El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon

Polêmicas à parte, fui conhecer El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon. Para quem não sabe, o dono, foi acusado de destratar uns clientes que passaram muito tempo sem consumir. Mas na noite em que conheci o bar/restaurante, não vi nada de anormal e diga-se de passagem, adorei o lugar. Nuno Almeia – o próprio El Gordo – é uma figura simpática e excêntrica.

El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon

Conhecido e querido em Trancoso – onde também é um hotel – e com matriz em Lisboa (no boêmio Bairro Alto),  terra dos donos (pai e filho) o restaurante é bem pitoresco, com uma decoração típica das tascas portuguesas e bem divertida, com vários penduricalhos nas paredes: recortes de jornais e revistas,  flâmulas de times de futebol, brinquedos pendurados no teto e por aí vai. Tudo trazido de Portugal, (em 86 caixas) ora pois! De brasileiros, só as cadeiras e mesas, vindos de Tiradentes, MG.

El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon

No cardápio, cerca de 90 tapas variadas, quase todas portuguesas, como embutidos, favas guisadas, chorizos mistos, curry de goa de frango e cordeiro (considerado o melhor do mundo), açordas de lagostas e pata negra cinco estrelas. Destaque para os croquetes – de vitela e da pato e para o polvo frito com azeite e alho.

El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon

El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon

A carta de vinhos, com quase 200 rótulos disponíveis – entre portugueses (80%), espanhóis (15%) e 5% do resto do mundo – divide as atenções com uma seleção rigorosa de cervejas, apenas cinco entraram no cardápio: as brasileiras Tijuca e Cerpa, as espanholas Inédit e 1906 e a portuguesa Super Bock. Além disso, há sangrias – servidas com pau de canela vindo da Bahia –  e versões com vinho tinto, branco, rosé e verde, além de espumantes e champagne – servidas em jarras de estilo clássico português.

El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon

El Gordo é o tipo de lugar que às vezes a gente sente falta no Rio, essa mistura de bar e restaurante, onde a gente vai comendo devagarinho, um tapa aqui e outro ali, sempre para dividir e faz com que a noite fique bem mais divertida.

Endereço:

Av.General San Martin – 1219, Leblon – Rio de Janeiro

Por Renata Araujo

Fotos: Renata Araujo e Divulgação

Agosto de 2015.

Leia mais:

Lançamento das Cervejas Aprazível

Empório Gourmet chega ao Leblon

Rio Exclusive, agência imobiliária de luxo

Renata Araujo faz palestra sobre viagem

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!