Ilhas Cagarras ganha título mundial de preservação ambiental

Ilhas Cagarras

Localizado a cinco quilômetros da praia de Ipanema, Zona Sul do Rio, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras agora faz parte de uma seleta lista de locais de preservação ambiental no mundo. Os chamados Hope Spots, ou Pontos de Esperança, em português, são ambientes reconhecidos pela grande diversidade de espécies, importância ecológica e econômica e também pelo risco em que se encontram. Portanto, quem ainda não teve a oportunidade de conhecer as Cagarras, agora tem mais um bom motivo pra ir!

Além disso, aproveite para ler também sobre a Cachoeira da Macumba, em Itaipava, e casas para alugar nos arredores do Rio.

+42 opções de delivery no Rio

Passeio de barco até às Cagarras

Ilhas Cagarras entre os Hope Spots

Ao todo são 130 lugares que integram esta lista, como, por exemplo, Galápagos, no Equador, e o Golfo do México, localizado entre Estados Unidos e Cuba. A Grande Barreira de Coral, na Austrália, e o Golfo da Califórnia também são considerados hope spots. No Brasil, até então apenas o Banco dos Abrolhos tinha esse reconhecimento.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

+Praias e cachoeiras na Zona Oeste do Rio
+5 trilhas com as melhores vistas do Rio

Um roteiro por Paradise Coast, na Flórida
Pôr do sol no Golfo do México, em Paradise Coast

Além das chances de gerar um maior turismo para a região, este selo, de visibilidade internacional, também alerta a sociedade e autoridades sobre a importância da preservação, assim como da adoção de práticas e lei.

Ilhas Cagarras

O anúncio oficial foi feito pela Mission Blue, aliança mundial para conservação marinha. O conselho do Hope Spot é formado por especialistas marinhos do mundo todo. Aliás, clique aqui para conferir a lista completa dos hope spots.

De fato, um visual belíssimo durante o passeio

Como chegar

Formado por sete ilhas, você pode chegar até as Cagarras em passeios feitos em escunas, veleiros, lanchas e outros tipos de embarcações. Na maioria das vezes, o ponto de saída é na Marina da Glória. Certamente uma ótima dica para quem quer admirar a cidade por outro ângulo!

Passeio nas Ilhas Cagarras

Aliás, aproveite para conferir nosso IGTV de quando fomos até às Ilhas Cagarras, na Semana de Iemanjá! Nossa editora Renata Araújo fez um passeio de barco com o chef Ricardo Lapeyre, do Escama, novo restaurante de frutos do mar no Jardim Botânico.

Por Duda Vétere. Abril de 2021.

Fotos – Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: