Como é se hospedar em um Château em Bordeaux: Lafaurie-Peyraguey
Conheci o Chateau Lafaurie Peyraguey, em Sauternes, no coração de Bordeaux, onde são feitos vinhos licorosos de mais alta qualidade. Intimista, com apenas 13 quartos, certamente uma experiência inigualável para os amantes do vinho, e sobretudo, com o selo Relais&Chateaux. Além disso, ele conta com um restaurante de duas estrelas Michelin, o LaLique, do chef Jérôme Schilling. Ou seja, o lugar ideal para descansar, comer bem e beber excelentes vinhos! Portanto, te conto em detalhes como é se hospedar em um Château. Aproveite para ler também nossas sugestões de hotéis de vinho pelo mundo.
+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.
Localização
Fui de Paris para Bordeaux de TVG . Ou seja, uma viagem tranquila e confortável, que leva em média duas horas. De fato, a melhor maneira de chegar. O chateau fica a uma hora de carro de belos vilarejos medievais, como, por exemplo, Saint Macarie e Saint-Emilion, um Patrimônio Mundial da Unesco, onde jantei no La Table de Pavie, um dos restaurantes mais consagrados da região, comandado pelo chef Yannick Alléno. Portanto, vale a pena dar um pulinho em Bordeaux e passear pela cidade.
+O sofisticado chá da tarde no Le Bristol
Como é se hospedar em um Château
No topo de uma colina, o château fica em uma região onde são produzidos vinhos há mais de 400 anos! As torres originais da muralha do século XIII e uma portaria formam um lado de uma praça, do outro lado do pátio do edifício principal, que foi reformado no século XVIII e ampliado no século XIX.
+Como ir de Paris a Londres de trem
O atual proprietário, Maison LaLique, é também dono dos famosos cristais LaLique. Então, o Lafaurie se torna uma espécie de vitrine para os cristais, que decoram e enfeitam toda a propriedade. Há, inclusive, a coleção Lalique Maison de móveis e acessórios que são frequentemente usados no Château.
+Restaurante de Alain Ducasse na Provence: La Bastide de Moustiers
Os 10 quartos e três suítes são decorados com toques rústicos sofisticados. Com mobiliário e tecidos em tons de vinho, o quarto tinha uma mesa de trabalho, cafeteira, cama king size e armário com roupões. No banheiro de mármore, os amenities são da própria marca Lalique.
Os vinhos
De fato, a degustação dos vinhos é a maior atração do Château Lafaurie, que foi classificado como Premier Grand Cru Classé em 1855. Durante o Tour Clássico, conhecemos a história da propriedade de 18 hectares, sua viticultura e o segredo de seus vinhos doces. Está incluído também ida ao lote histórico l’Enclos, sala de fermentação, adegas, a Capela e o exclusivo barril de cristal LALIQUE. Em seguida, provamos três vinhos do Château na degustação que acontece na Vinothèque.
As visitas e degustações acontecem apenas com hora marcada. Reserve online ou por email [email protected].
Além das provas de vinhos, o hotel disponibiliza bicicletas para quem quiser passear pelo campo. Há também uma loja com uma ampla seleção de vidros Lalique, velas e produtos do Château Lafaurie-Peyraguey, como, por exemplo, geléia de vinho Sauternes, mel caseiro com hibisco e, claro, seus vinhos tinto, branco, rosé e Sauternes.
A gastronomia
No restaurante com duas estrelas Michelin, o menu é criado pelo chef para combinar com os vinhos. Com direito a janelões de vidro e vista para os vinhedos, o ambiente do LaLique é sofisticado e a apresentação dos pratos irretocável! Aliás, destaque também para o teto, com 120 folhas de Semillon em cristal dourado reluzente.
Atualmente, há duas opções de Menu de Outono, o Terroir du Sauternais (100% vegetariano) em 3, 4 ou 5 pratos ou o Le Grain Noble em 3, 4 ou 5 pratos. Já o menu de 3 pratos está disponível apenas na hora do almoço de segunda, quinta e sexta-feira. Da Alsácia, o chef Jerome já tem uma carreira experiente, onde trabalhou com chefs franceses renomados como, por exemplo, Joël Robuchon e Thierry Marx.
É lá também que é servido o café da manhã, que reúne presuntos, queijos locais, tigelas Lalique de frutas frescas, iogurtes e pães caseiros, pains au chocolat, entre outras delícias.
Além disso, por ser mais exclusivo e intimista, todo o staff também é atencioso e eficiente! E você, já se hospedou em um Chateau? Conta nos comentários!
Texto e fotos por Renata Araujo. Novembro 2022
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário