Hospedagem

BLTA: 5 hotéis sustentáveis no Brasil

Publicado por
Duda Vetere

O comprometimento com a sustentabilidade no turismo está cada vez mais em alta. Admiramos propriedades que buscam se envolver com a comunidade e que pensem na integração com o meio ambiente. A BLTA, Brazilian Luxury Travel Association, organização sem fins lucrativos, reúne alguns dos melhores hotéis e operadores de turismo do Brasil. E um dos pilares da associação é justamente promover a preservação ambiental e cultural, incentivando o turismo sustentável e o desenvolvimento. Portanto, listamos abaixo 5 hotéis sustentáveis no Brasil que fazem parte da BLTA. Nós já tivemos a oportunidade de conhecer e ter ótimas experiências em cada um deles. Aproveite para ler também sobre a Green Press, rede de turismo consciente.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

5 hotéis sustentáveis no Brasil

”Se não é sustentável não é BLTA”, é a frase que encontramos no site da BLTA. O objetivo é apresentar o Brasil de uma forma inovadora, com autenticidade e sustentabilidade como principais valores. “Hotéis 5 estrelas e comunidades 5 estrelas” é o ideal compartilhado por todos os membros. A missão é conciliar hospitalidade com recursos naturais e culturais únicos. E, assim, colocar o Brasil no topo do turismo de luxo internacional. E nós não poderíamos concordar mais com isso!

A Associação, por exemplo, tem uma parceria com a fundação SOS Mata Atlântica, em prol da preservação do Arquipélago de Alcatrazes na costa norte de São Paulo. Além disso, a BLTA tem também um prêmio anual, o Sustainable Vision Award (Visão Sustentável), que visa reconhecer iniciativas exemplares entre os hotéis membros.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

UXUA Casa Hotel & Spa – Trancoso, Bahia

O UXUA Casa Hotel & Spa é daqueles hotéis na Bahia que você não vai encontrar em nenhum outro lugar do mundo! O melhor hotel de Trancoso é discreto, elegante e totalmente sustentável! Ou seja: puro luxo rústico. Com um projeto arquitetônico arrojado e totalmente integrado à natureza, são apenas 11 casas, em total privacidade. O designer holandês Wilbert Das trabalhou de forma sustentável e autoral em parceria com os artesãos do vilarejo baiano. O resultado ficou incrível! Portanto, puro charme e conforto no meio do mato e pertinho da praia.

Piscina do UXUA

Em todo o hotel não há sinais de plásticos ou outros materiais artificiais. Tudo criado de maneira que a decoração fique em total harmonia com a natureza. Os móveis foram feitos a partir de materiais reaproveitados. Além disso, há obras de arte de artistas de diferentes partes do mundo que já se hospedaram no UXUA.

Que tal essa varanda?

No Vida & Spa LAB, o médico e nutrólogo Dr. Jullian Hamamoto utiliza a rica biodiversidade baiana para restaurar corpos e despertar sentidos em diferentes terapias. A linha de produtos do SPA é produzida localmente, nos jardins do hotel. Nela, encontramos ingredientes nativos como, por exemplo, óleo de almescar, óleo de coco extra virgem, castanha do Pará, pitanga e outras frutas.

Sustentabilidade no UXUA

O hotel é o único a figurar por 3 anos seguidos na lista de indicados ao prêmio Virtuoso de Liderança no Turismo Sustentável. Junto dele, estão outros quatro hotéis selecionados entre os 1750 melhores do mundo. No Prêmio Visão Sustentável, foi um dos finalistas com o projeto MAMA Trancoso, uma iniciativa educacional inovadora criada em 2017 em parceria com a ONG local Despertar.

A meta é encorajar o desenvolvimento de uma geração de ativistas e influenciadores ambientais entre a juventude local. Dez estudantes participam de aulas com especialistas em biologia e comunicação. Então, produzem ações locais e conteúdo em mídias sociais conscientizando a comunidade da importância de mais responsabilidade ambiental e social.

Além disso, há também outras iniciativas, como o Festival Orgânico de Trancoso, fundado pelo UXUA com o empresário culinário Charles Piriou. De fato, o UXUA não poderia faltar na nossa lista de 5 hotéis sustentáveis no Brasil.

Fasano Boa Vista – Sao Paulo

A 1h15 de São Paulo e 500Km do Rio, o primeiro hotel de campo da rede conta com apenas 39 quartos, e fica em uma fazenda de 12 milhões de m². A paisagem é estarrecedora, com 15 lagos, campos de golfe, quadras de tênis, centro equestre e muitas, muitas árvores. O projeto do arquiteto Isay Weinfeld é totalmente integrado à natureza, já que o hotel está em meio à mata nativa. Os traços são retos e a decoração atemporal, portanto, nunca sai de moda. O lobby tem muita madeira e mobiliário de cores claras. O restaurante leva o nome do hotel e tem a excelência culinária de mais de 100 anos da família. Tudo no melhor estilo farm to table, que incentiva o consumo de alimentos produzidos no próprio local.

Lindo o projeto
Na varanda do quarto

As piscinas de borda infinita são belíssimas enquanto o spa oferece tratamentos de ponta, além de piscinas aquecidas. Aliás, o Spa é membro do Green Spa Network, rede que certifica o comprometimento com a sustentabilidade. O Fasano Boa Vista também se envolve em ações mundiais de responsabilidade ambiental e é comprometido com a reciclagem, consumo consciente de água e emissões de carbono.

Piscina

Emiliano Rio de Janeiro

Na icônica Praia de Copacabana, a identidade do projeto do arquiteto Arthur Casas é fortíssima. A fachada toda branca do hotel de luxo chama a atenção de quem passa pela Avenida Atlântica. A arquitetura contemporânea do edifício dá prioridade à luz natural, inspirada nas curvas da paisagem do Rio de Janeiro. Um conceito único e integrado de um hotel de luxo aliado a um resort de praia, com localização privilegiada!

Fachada do hotel

O hotel participa de diversos projetos e iniciativas baseado nos pilares econômicos, sociais, culturais e ambientais. O Projeto Pijamas Emiliano, por exemplo, busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. Os Pijamas são feitos a partir de upcycling com lençóis 400 fios que estão fora de uso, reaproveitando material e diminuindo a poluição do ambiente. Reaproveitamento de 90% dos lençóis em um ano. Toda a venda é revertida para Solar Meninos de Luz- uma organização civil, filantrópica, que promove educação integral).

Já a bolsa toalha Emiliano Rio é feita a partir das toalhas de banho descartadas do hotel, que passam por um processo de tingimento manual, corte e costura realizados por artesãos de Tabuão da Serra (SP), gerando emprego para o artesanato local. Desenvolvida em parceria com a design Lully Viana, também é produzida dentro do conceito de upcycling.

Quarto confortável do Emiliano

Os Jogos americanos Emiliano são mais um projeto sustentável do hotel. Em parceria com a ONG Casa Santa Maria e com a design Lully Vianna, as toalhas antigas do restaurante são transformadas em jogos americanos feitos a mão por mulheres, reaproveitando material antigo.

Comuna do Ibitipoca – Minas Gerais

Conceição de Ibitipoca é um exemplo de turismo sustentável em Minas Gerais. Os mais de cinco mil hectares da Comuna se estendem pelos municípios de Lima Duarte, Bias Fortes e Santa Rita do Ibitipoca. Eles formam um cinturão de proteção para o Parque Estadual do Ibitipoca. A Comuna do Ibitipoca é um projeto socioambiental experimental, focado no homem, sua casa e o planeta. A história começou em 1984 com a compra da Fazenda do Engenho e a recuperação de terras degradadas pela pecuária. Hoje são mais de 6 mil hectares de área preservada.

O solo vem sendo recuperado com o Programa de Refaunação: plantio de espécies nativas da Mata Atlântica e reintrodução de animais, como a anta e a jucutinga. Portanto, um verdadeiro santuário ecológico. Além disso, lá, a luz é solar, a água, de fonte natural e o lixo é reciclado. E uma das coisas que mais me surpreenderam e me encantaram foi o não uso de material plástico.

No Engenho, a casa colonial, são oito suítes, muito bem decoradas pela designer carioca Mukki, alegres e diferentes entre si. A cozinha tem equipamentos modernos, porém de estilo vintage, há também Spa com 4 salas de massagem, jacuzzi, sauna e solarium. Ao lado, fica a casa Carlinhos, com outras quatro suítes.

A 9km dali, fica a village, como eles gostam de chamar, Mogol, de 116 habitantes. Quatro casas foram totalmente reformadas e viraram locais de hospedagem, há um ano e meio. Cada uma tem estilo, tamanho e decoração diferentes, são muito bem equipadas e extremamente charmosas. O restaurante Yuka é vegetariano e os pratos são feitos com os alimentos orgânicos colhidos na própria horta.

De fato, é um espaço que busca uma relação harmônica entre o ser humano e a natureza. O objetivo é que esse contato, somado ao respeito à diversidade, seja o caminho para um futuro brilhante!

Campo Bahia – Santo André, Bahia

Localizado no vilarejo de Santo André, ele fica a 27kms de Porto Seguro e é o típico hotel pé na areia. Os 15.000 m² de área reúnem as comodidades de um hotel de luxo com charme, conforto e despojamento. O projeto do Campo Bahia é do arquiteto capixaba Sandro Pretti. Ele fez uma decoração moderna, com ótimo aproveitamento do amplo espaço e da exuberância da natureza local. Além disso, foram convidados catorze artistas – sete brasileiros e sete alemães – para exporem suas obras de arte.

O projeto do Campo Bahia

Comprometido com a sustentabilidade, toda a madeira utilizada é certificada e proveniente da Amazônia Paraense. As árvores retiradas para a construção do empreendimento foram replantadas. Um poço artesiano com cem metros de profundidade foi construído para irrigar toda a área. Já os móveis foram feitos com matéria-prima natural. São 14 villas de 4 e 6 quartos, em um total de 61 suítes. Vários quartos tem uma vista incrível para o mar.

Spa

Além disso, o hotel fortaleceu a parceria com a Pátio Escola, um espaço que gerenciará os resíduos sólidos produzidos no povoado, a princípio com coleta seletiva dos maiores produtores, hotéis, pousadas e restaurantes, para depois chegar em todas as residências.

Portanto, exemplos que nos enchem de orgulho por estarem no Brasil e que deviam ser inspiração para todos que trabalham com turismo.

Por Renata Araújo e Duda Vétere. Outubro 2021.
Fotos: Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

19 horas atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

2 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

4 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

1 semana atrás