hotel marrakech

Por Monica Barros

Recentemente o You Must Go foi convidado a conhecer a rede Angsana Riads Collection, coleção de seis Riads de luxo em Marrakech, no Marrocos. São antigas casas de famílias marroquinas sempre com uma fonte no pátio interno ou piscina, e que foram transformadas em hotéis,  concentradas na área da Medina. São verdadeiros oásis de tranquilidade e requinte.

Riad Si Said, luxo em Marrakech

Esses Riads cuidadosamente restaurados são um dos grandes atrativos do Marrocos, pois são construções belíssimas, ricamente decoradas, e representam o que há de mais típico e tradicional no país em termo de hospedagem. É uma verdadeira volta no tempo, mas com todo o conforto e facilidades modernas que os viajantes exigem hoje em dia.

Riad Si Said, luxo em Marrakech

Nos hospedamos no belíssimo Riad Si Said, de fácil localização por ficar próximo ao Palais Bahia, um dos pontos mais visitados de Marrakech. O prédio pertencia a uma família rica por volta de 1880. Já na chegada, a recepção com o famoso chá e tâmaras dá uma amostra do que nos aguardava. O agradável e arejado pátio central é um convite ao relaxamento, cercado por um belo jardim, onde também funciona o excelente restaurante Si Said.

Hotel de luxo em Marrocos

Os tradicionais azulejos Zelij estão presentes na decoração, onde predominam os tons claros. Além disso, o Riad tem  um segundo pátio com uma piscina, pequena, segundo os moldes desse tipo de acomodação. E há ainda um gostoso terraço com espreguiçadeiras e hidromassagem. Nesse mesmo terraço há espaço para eventos e reuniões com uma mesa que pode acomodar até 20 pessoas.

Marrakech

A sensação ao entrar no Riad é a de ter sido transportado para outro tempo e espaço. Lá fora a agitação da Medina, com seus souks e ruelas apertadas. Porém, apesar das fachadas externas dos Riads não revelarem quase nada por serem sempre simples e escondidinhas, dentro do hotel encontramos luxuosidade e paz total. O ambiente é muito tranquilo e envolvente, e por mais que esteja quente na cidade, dentro do Riad a temperatura se mantém amena.

Riad Si Said, luxo em Marrakech

É claro que dentro das acomodações há ar condicionado também, cuidadosamente ligado no fim da tarde para quando os hóspedes voltarem de seus passeios encontrem o ambiente fresco. Toda comodidade e serviços necessários estão disponíveis nos quartos. Wi fi, roupões e chinelos especiais, cafeteira com chá e café à vontade, frigobar e muito espaço. O estilo aqui também se destaca, pois nos Riads é comum os quartos terem uma grande porta que dá diretamente para uma varanda. Meu quarto tinha portas de vidros com cortinas, o que fazia com que a área fosse bastante clara. Além disso, várias janelas, todas cheias de detalhes talhados na madeira, iluminam e arejam o quarto. A atenção nos detalhes chama atenção: todo dia pétalas de rosas são deixadas na cama formando delicados desenhos. Um lugar apaixonante!

Riad Si Said, luxo em Marrakech

Esse cuidado pode ser constatado em toda a equipe do hotel. O atendimento é impecável e a disposição dos funcionários em ajudar com qualquer assunto, como reservar excursões, é exemplar. Isso a qualquer hora do dia! Do gostoso café da manhã, saboroso com geleias com verdadeiros pedaços de frutas e diversos pães, iogurte e cereais, ovos mexidos ou poché e queijos, ao excelente jantar servido no restaurante do hotel. Reservamos uma das noites para conhecer o restaurante Si Said, aberto ao público. Foi um jantar impecável, onde provamos salada com queijo branco de entradinha, o típico tajine marroquino, e optamos também por um prato tailandês de frango verde ao curry com arroz de jasmim. Com direito ainda a vinho rosé marroquino. Foi interessante provar o vinho do país. Sem contar os deliciosos chás gelados que são impossíveis de resistir e deu para entender porque o Riad Si Said, é referência em luxo em Marrakech.

Riad Si Said, luxo em Marrakech

Um grande diferencial do Angsana é o celular entregue a cada hóspede durante a estadia. Podemos utilizar o aparelho a qualquer momento, seja para chamar um taxi no próprio hotel ou entrar em contato com alguém. Isso facilitou muito a estadia, pois além de nos dar mais segurança, foi muito cômodo poder agendar serviços, restaurantes e até mesmo nos comunicar com o hotel enquanto estávamos fora.

Com uma estrutura completa, a rede se destaca também pelo Spa Angsana, localizado no Riad Tiwaline, bem próximo dali. O ambiente é igualmente sereno e de relaxamento total. Ao chegar, imediatamente é oferecido um chá refrescante e intenso, enquanto o cliente escolhe no menu de tratamentos qual irá fazer. As opções são inúmeras, geralmente combinadas com o hamman para o tradicional banho turco. As instalações são muito bonitas, sempre nesse estilo árabe charmoso e envolvente. Após a revigorante esfoliação do hamman e a relaxante massagem, feita por massagistas tailandesas, ficamos à vontade para usufruir do quarto com suíte e provar mais uma vez o chá acompanhado de frutas. Realmente é como estar numa ilha de tranquilidade em plena Medina de Marrakech.

Riad Si Said, luxo em Marrakech

Além do Si Said e Tiwaline, o Angsana conta ainda com os Riads Blanc, Dar Zaouia, Bab Firdaus e Lydines. Essa rede hoteleira é ligada também ao Banyan Tree Hotels & Resorts, que em 2014 completou 20 aos de experiência. Marca bastante presente na Ásia, está também ampliando sua rede para Europa. É o que está por trás de toda a estrutura e serviços dos Riads que encontramos no Marrocos, propiciando luxo e exclusividade na estadia em Marrakech.

Fotos: Monica Barros e Divulgação

Leia mais:

Kimberly – tradicional hotel em NY

Radisson Faria Lima – um ótimo hotel em São Paulo

Hotéis Marriott em Washington DC

Sheraton Rio Hotel & Resort – um dos mais tradicionais do Rio

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.