Turismo de Luxo

Cruzeiro de luxo pelo Mediterrâneo e Norte da África: Swan Hellenic

Publicado por
Renata Araujo

Embarquei no Swan Hellenic Diana, um cruzeiro de luxo pelo Mediterrâneo e Norte da África, de apenas 120 passageiros. A viagem começou em Lisboa e terminou em Palermo, na Itália. Foi um roteiro exótico com passagem por lugares que poucos brasileiros conhecem, como por exemplo, Tunísia e Argélia. Com um serviço pra lá de exclusivo e uma tripulação extremamente atenta às necessidades dos passageiros, o navio de luxo conta com ambientes extremamente elegantes, com design escandinavo e vários espaços ao ar livre, além de uma bela piscina e spa de alto nível. Além disso, a gastronomia é um dos pontos fortes, tanto na qualidade, como na variedade dos pratos, além dos horários bem flexíveis! Saí encantada por essa aventura em alto mar de extremo conforto e elegância. Portanto, leia o post até o final para ver como foi minha viagem pelo Mediterrâneo e Norte da África durante o verão.

Aproveite para ler também:

Se estiver planejando sua viagem, aproveite para reservar seu hotel aqui com o Booking, nosso parceiro!

Swan Hellenic Diana

A cia britânica tem uma história de 70 anos e retomou suas operações recentemente. Portanto, a frota está novinha em folha! O Swan Hellenic faz itinerários diversos e o seu mais disputado é para Antártida, já que se trata de um cruzeiro de expedição. Porém, o roteiro “Mediterrâneo e Norte da África – mistérios dos Cartas e Mouros” me chamou a atenção e preferi enfrentar o calor europeu ao frio do Polo Sul. Construídos no estaleiro de Helsinque, os navios de expedição combinam a mais recente tecnologia da classe de gelo polar com interiores sofisticados. É como se você estivesse em um hotel boutique elegante e contemporâneo, com direito a passeios incluídos em cada parada.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Uma viagem incrível no Swan Hellenic
Um dos decks do SH Diana
De fato, um cruzeiro de luxo fantástico
Entardecer a bordo do navio
Ambientes elegantes

As cabines do cruzeiro de expedição

A capacidade do Swan Hellenic Diana é de 190 passageiros, ou seja, são 96 cabines e suítes, sendo que a tripulação chega a 150. As cabines são práticas e chiques, espaçosas e bem planejadas, com banheiros de tamanho generoso e vistas panorâmicas dos incríveis destinos que visitamos. A minha, com varanda, tinha 28m² o que atendeu perfeitamente a mim e meu marido. Além disso, uma das coisas que mais me impressionou durante o cruzeiro de luxo pelo Mediterrâneo foi o silêncio!! Tanto nos corredores quando nos anúncios sonoros: poucos e essenciais.

Minha cabine no Swan Hellenic
Um sofá com vista para o mar
Mesa de trabalho com TV, cafeteira e frigobar
Diversos armários
O meu banheiro
Por dentro do armário
A varanda da minha cabine!
Garrafinha para os hóspedes

O roteiro pelo Mediterrâneo e Norte da África – primeira parada: Algarve

Nossa viagem começou na ensolarada Lisboa e a primeira parada foi em uma das praias mais disputadas do Algarve, Portimão, de fato uma paisagem exuberante que me conquistou por inteiro. Decidimos não participar da excursão e pegamos o transfer oferecido pelo navio. (Outra coisa que achei formidável, sempre há esta opção). Foi a melhor decisão, já que passamos o dia de verão em na deliciosa praia da Rocha, mergulhamos, caminhamos e almoçamos à beira-mar.

As rochas da Praia de Portimão
Renata Araújo na paisagem exuberante da praia
Badalada praia no Algarve
Vista incrível

A segunda parada foi na calorenta Sevilha, onde chegamos através do único rio navegável da Espanha. De fato um destino que não recomendamos visitar no verão mas valeu cada segundo ter retornado à capital da Andaluzia e quarta maior cidade do país. Ela tem uma das mais esplêndidas Plazas de España da Europa além da mais antiga Plaza de Toros do país.

A belíssima Plaza de España
Arquitetura incrível da Catedral
Real Alcazár Sevilha
Os belíssimos jardins do Real Alcazar
Chegando em Sevilla

Da Espanha para o Marrocos – cruzeiro de luxo pelo Mediterrâneo

De Sevilha chegamos à Tânger e nos emocionamos ao passar pelo estreito de Gibraltar, a passagem de água estreita que separa a Europa da África. Entre o sul da Espanha e o norte do Marrocos, o estreito liga o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico e claro que a típica foto com a plaquinha tinha que rolar. Tanger é uma mistura de África ocidentalizada com a Espanha Moura, um mercado de lendas de vários lados do mundo. Portanto, fizemos o passeio guiado em Tânger oferecido pelo Swan Hellenic, cruzeiro de expedição e vimos as principais atrações da cidade marroquina do noroeste da África.

Renata Araújo em Tânger
A linda vista
Pelas ruas de Tânger
As ruínas
Arquitetura típica
O charme dos cafés marroquinos
Lojas típicas
Em um dos museus da cidade

Conheça a Argélia, o maior país da África

Depois do Marrocos chegou a parte mais exótica e difícil da viagem: Argélia! O maior país da África, que faz fronteira com a Tunísia, Líbia e Marrocos foi aberto ao turismo há cerca de dois anos. O staff do Swan Hellenic deixou claro que éramos proibidos de circular livremente. Ou seja, podíamos sair apenas com a excursão do cruzeiro de expedição, que por sua vez, tinha escolta policial. Tudo foi muito bem  organizado e não deu para sentir medo em momento algum. Mas os problemas da Argélia são visíveis, como lixo na rua e prédios mal conservados, apesar de belíssimos, em estilo parisiense. Fomos em quatro cidades: Annaba, Argel, a capital, Béjaïa (ou Bugia) e Orã.

Annaba, na Argelia
As ruínas romanas
Vista linda
A Grande Mesquita, em Orã
Por dentro da medina
A vista
O grupo pronto para começar o passeio

A independência da Argélia foi conquistada em 1962 após anos de luta com o colonizador francês. O que de fato surpreende são as belezas naturais, e a diversidade geográfica, com montanhas imponentes do Atlas, com vistas estonteantes para o mar Mediterrâneo, além das praias populares entre os locais.

Bugia é uma cidade litorânea
De fato, uma paisagem impressionante!
A principal praça de Bejaia
Em Argel, no Martyrs Memorial
Mesquita de Argel
Visitando uma casa típica do país
Argel, a capital da Argelia

Última parada: Tunísia – cruzeiro de luxo pelo Mediterrâneo

Da Argélia fomos para Tunísia, país totalmente aberto ao turismo e pra lá de instigador com seus costumes árabes, arquitetura e gastronomia típicas e tentadores mercados. São 12 milhões de habitantes e uma história que remonta a milhares de anos, com influências de diversas civilizações. Há uma bela costa com praias deslumbrantes e ainda a porção sul do deserto do Sahara. Paramos na cidade de La Goulette, onde fica o porto da Tunísia e depois fomos para o gracioso vilarejo de Sidi Bou Said, com arquitetura típica, de casas com paredes brancas e portas azuis e amarelas. Há uma série de lojas e a tradicional Medina, onde pechinchar é um pré requisito para comprar.

Em Tunis, na Tunisia
A mesquita
Medina
Sidi Bou Said

Foi também em Tunis que começou o movimento da Primavera Árabe em 2010, onde líderes caíram ou foram contestados em função da situação econômica, repressão política e corrupção. Saí encantada pela Tunísia com a certeza que desejo voltar para conhecer este vibrante país muçulmano, seguro, totalmente aberto ao turismo e que teve sua independência concedida pela 1956.

A vista para Tunes
Ruelas floridas
Lembra até um pouco a Grécia!

O fim do roteiro do cruzeiro de luxo de expedição

 O desembarque final foi feito em Palermo, da onde cada passageiro tomaria seu rumo. A vontade mesmo era continuar a bordo e fazer o esplêndido roteiro pela Sicília. Finalizando, o roteiro que escolhi do cruzeiro pelo Mediterrâneo e Norte da África não foi um parada cor de rosa, mas parafraseando o jornalista Anthony Bourdain: “Viagens nem sempre são confortáveis e deixam marcas na memória, coração e corpo.” Fechei a viagem com chave de ouro e conheci a deslumbrante Taormina.

Hora de dar tchau!
A belíssima Taormina

A tripulação do Swan Hellenic Diana

A tripulação do cruzeiro de luxo pelo Mediterrâneo foi nota 10! Em sua maioria filipino, o staff era extremamente gentil e atencioso. E claro que havia funcionários de diversos países, como Portugal, África do Sul, Índia, entre outros. Em um navio pequeno como o Swan Hellenic Diana, a gente acaba conversando com a tripulação e se acostumando com eles. Dos camareiros, aos garçons, chefs de cozinha, todos eram sorridentes e animados, o que faz toda a diferença para o passageiro.

Com a divertida equipe do SH Diana
O camareiro
A querida funcionária portuguesa que sempre nos atendia no restaurante
O capitão do navio
Tripulação toda amável
Certamente um serviço alto nível
Será que eu daria uma boa comandante?

Detalhes do cruzeiro de expedição pelo Mediterrâneo

Outra vantagem deste cruzeiro de expedição é que as paradas são em horários variados. Portanto, você não precisa acordar cedo todos os dias, uma dádiva em viagem. Cada parada acontecia em um horário diferente e havia sempre passeios pré programados e escolhidos com antecedência, já incluídos. A qualidade do spa e da academia também me impressionaram. Equipamentos de primeira geração e massagistas muito bem preparados que ofereciam excelentes tratamentos. A banheira de hidromassagem também foi uma ideia genial e ótima pedida para os momentos de ócio durante a viagem, assim como a piscina principal, que aproveitei demais durante o percurso.

Academia com vista
Claro que dei uma malhada!
Entrada do SPA no navio
Massagistas eficientes!
A área do SPA
A piscina principal do Swan Hellenic Diana
A banheira de hidromassagem
Ótima para relaxar entre os passeios
Delícia de piscina
A piscina com vista para Sevilla
E um pôr do sol incrivel!

Enquanto isso, a lavanderia era até divertida, onde os passageiros interagiam entre si e ainda podiam lavar e passar roupa sem custo com equipamentos ultra modernos.

A praticidade de passar a roupa no navio!
A lavanderia do navio

A comida do Swan Hellenic Diana

Outro ponto alto deste navio de luxo é a gastronomia. São dois restaurantes, sendo que o principal, serve uma comida refinada, com pratos elaborados por chefs e algumas opções fixas no cardápio. Resultado: a gente não repete prato a não ser que queira e não cansa da comida. É nele também que acontece a experiência Maris, que traz chefs internacionais renomados para cozinharem no navio. Enquanto isso, a carta de vinhos é de ótima qualidade e há bebida alcoólica disponível praticamente o dia inteiro. O difícil era resistir as pizzas, hambúrgueres e doces diariamente à disposição dos passageiros. Além disso, mais uma vez os horários favorecem. O café da manhã early bird era de 7h às 09h, enquanto isso, de 09h às 11h, tinha um café reduzido, mas que nos atendeu por completo, com frutas, pães e ovos e afins.

A mesa perto da janela é sempre a mais disputada
Buffet de saladas
O restaurante principal
Buffet de café da manhã
Café com vista
Ótima gastronomia no Swan Hellenic
A cozinha do navio
Com o chef
Os pratos
Salmão , por exemplo, é uma das sugestões
Tem também batata frita e hot dog de dia
Drinques à vontade!

Sustentabilidade do cruzeiro pelo Mediterrâneo

A Swan Hellenic se preocupa profundamente com a rica herança ambiental e cultural do nosso planeta. O transporte marítimo é o único setor que aplica rigorosamente padrões globais que regem seus aspectos de segurança, ambientais e trabalhistas. A Organização Marítima Internacional (IMO), agência das Nações Unidas é quem dita as normas, de acordo com as autoridades governamentais. As políticas de sustentabilidade da Swan Hellenic cumprem integralmente e excedem estes requisitos, bem como os padrões mais rigorosos estabelecidos por autoridades locais em áreas específicas. Além disso, uma série das políticas de sustentabilidade vão além do escopo dos padrões da IMO. Isso faz do cruzeiro de expedição cultural Swan Hellenic uma das escolhas mais sustentáveis ​​para quem deseja explorar novos destinos.

Os horários no navio de luxo

Procurava jantar sempre às 19h, no primeiro horário, no intuito de pegar uma mesa ao lado da janela e apreciar o azul do mar enquanto comíamos, uma imagem que deixa saudades, sobretudo quando flagrávamos o pôr do sol.  Quando terminávamos, subíamos ao Observation Lounge para tomar um Espresso Martini e ouvir nosso amigo pianista Romeo. No começo estranhamos ir dormir cedo todas as noites, mas depois nos habituamos e entramos no clima da viagem que tem foco em aproveitar cada destino. 

Que tal jantar com este pôr do sol?
Observation Lounge
Sempre com Espresso Martini
De fato, este lounge era o point do navio!
Pianista sempre a postos
Adorávamos sentar nesta mesa!
Entradinhas leves como carpaccio

Além disso, neste mesmo local há palestras durante o dia sobre as expedições em questão. Diariamente antes do jantar há também explicações sobre o destino do dia seguinte.

Aulas sobre os destinos
Adorei minha experiencia no SH
Tudo sobre os passeios
De fato, tudo muito organizado!

Confesso que saí com um gostinho de quero mais deste cruzeiro de luxo pelo Mediterrâneo, já pensando em um próximo roteiro. E você, vai me dizer que não ficou com vontade? 

Certamente uma experiência inesquecível neste cruzeiro de luxo!

A jornalista Renata Araújo viajou a convite da Xmart, agência de comunicação e representação, conectada com O Meu Chip e assegurada pela GTA.

Texto e fotos: Renata Araújo

Novembro de 2023

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

2 dias atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

3 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

4 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

6 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás