Cidade efervescente, a terceira capital mais visitada da Europa, Berlim no Natal é ainda mais deslumbrante! Ela se reconstruiu nos últimos anos e fez triplicar seus números de visitantes, chegando a 11 milhões por ano.

capa berlim no natal

Berlim

Como vim de Miami – quem me acompanha no Instagram sabe – voei Air Berlin  e tive uma ótima experiência. Não conhecia cia e é ótima opção para voos dentro da Europa .

logo air berlin

Fui convidada pelo Visit Berlin – orgão de turismo da cidade – para conhecer a cidade nesta época do ano, já que ela está toda enfeitada e dá para sentir bem o clima natalino de inverno.

logo visit berlin

Fiquei hospedada no incrível Hotel de Rome, histórico, construído em um prédio de 1889, onde funcionava um banco. O curioso, é, que, por dentro, o hotel é todo moderno, com um mobiliário sofisticado e de extremo bom gosto, vindo da Itália. O hotel tem o selo Leading Hotels of the World, o que já diz muita coisa e faz parte do portfólio do Rocco Forte Hotels, rede de luxo pela Europa.

Berlim no Natal

O atendimento no hotel é exemplar, além de ele ter excelentes restaurantes e um ótimo café da manhã, spa – curiosamente onde funcionava o cofre do banco – e sala de ginástica.

Hotel de Rome

Hotel de Rome

O Hotel de Rome fica muito bem localizado, no Mitte, o centro, antigo coração de Berlim Oriental, e o metro quadrado mais caro da cidade, onde há uma concentração de hotéis de luxo , lojas, bares e restaurantes, além da ilha dos museus – o maior conglomerado de museus do mundo, com prédios construídos nos anos de 1830 a 1930- e uma série de monumentos importantes, como o Portão de Brandenburg e a Postdamer Platz.

Berlim

Vale lembrar que Berlim tem uma vida cultural intensa, são mais de 100 museus, três óperas, além de ser palco de um dos festivais de cinema mais importante do mundo.

Berlim

Berlim

E a partir de 24 de Novembro, um programa imperdível é visitar os mercados de Natal. São ao todo, 80, espalhados por vários bairros da cidade, onde estão à venda não apenas produtos de Natal, como presentes variados, há uma série de shows com temática natalina e comida típica. A maioria funciona até o dia 31 e encerra com uma grande festa de fim de ano. Então, a ideia é aproveitar esse friozinho e passar um Natal diferente ou um reveillón super badalado, em frente ao portão de Brandemburgo, que chega a ter um milhão de pessoas no dia 31 e  é o mais disputado fim de ano da Europa.

Mercado de natal em Berlim

Berlim no Natal

Conheci também o bairro de imigrantes Kreuzberg, que já foi decadente, mas hoje é super inn cheio de restaurantes e cafés simpáticos, lojinhas diferentes , um mercado gastronômico muito legal e um parque bem arborizado, ideal para caminhadas e para respirar ar puro.

Berlim

Kreuzberg

kreuzberg berlim

Outro lugar imperdível em Berlim, é o recém inaugurado Bikini Berlim, um shopping conceitual, como eles chamam, cheio de lojas de design, tanto de roupas como de móveis. Bem caras, diga-se de passagem, mas o passeio vale a pena, quem sabe para fazer um pouco de window shopping, como dizem os americanos. E a dica é almoçar no Supermarket, um charme de loja e restaurante ao mesmo tempo.

Bikini Berlim

Mas se a ideia é fazer compras, é só atravessar a rua e dar de cara com uma variedade de lojas mais acessíveis, e de quebra, passar por mais um mercado de Natal, super bem decorado, com estandes bem fotos, com produtos natalinos, balas, etc.

Berlim no Natal

A gastronomia anda super em alta em Berlim. São restaurantes de todas as nacionalidades e para todos os gostos. De dia, fizemos um tour para lá de divertido com dois experts no assunto: um historiador e uma jornalista especializada na área. Primeiro, almoçamos no restaurante berlinense recém aberto, Herz und Niere, que faz uma comida autêntica e produz praticamente tudo, até o queijo, o vinagre e o pão. O lugar é bem aconchegante, e a comida, uma delícia.

Berlim

Berlim

Depois, iniciamos nosso tour, chamado Culinary time travel em um ônibus só para nós e passamos por lojas artesanais de chocolates, padarias, delicatessen, além do mercado gastronômico Wochenmarket, onde provamos cerveja artesanal, e onde, às quintas à noite, tem feira de rua super badalada e vira um point para quem sai do trabalho. Para fazer este ou outro tour – como o de locações de filmes – é só entrar no site Video Bustour e fazer sua reserva.

gastronomia em berlim

À noite, nosso tour continuou, desta vez, foi um rally gastronômico. Comemos o primeiro prato no simpático Meistesrstuck, restaurante moderno, que serve comida típica, e provamos uma série de linguiças e salsichas diferentes, além do tradicional chope alemão.

Berlim

Depois disso, fomos para um lugar, digamos assim, contrário: um restaurante vegetariano super badalado! É o Cookies Cream, com uma culinária sofisticada de tal forma que até esquecemos que se trata de um veggie. Destaque para o dumpling de queijo gran padano com trufas. Adorei!

Berlim

Berlim

Terminamos a noite no luxuoso Ritz Carlton onde provamos drinques inspirados em perfumes, no bar Fragrance. Bem interessante!

Ritz Carlton

Na última noite em Berlim, fizemos um programa muito original: uma aula de culinária com a chef brasileira, filha de alemãs e radicada no país, Sabine Hueck, que já tínhamos conhecido em um evento parecido no Rio. Sabine acaba de abrir um ateliê culinário super fofo, onde ensina grupos a cozinhar, ou ela mesma cozinha para pequenos grupos. O estúdio dela é muito bem decorado, com uma atmosfera bem caseira e elementos de vários países.

Berlim

Comemos almôndega de camarão, sopa espumante de ervilha, e aprendemos a fazer a saborosa truta sobre cama de legumes grelhados e manteiga de amêndoas e peito de pato com molho de maracujá com repolho roxo e purê de raízes. Sabine procurou fazer um cardápio com ingredientes típicos alemães. Na hora da sobremesa, veio uma linda bandeja de doces com uma variedade incrível, perfeito para fechar uma das mais agradáveis noites da viagem.

Berlim

Berlim é o lugar certo pra quem procura diversidade, cultura e historia viva e quem é fã de cinema e quer conhecer um pouco Berlim através de imagens e entender  a cultura da cidade e do país, não pode deixar de ver três filmes:

Lola, corra Lola

Adeus, Lenin

Asas do Desejo

Asas do Desejo

E entrei ao vivo no Estudio i, da Globonews, com dicas de Berlim.

Estudio i Berlim

Agradeço ao The Ring Hotel, em Viena, super bem localizado, confortável e com um staff muito amável, de onde entrei ao vivo. Em breve, o post sobre Viena no Natal.

Hotel Viena

E para informações mais detalhadas sobre Berlim, acesse o site Visit Berlim.

No nosso canal do Youtube, você encontra mais sobre esse destino:

Por Renata Araujo

Fotos: Renata Araujo e Divulgação

Novembro de 2014.

Leia também:

O que fazer em Santorini

Fim de ano em Paris

O que fazer em Zurique

O que fazer em Lucerna, na Suíça

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.