Mais uma novidade gastronômica no Rio, e desta vez, um restaurante de culinária regional: é o Arataca no Leblon! A matriz de Copacabana continua firme e forte, desde 1955, e há também a casa do Jardim Botânico, com direito a empório de produtos paraenses. Agora, a vibrante porta amarela chama atenção de quem passa pela rua João Lira, e é claro que nós fomos conhecer! De fato, as mesas na calçada são um convite a um chope gelado, um açaí direto do Pará ou então um bom suco de cupuaçu. Portanto, leia o post até o final para saber de todos os detalhes! Além disso, aproveite para ler também sobre o almoço nas alturas do MasterChef e a retomada do Lagoon.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Arataca no Leblon

O ambiente é uma graça, com muita madeira e palha, o que nos remete às regiões Norte e Nordeste. No cardápio, receitas clássicas das culinárias nortista e nordestina, como, por exemplo, bolinho de pirarucu com macaxeira e casquinha de caranguejo com farofa, de entradas. Como amante de frutos do mar, confesso que pirei nestas iguarias!

+Novo restaurante japonês em Ipanema: Jappa da Quitanda

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Já entre os principais, tem o tradicional pato no tucupi com arroz, farinha e molho de pimenta, e a costela de tambaqui com arroz de jambu, uma planta muito comum na região Norte que tem diversas propriedades. Entre elas, o efeito de “anestesiar” a boca! Além disso, há também a moqueca de filhote com camarão e a carne de sol Wagyu feita na manteiga de garrafa, servida com macaxeira frita e queijo coalho. Todo o menu é assinado e executado pela chef paraense Josy Santos.

+Gávea Beach Club: quiosque em São Conrado completa 10 anos
+Boas vindas ao Talho Capixaba em Ipanema

Para adoçar o paladar, cheesecake de cupuaçu e uma levíssima bannoffe com calda de morango são algumas das opções. Entre as bebidas, têm drinques com sabores amazônicos na carta elaborada pelo mixologista Nicola, do MicroBar. O Tucupi e Tucupi, por exemplo, leva gim, aipo, tucupi, suco de limão, angostura e mel.

Sobremesas

Novo restaurante de culinária regional

E se você está à procura daquele açaí direto do Pará, está no lugar certo. No Arataca, ele pode ser servido com farinha de tapioca ou d’água, melado, açúcar ou xarope de guaraná. Ou, então, com peixe frito, a combinação paraense legítima!

Portanto, agora você já sabe, se está com saudade de uma comida regional, passa lá no novo Arataca no Leblon!

Um charme!

End: Rua João Lira 98

Texto e fotos por Renata Araújo. Fevereiro de 2022.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.