Onde comer no Porto: 12 bares e restaurantes

De uns anos para cá, Portugal se transformou. É como se o país tivesse sido redescoberto. Só nos primeiros sete meses de 2022, Portugal recebeu mais de 14,2 milhões de turistas estrangeiros. E assim como Lisboa, o Porto está em ebulição. Dezenas de hotéis foram abertos e restaurantes inaugurados. Portanto, se você quer saber onde comer no Porto, está no post certo! Fizemos uma seleção de 12 bares e restaurantes aprovados pelo YMG!, dividido por regiões. Certamente merecem entrar na sua lista.

Aproveite para ler também:

?Reserve o seu hotel em Portugal aqui pelo melhor preço.

Onde comer no Porto

Baixa do Porto – Centro

A Brasileira

Aberto desde 1903, é um dos mais icônicos cafés do Porto e naturalmente super turístico. Era lá que vendiam café a peso, de lotes especiais importados do Brasil, além de ser ponto de encontro de artistas, políticos, escritores bem como jornalistas da época. Localizado dentro do hotel Pestana, em um prédio histórico, por fim, vale para tomar um bebida quente, um chope ou ainda fazer um lanche fora de hora. Certamente uma excelente sugestão de onde comer no Porto!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

End: R. do Bonjardim 116

A Manteigaria

Padaria original de Lisboa no centro do Porto que é um sucesso! Ou seja, por 1 euro você come provavelmente o melhor pastel de nata da cidade. Além disso, há duas unidades: uma dentro do Café da Delta e outra perto dos clérigos.

End: R. de Alexandre Braga 24

Le Monument

Restaurante com uma estrela Michelin do Le Monumental Palace, comandado pelo chef francês Julien Montbabut. Com ambiente elegante bem como bom espaço entre as mesas, o chef utiliza todo seu know how francês para valorizar as delícias portuguesas. Além disso, há o cardápio enxuto à la carte e também algumas opções de menu degustação, harmonizados ou não.

End: Av. dos Aliados 151

The Royal Cocktail Club

Charmoso bar de drinques, com decoração contemporânea e balcão todo em mármore. Além disso, conta com clima intimista, tem excelentes coquetéis.

End: Rua da Fábrica 105

Onde comer no Porto

Vogue Café

Restaurante do Infante Sagres, um dos primeiros hotéis de luxo de Portugal. Um espaço elegante, com direito à mesas ao ar livre. Além disso, presente em Dubai, Moscou Bangcoc, o Vogue Café do Porto é o único da Península Ibérica. Enquanto isso, no menu, uma fusão das cozinhas portuguesa e internacional, aprovado pela renomada editora Condé Nast. Além disso, ele conta ainda com um belo bar e uma lojinha. 

End: R. de Avis 10

Foz

Habitat – Terra e Fogo

Ótima opção para quem está em busca de saladas e sanduíches bem elaborados. No bairro da Foz, em uma antiga casa de dois andares, o Habitat é famoso pelo seu brunch, tem ambiente aconchegante bem como uma linda vista para o rio Douro e mesas na calçada durante o verão. No menu, que oferece focaccias bem como tapas, também estão presentes carnes e frutos do mar. Enquanto isso, na ala das bebidas, vinhos, drinques autorais e sucos variados.

End: R. do Passeio Alegre nº 350

Ichiban

Que tal experimentar um restaurante japonês para dar uma variada na culinária portuguesa? O Ichiban é considerado um dos melhores japoneses no Porto, comandado pelo chef Masaki Onichi. O ambiente é descontraído, e a decoração despojada, enquanto os peixes saem fresquíssimos do balcão.

End: Av. do Brasil 454

Matosinhos

Casa de Chá da Boa Nova

Certamente um dos melhores restaurantes do Porto quando se trata de alta gastronomia. Junto ao Farol de Leça, a freguesia de Matosinhos, fica em uma deslumbrante casa projetada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. Aliás, a vista é estonteante e a comida excepcional! Além disso, conta com menu degustação ou pratos à la carte. Ou seja, separe umas boas horas do seu dia para viver esta experiência única no Porto, comandada pelo renomado chef Rui Paula. Ou seja, um dos poucos restaurantes com duas estrelas Michelin na cidade, que apresenta uma comida autoral focada em frutos do mar.

End: Av. Liberdade 1681

O Gaveto

Fundada em 1984, a marisqueria oferece a tradicional comida do Porto e do Norte de Portugal. Ou seja, pode esperar por frutos do mar frescos e arrozes molhadinhos sensacionais. O de marisco, aliás, é espetacular. Reformado recentemente, o ambiente é confortável enquanto o atendimento é super gentil! Certamente uma ótima dica de onde comer em Porto!

End: R. Roberto Ivens 826

Os Lusíadas

Mais um restaurante tradicional em Matosinhos, já na terceira geração da família. Refinado, a especialidade da casa são os mariscos variados bem como os peixes fresquíssimos. Enquanto isso, com serviço excepcional, tem decoração inspirada no livro d´Os Lusíadas e ambiente espaçoso, com uma vitrine de frutos do mar. Além disso, o restaurante conta também com uma consistente carta de vinhos.

End: Rua de Tomaz Ribeiro 257

Ribeira

Sagardi

Para variar da comida portuguesa, este é um gastrobar espanhol muito simpático na zona da Ribeira. Portanto, no menu, elaborado pelo chef Iñaki López de Viñaspre, legítima comida basca com tapas variadas, peixes frescos e legumes que vêm direto da horta.

End: R. de São João 54

Taberna dos Mercadores

Um segredo muito bem escondido que vale ser desvendado. Restaurante tradicional e familiar, conta apenas com oito mesas. Portanto, reservas são imprescindíveis! Com excelente gastronomia portuguesa, especialmente do centro e norte do país, o ambiente é acolhedor enquanto a comida sensacional.

End: R. dos Mercadores 36

Onde ficar no Porto

  • Infante Sagres: fundado em 1951 e com cinco estrelas, o hotel foi um dos primeiros hotéis de luxo de Portugal e leva o selo Small Luxury Hotels. São 85 quartos e suítes divididos em oito categorias. O Vogue Café abre para almoço e jantar. Por fim, o hotel tem ainda um agradável espaço ao ar livre, com direito à espreguiçadeiras e uma pequena piscina.
  • Pestana Palácio do Freixo: verdadeiro palácio construído em 1742 transformado em hotel de luxo do grupo Pestana e com o selo Leading Hotels of the World, associação que representa mais de 300 hotéis de luxo pelo mundo. Por fim, vale experimentar o restaurante, o bar ou o spa, com vista fenomenal para o Rio Douro.
  • Maison Albar Le Monumental: o hotel, que leva o selo The Leading Hotels of the World, fica em um prédio de 1925, que passou por uma reforma de 30 milhões de euros antes de ser inaugurado, no fim de 2018. O tradicional café de 1930 dá nome a este magnífico hotel, com direito à spa bem como restaurante gastronômico, comandado pelo estrelado chef francês Julien Montbabut.
  • The Yeatman: situado na zona histórica da cidade, onde estão as mais antigas caves de Vinho do Porto, o hotel fica numa colina belíssima, com vistas deslumbrantes para o Porto. Além disso, conta com o selo Relais & Châteaux, são 109 quartos e suítes decorados com itens de uma vinícola portuguesa (e leva o nome dessa vinícola) e todos contam com vistas panorâmicas para a cidade.
  • Vila Foz: Com o selo Design Hotels, o Vila Foz fica no bairro homônimo e residencial no Porto, em frente à praia. Em um verdadeiro palacete, com ambientes modernizados e acolhedores. Além disso, o restaurante é estrelado e assinado pelo chef Arnaldo Azevedo.

A jornalista viajou conectada com o chip do Omeuchip e assegurada pela GTA.

Texto e fotos por Renata Araújo. Outubro 2019. Atualizado em Janeiro de 2023.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!