Nesta terça-feira, 1⁰ de março, a cidade do Rio de Janeiro completa 457 anos! Como boas cariocas e grandes amantes dessa cidade cheia de encantos, não poderíamos deixar de compartilhar dicas preciosas do que fazer no Rio. Portanto, perguntamos a cariocas e moradores quais são os programas preferidos deles, de restaurantes e bares a passeios gratuitos pela cidade. Ou seja, tem para todos os gostos! De fato, ótimas pedidas para comemorar o aniversário do Rio. Aproveite para ler também 7 lugares para tomar café da manhã no Rio.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Aniversário do Rio

Antonia Leite Barbosa, jornalista

”Adoro o quiosque de Lamare! Tem um ótimo menu com muitos frutos do mar e bons drinques com um visual convidativo para assistir ao pôr do sol. E agora às quartas eles estão com um grupo de jazz e ostras. De fato, um programa delicioso! E a Cachoeira dos Primatas é uma dica de programa para fazer em família. A trilha é fácil e dura em torno de 15 minutos apenas. De recompensa, uma cachoeira em meio a Floresta da Tijuca. Tem épocas que a queda d’água fica um pouco fraca, mas mesmo assim vale a pena. As crianças adoram!”, conta Antonia.

Antonio Tabet, publicitário, roteirista e humorista

“Dois programas que recomendo no Rio: ir a um jogo do Flamengo no Maracanã, mas um jogo com bastante público, para sentir aquela energia. E ir no BB Lanches, no Leblon, tomar um suco de fruta do conde com água de côco sem açúcar, na garrafinha!”, explica Tabet.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Tabet

Christiano Ramalho, chef da Casa da Gloria

“Adoro pedalar pela ciclovia do Recreio até a prainha e, depois, ficar lá na praia, aproveitando aquele visual lindo, sem hora para sair. Além disso, também aproveito as horas livres para fazer stand up paddle até as Ilhas Cagarras. Um programa perfeito para exercitar o corpo em contato com a natureza, desfrutando do lindo cenário que a nossa cidade tem. Outra ótima pedida é comer uma costela no Cachambier. Adoro!”

Chef Christiano Ramalho

Daniel Gama, sócio do Caju Gastrobar

“Um dos meus programas preferidos no Rio é começar o dia comendo um pão de fermentação natural no Sova, em Copacabana. Depois, andar de longboard nas Paineiras e curtir uma tarde no Bar do Momo, na Tijuca”, diz Daniel.

Daniel Gama

Felix Sanchez, chef do L’etoile

”Sábado à noite a dica é ir no Garoa beber uns drinques do Igor Renovato. Já no Domingo eu sempre vou a um jogo no Maracanã e às segundas-feiras tomo um drinque no Vian, em Ipanema. Para almoçar, eu recomendo o Gabbiano, na Barra”, fala Felix.

Felix no Bar Vian

Guilherme Scarpa, jornalista e editor de vídeos do YMG!

”Adoro a Pista Cláudio Coutinho. Delícia de passeio circundar a pedra do Pão de Açúcar, com vista belíssima e instagramável da Praia Vermelha. Bom demais estar literalmente dentro do cartão-postal. Para os que gostam de aventura, a trilha que leva ao Morro da Urca é super segura, aprazível, com ótima estrutura. Mas se você não é muito chegado a aventura, um mergulho na Praia Vermelha também não é nada mal. Para encerrar ambos os programas na Urca, um drinque ou cervejinhas na varanda do Terra Brasilis, que fica dentro do Círculo Militar e também oferece uma vista de um ângulo especial do Pão de Açúcar”, conta Guillherme.

A Urca é uma delícia de passeio no Rio

Itamar Araújo, chef da Creamy Patisserie

”Gosto muito de pedalar pela orla até o Parque Dois Irmãos e Avenida Niemeyer. Também adoro a trilha da Pedra da Gávea, já fiz várias vezes! E gosto de andar de skate no skatepark da Lagoa no final de tarde e ver o pôr do sol” conta o chef.

Itamar

Rafa Brito Pereira, sócio e padeiro da The Slow Baker

”Moro no Jardim Botânico e faço isso quase todos os finais de semana, sempre que tenho um tempinho. Pego a bike, pedalo pela Lagoa, depois vou até o Arpoador dar um mergulho. Aquele lugar é espetacular! Principalmente no outono, quando a água fica cristalina, caribenha! Arpoador sempre foi o meu lugarzinho para repor as energias. Também gosto muito de subir até o Horto de bicicleta, ir na cachoeira, depois descer até o Leblon. Lá tomo um chopp no Rainha acompanhado de um torresmo de barriga e um caldinho de frutos do mar! Na minha forma de ver a vida, o melhor italiano da cidade é o Grado. Charmoso, com uma comida deliciosa! Lugares que todo mundo que vem visitar o Rio precisa conhecer”, conta Rafa.

Renata Araújo, jornalista e editora-chefe do YMG!

”Uma boa pedida é comer uma deliciosa feijoada de frutos do mar no Proa, na Gávea. Apreciar o pôr do sol no Gávea Beach Club, quiosque em São Conrado, regado a bons drinques e um ótimo peixe. Além disso, outro programa imperdível é subir até o Parque Penhasco Dois Irmãos, no Leblon, desfrutar da vista da nossa cidade e fazer altos cliques”, conta Renata.

Visual incrível

Renata Braune, Head Chef do Le Cordon Bleu São Paulo

“Eu nasci no Rio, me criei no Leblon onde me hospedo até hoje quando estou na cidade. O Bracarense é um clássico que frequento desde sempre, assim como o Braseiro da Gávea , outro clássico sempre ótimo. E a Confeitaria Colombo também não pode faltar em nenhuma homenagem ao Rio, é um patrimônio da cidade”, diz Renata.

Rosa Maria Araújo, historiadora e presidente do Arquivo Geral da Cidade

”Entre os diversos lugares no Rio que adoro, a Pedra do Arpoador é uma delas, que tem uma vista deslumbrante de Copacabana e Ipanema. Admirar os navios saindo do Rio e respirar o ar fresco. Além disso, tem também o Parque de Madureira, com seus skates, quiosques e área de lazer. Outros programas legais são o Aterro do Flamengo e a Cascatinha, que fica no Parque Nacional da Tijuca”, diz Rosa.

Theo Bial, cantor

”O Bar do Adonis é ótimo para comemorar aniversário. Tem um lugar especial no meu coração! Chope de altíssima qualidade, sempre gelado e atendimento de primeira. Já para comer a pedida é o polvo refogado, especial da casa! Outro programa imperdível no Rio é curtir o tradicional Samba do Trabalhador que acontece às segundas feiras com Moacyr Luz no Clube Renascença. Energia sempre lá no alto para começar a semana bem, ótima pedida… Assim como reunir os amigos na praia e aproveitar o dia. Dar aquele mergulho, bater uma bola, tomar o tradicional mate de galão das praias cariocas… Por fim finalizar no Bracarense tomando aquele chope geladão e comer um bolinho de bacalhau da casa”, conta Theo. De fato, ótimas sugestões!

Com Moacyr Luz no Adonis

Por Duda Vétere e Renata Araújo. Fevereiro 2022.
Fotos: Divulgação e Acervo Pessoal

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.