Gastronomia e turismo em Berlim e Viena

Berlim é, provavelmente, a cidade mais importante da Europa que ainda não conheço e estou louca para reverter este quadro! Esta semana tive um gostinho de lá ao ser convidada pelo órgão de turismo Visit Berlin, que organizou um evento no Rio para promover a cidade, junto com o turismo de Viena – cidade que conheci na adolescência.

Turismo Berlim e Viena

Já é a quarta vez que as cidades se juntam e promovem suas marcas entre jornalistas brasileiros, no intuito de incentivar os turistas a conhecerem as duas em uma mesma viagem. A ideia é unir a tradição de Viena com a modernidade de Berlim.

Turismo Berlim e Viena

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Desta vez, os representantes resolveram fazer algo diferente: uma aula de culinária da gastronomia local dos dois destinos. E. apesar de não ter muito jeito para cozinha, confesso que foi bem divertido!

Turismo Berlim e Viena

Turismo Berlim e Viena

O encontro aconteceu no Espaço Carioca de Gastronomia, em Botafogo, que oferece cursos variados de culinária.

Turismo Berlim e Viena

Primeiro aprendemos um pouco sobre as duas cidades. Ano que vem, por exemplo, Viena comemora o 150o aniversário do Ringstrasse Blv, o maior museu ao ar livre do mundo, segundo o Viena Tourism Board. Para celebrar a data, estão previstos uma série de eventos e exposições na cidade.

Turismo Berlim e Viena

Berlim é uma cidade assumidamente gay friendly, que este ano comemora 25 anos da queda do muro; oferece inúmeras programações culturais, incluindo vários festivais em uma arquitetura que mescla modernidade com tradição. Além de ser um ótimo destino para fazer compras.

Turismo Berlim e Viena

Depois chegou a hora de por a mão na massa! Cada grupo se ocupou de um fogão e ficou responsável por um prato, tudo sob o comando da chef Sabine Hueck, brasileira radicada na Alemanha e autora das receitas.

Turismo Berlim e Viena

Meu prato foi uma salada de peixe marinado à moda berlinense com molho cremoso de iogurte e carpaccio de beterraba. Deu um trabalhinho, viu? Mas valeu a pena!

Turismo Berlim e Viena

Os outros grupos fizeram ainda um consommé com nhoque, goulash à moda vienense e é claro duas sobremesas saborosíssimas: apfelsturdel (torta de maçã) – carro chefe austríaco – e frutas vermelhas com sagu e creme de baunilha. Depois de cozinharmos, tivemos o prazer de experimentar tudo. E ficou uma delícia, o jantar foi super aprovado!

Turismo Berlim e Viena

Agora só me resta provar estes e outros pratos in loco! Não vejo a hora!

Para saber mais sobre Berlim, visite o site de turismo.

Texto: Renata Araújo

Fotos: Renata Araújo e reproduções da Internet.

Leia também:

L’Andana – luxo e conforto na Toscana

Um castelo na Toscana

Roteiro pelos jardins de Paris

Hotel Majestic, um hotel de luxo em Roma

Abadia Retuerta – hotel de luxo nos arredores de Madri

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!