El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon

Polêmicas à parte, fui conhecer El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon. Para quem não sabe, o dono, foi acusado de destratar uns clientes que passaram muito tempo sem consumir. Mas na noite em que conheci o bar/restaurante, não vi nada de anormal e diga-se de passagem, adorei o lugar. Nuno Almeia – o próprio El Gordo – é uma figura simpática e excêntrica.

El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon

Conhecido e querido em Trancoso – onde também é um hotel – e com matriz em Lisboa (no boêmio Bairro Alto),  terra dos donos (pai e filho) o restaurante é bem pitoresco, com uma decoração típica das tascas portuguesas e bem divertida, com vários penduricalhos nas paredes: recortes de jornais e revistas,  flâmulas de times de futebol, brinquedos pendurados no teto e por aí vai. Tudo trazido de Portugal, (em 86 caixas) ora pois! De brasileiros, só as cadeiras e mesas, vindos de Tiradentes, MG.

El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon

El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon

No cardápio, cerca de 90 tapas variadas, quase todas portuguesas, como embutidos, favas guisadas, chorizos mistos, curry de goa de frango e cordeiro (considerado o melhor do mundo), açordas de lagostas e pata negra cinco estrelas. Destaque para os croquetes – de vitela e da pato e para o polvo frito com azeite e alho.

El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon

El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon

A carta de vinhos, com quase 200 rótulos disponíveis – entre portugueses (80%), espanhóis (15%) e 5% do resto do mundo – divide as atenções com uma seleção rigorosa de cervejas, apenas cinco entraram no cardápio: as brasileiras Tijuca e Cerpa, as espanholas Inédit e 1906 e a portuguesa Super Bock. Além disso, há sangrias – servidas com pau de canela vindo da Bahia –  e versões com vinho tinto, branco, rosé e verde, além de espumantes e champagne – servidas em jarras de estilo clássico português.

El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon

El Gordo é o tipo de lugar que às vezes a gente sente falta no Rio, essa mistura de bar e restaurante, onde a gente vai comendo devagarinho, um tapa aqui e outro ali, sempre para dividir e faz com que a noite fique bem mais divertida.

Endereço:

Av.General San Martin – 1219, Leblon – Rio de Janeiro

Por Renata Araujo

Fotos: Renata Araujo e Divulgação

Agosto de 2015.

Leia mais:

Lançamento das Cervejas Aprazível

Empório Gourmet chega ao Leblon

Rio Exclusive, agência imobiliária de luxo

Renata Araujo faz palestra sobre viagem

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.