Eventos de vinho no Rio: Wine&Food e Vinhos de Portugal

Estamos no mês do inverno e foi dada a largada para a temporada de festivais e eventos de vinho no Rio de Janeiro. Na 11ª edição do Rio Wine and Food, serão 10 dias de atrações, entre 6 e 16 de junho, em diferentes pontos da cidade, com degustações, workshops e até Wine Bus. Já o Vinhos de Portugal, também em sua 11ª edição, traz os melhores rótulos portugueses para o Jockey Club, de 7 a 9 de junho. No próximo fim de semana, 13 a 15, é a vez de São Paulo receber o maior evento de vinhos portugueses do Brasil.

Se está com planos de vir ao Rio de Janeiro, aproveite para ler nossa seleção de hotéis na cidade. E não se esqueça de reservar pelo Booking, nosso site parceiro.

Rio Wine & Food Festival

Com curadoria dos experts Marcelo Copello e Sérgio Queiroz, o evento é um verdadeiro festival enogastronômico. São 10 dias de programação, de 6 a 16 de junho, com masterclasses, jantares harmonizados, tour de ônibus com degustação, e a tradicional feira de vinhos no último fim de semana. A abertura, no dia 6, é em grande estilo no Belmond Copacabana Palace, com a “Trade Show de Vinhos” no Salão de Leitura e três masterclasses ao longo da tarde (as chilena Montgras e Gandolini, e a brasileira Miolo). A feira, de 15h30 às 19h30, reúne produtores de vinho, que vão por à prova rótulos do Brasil, França, Portugal, Espanha, Argentina e Chile.

Claro que o queridinho do público, Wine Bus, está presente em mais uma edição! de volta nesta edição. No dia 8, o ônibus panorâmico de dois andares, circula pelas orlas de Leblon, Ipanema,
Copacabana e Lagoa, com direito a parada na Urca para fotos. Tudo isso com degustações a bordo, com vinhos escolhidos em parceria com a ViniPortugal. Entre alguns rótulos que estarão presente, por exemplo, estão os tintos alentejanos Esporão Monte Velho Reserva e Marquês de Borba. Os horários de saída são 11h30, 14h30 e 17h. Ingressos online.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

eventos de vinho no rio de janeiro
O Wine Bus, queridinho

Vinho e Gastronomia

Também no dia 8, de 17h às 18h30, a Le Cordon Bleu, maior escola de gastronomia do mundo, vai oferecer em sua cozinha o workshop de Boeuf Bourguignonne (R$160 por pessoa). São apenas 30 ingressos disponíveis para a aula e a degustação do prato, um preparado lento de carne tenra e vinho tinto, com apresentação do chef Yann Kamps e participação do novo embaixador da escola, Marcelo Copello. Ingressos online.

Já no ultimo fim de semana do festival, nos dias 14, 15 e 16, o Village Mall, na Barra da Tijuca, vai receber a “Let’s Wine”. De 16h30 às 22h, a feira permite que o participante visite cada stand provando vinhos de diversos países e regiões. Além disso, há também uma série de quitutes e petiscos de endereços gastronômicos do Rio. Entre os expositores, por exemplo, estão GRK Products, Wine Concept, Vinícola Garibaldi, Santa Rita e Importadora Casa Flora, entre outros. O ingresso do 1º lote (R$90) dá direto a taça na cor da sua escolha (mediante disponibilidade), com a 1ª dose de vinho (120ml).

Aproveite para ler também

Vinhos de Portugal

O badalado evento de vinhos portugueses acontece dos dias 7 a 8 de junho no Jockey Club, com mais de 90 produtores e quase 800 rótulos. O espaço se divide em três áreas: o salão de degustação, que aproxima produtores e enólogos, as provas, guiadas por especialistas e profissionais de destaque no setor, e a área de convivência, com entrada gratuita, onde ficam a área gastronômica, loja de vinhos e as atividades para o público geral, como bate-papos.

Maior evento de vinhos portugueses
Evento de vinho no Jockey Club

No salão de degustação, o intuito é incentivar o conhecimento e aprendizado sobre vinhos através da experimentação. Estarão disponíveis rótulos das mais variadas regiões como, por exemplo, Alentejo Beira Interior, Dão, Lisboa, Península de Setúbal, Porto e Douro. Já na sala de provas, serão conduzidas 16 provas, por aproximadamente uma hora. Entre os profissionais do segmento, estão o Master of Wine brasileiro, Dirceu Vianna Júnior, e a sommelière do restaurante Oro, com uma estrela Michelin, Cecília Aldaz.

Enquanto isso, na área de convivência, a programação inclui bate-papos descontraídos sobre histórias e encontros proporcionados pelos vinhos, em uma conversa chamada “Tomar um Copo”. Entre os convidados estão personalidades brasileiras, enólogos, produtores e críticos. Além disso, o espaço conta ainda com wine bar, loja de vinhos, opções gastronômicas e stands. No próximo fim de semana, de 13 a 15, o evento também acontece em São Paulo, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal), Parque Ibirapuera.

Ingressos disponíveis no site.

Portanto, já anota na agenda estes dois eventos de vinho no Rio de Janeiro, e que certamente prometem!

Junho de 2024.
Fotos: Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: