Melhores restaurantes do mundo: 50 Best 2024 em Las Vegas

Falo com vocês diretamente de Las Vegas, onde aconteceu uma das mais relevantes premiações da gastronomia mundial, o The World’s 50 Best Restaurants, e que tive a oportunidade de acompanhar pessoalmente. O evento de gala aconteceu no hotel Wynn e contou com 1.200 participantes. O espanhol Disfrutar foi eleito o melhor restaurante do mundo, e se você segue o You Must Go!, já viu que tive uma experiência realmente fora de série por lá, quando estive em Barcelona. Emocionados, os chefs catalães Mateu Casañas, Oriol Castro y Eduard Xatruch, agradeceram o apoio da família e o trabalho árduo da equipe diariamente. E a Espanha veio com tudo entre os melhores restaurantes do mundo: o 2º lugar foi para o Asador Etxebarrí, que fica entre Bilbao e San Sebastian, e o 4º, para o Diverxo, em Madri, do ousado chef Dabiz Muñoz, que traz uma gastronomia sofisticada e criativa.

Já o 3º lugar foi para o Table by Bruno Verjus, em Paris, que também tive a chance de conhecer. E o Brasil está na lista, representado pela A Casa do Porco (SP), na 27ª posição, dos chefs Jefferson Rueda e Janaína Torres, e o carioca Oteque, de Alberto Landgraf, na 37ª. Além disso, Janaína ganhou também o prêmio de Melhor chef mulher do mundo, enquanto o carioca João Diamante venceu na categoria Campeões da Mudança, pelo seu projeto social “Diamantes na Cozinha”.

Os melhores restaurantes do mundo

Criado há 22 anos, o Prêmio 50 Best Restaurants é considerado o “Oscar da Gastronomia”, e certamente um dos eventos mais aguardados e prestigiados do setor. Todo ano, a academia, com cerca de 1.080 jurados pelo mundo, reconhece os melhores restaurantes ao redor do globo, destacando a excelência culinária e a inovação gastronômica.

A noite da grande premiação começou com um coquetel super elegante, black tie, em um dos salões do hotel Wynn, com bufê do hotel e ativação de vários patrocinadores, como, por exemplo, San Pelllegrino, Gin Mare, Jamon Serrano, Café Illy, Tequila Ocho, entre outros. Uma banda de música em estilo vintage, com vocalistas, deu o tom de animação apropriado ao ambiente.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

A lista do 50 Best

Fechando o top 5, está o peruano Maido, de Lima, considerado o melhor restaurante da América do Sul. Em 6º lugar, está o Atomix, em Nova York, também eleito o Melhor da América do Norte, enquanto o Quintonil, na Cidade do México, ocupa o 7º. O Alchemist, em Copenhagen, na Dinamarca, garantiu o 8º lugar, seguido do Gaggan, em Bangkok, na Tailândia, eleito também o melhor restaurante da Ásia. Na 10° posição está o restaurante de carnes Don Julio, em Buenos Aires, na Argentina.

O também peruano Central, dos chefs Virgilio Martínez e Pía Leon, liderou o ranking no ano passado, e em 2024 entra para o seleto grupo “Best of the Best”, uma galeria de ícones da gastronomia. Afinal, de acordo com as regras do prêmio, o 1º lugar não pode mais ser repetido. Ah, e o Central é o primeiro fora da Europa e Estados Unidos a integrar esta lista.

Central

Prêmios Especiais do 50 Best

Antes da premiação oficial, ao longo do ano são revelados alguns prêmios especiais, e dois chefs brasileiros saíram vitoriosos. A chef Janaína Torres, d’A Casa do Porco e Bar da Dona Onça, foi considerada a Melhor Chef Mulher do Mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants. Ativista, sommelier e chef, Janaína foi uma das precursoras do movimento de renovação da cena gastronômica e cultural do Centro de SP, e se tornou uma figura de destaque na cena culinária da cidade brasileira. Reconhecimento mais do que merecido!

Já o chef e empreendedor social carioca, João Diamante, venceu o prêmio Champions of Change (Campeões da Mudança), pelo seu projeto social Diamantes na Cozinha. Fundado em 2016, o programa utiliza a formação profissional em gastronomia como ferramenta de inclusão, e já impactou mais de 3 mil pessoas. Aliás, é a primeira vez que um chef brasileiro é contemplado pelo prêmio nesta categoria.

A animada After Party aconteceu no beach club do hotel Wynn. Chefs, empresários, jornalistas e profissionais da industria, confraternizaram durante a noite.

Os eventos paralelos

Alguns dias antes, aconteceu o 50 Best Talks, onde profissionais da indústria dão palestras, contando experiências próprias sobre seus negócios. Entre os participantes desta edição, estavam o chef nova-iorquino Kwame Onwuachi, o chef pioneiro à base de plantas Daniel Humm e a pesquisadora culinária Malena Martínez.

Além disso, tive o privilégio de ser a única jornalista brasileira convidada para o glamuroso jantar de imprensa, em que sete chefes premiados cozinharam em um cenário digno de filme, com uma longa mesa ornada com belos arranjos de flores e lugares personalizados, no hotel Venetia. Thomas Keller, Olivier Dubreuil, Wolfgang Punk, entre outros, apresentaram suas criações fora de série na noite batizada de La Dolce Vita.

De fato, foi uma honra poder participar destes dias de confraternização em prol da gastronomia, em que chefs do mundo inteiro se reencontraram, trocaram ideias e comemoraram seus títulos.

Para conferir a lista completa dos melhores restaurantes do mundo, clique aqui.

Por Renata Araújo. Junho de 2024.

Fotos: Renata Araújo e Divulgação (Camila Almeida)

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!