUA
De fato, o turismo voltou com gás total! E a fervilhante NYC está repleta de…
Biltmore Miami: clássico hotel de luxo em Coral Gables.
El Cielo: restaurante estrelado em Miami. Tive uma experiência fantástica no restaurante comandado pelo chef…
O Swan Reserve foi inaugurado há pouquíssimo tempo e faz parte do complexo Swan and…
Achados e perdidos nos Aeroportos: como evitar perder algo
Cada vez mais, os gastrobares vêm atraindo a atenção dos clientes! A combinação de ambiente…