20 de março é o Dia Mundial sem Carne. A data foi criada para acender o debate sobre o consumo desenfreado de carne e, de fato, a quantidade de pessoas adeptas ao vegetarianismo e veganismo só vem crescendo. Portanto, seguindo este estilo de vida ou não, vale a pena conferir estas dicas vegetarianas que alguns chefs compartilharam conosco neste post! Além disso, aproveite para ver também lugares para tomar café da manhã no Rio.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Dicas vegetarianas para o Dia Mundial sem Carne

”A segunda sem carne já faz parte da minha vida há algum tempo”. Quem diz é a chef Joana Carvalho, do Proa e Jojo Bistrô. ”Como não abro os restaurantes, normalmente cozinho em casa e me dedico a me alimentar super saudável, sempre preferindo preparos vegetarianos, com produtos orgânicos de pequenos produtores. Quando tenho que almoçar fora vou muito no Haz – o árabe maravilhoso da Katia Hannequim, que fica ao lado do Proa – e como o combinado vegano. Além disso, também faz parte da minha rotina jantar em restaurantes de amigos que abrem na segunda! Vou muito no Guimas e peço uma rosti de bacalhau com ovo pochê e salada divinos.
O Sushimar também é minha casa as segundas”, conta Joana.

+O que fazer em Paquetá
+O novo Prosa, no Jardim Botânico

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Chef Joana Carvalho

Para o chef francês David Mansaud, consultor da Casa Marambaia, se ele precisasse escolher um único prato sem carne, seria do cardápio do restaurante do hotel. ”É a couve-flor assada ao curry e páprica, e tartare de queijo fresco com vinagrete de ervas da Casa Marambaia”, conta o chef.

+Os melhores restaurantes de Itaipava e arredores
+Jantar em casa com chef de cozinha

Couve-Flor assada

Pratos criativos e saborosos

Já Pablo Ferreyra, chef executivo do Hilton Copacabana, opta pelos itens plant based do cardápio do Isabel Lounge quando está trabalhando. ”Entre as opçoes, por exemplo, está o ceviche de caju com crocante de batata baroa. Quando estou de folga, gosto muito de ir ao Naturalie Bistrô, da chef Nathalie Passos”, diz Pablo.

Chef Pablo Ferreyra

Aliás, o Naturalie também é queridinho de Ricardo Lapeyre, chef do Escama. ”Adoro o risoto de abóbora, e ainda levo uma granola de lá para casa!”, conta o chef. Além disso, Ricardo também sugere um prato vegano que tem em seu restaurante. ”É o arroz de altitude. Arroz pérola da bocaina, tomates assados e em compota, ervas frescas e molho de ostra vegano”.

Enquanto isso, a dupla de chefs Jan Carvalho e Thina Izidoro, que comandam o Vegan Vegan, em Botafogo, apostam no Salpicão de Shiimeji para quem quer uma opção sem carne. Temperado com azeitona, passas e maionese da casa, é finalizado com inhame palha e acompanha duas rodelas de abacaxi grelhado.

Salpicão de Shimeji

Por Renata Araújo e Duda Vétere. Março de 2022.

Fotos: Leonardo Guimarães, Lu Mattos, Sergio Pagano, Tomás Rangel,

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.