Gastronomia

8 restaurantes franceses no Rio

Publicado por
Duda Vetere

A gastronomia francesa é considerada uma das mais refinadas do mundo, além de ser referência para grandes chefs globais. Nesta semana, temos um dos feriados mais importantes da França: 14 de Julho, a Queda da Bastilha! Nesta data, em 1789, ficou marcado o início da Revolução Francesa. Portanto, selecionamos 8 restaurantes franceses no Rio, que oferecem receitas clássicas da culinária.

Aproveite para ler:

Aliás, se você tem planos de viajar para o Rio, não esqueça de conferirnossas sugestões dos melhores hotéis de luxo no Rio e reservar com o Booking, nosso parceiro!

Restaurantes franceses no Rio

Bisou Bisou

Bisou Bisou possui uma decoração inspirada na França dos anos 1970 e 1980, dois andares, bem como, uma varanda charmosa. Os banheiros são uma atração à parte, com luzes de led do chão ao teto. O menu é assinado pelo chef Rodrigo Guimarães, com inspirações na gastronomia dos anos 70 e 80, como por exemplo, o Cocktail de Crevettes, camarão VG e molho especial da casa, com fatias de pão sourdough, de entrada e ainda, o clássico camarão ao champanhe, acompanhado de arroz de amêndoas, como principal. Além disso, entre as sobremesas, pavé de chocolate com base de biscoito umedecido com cognac e profiteroles. Por fim, a carta de drinques tem criações autorais, elaboradas pelo mixologista Marcelo Emídio, e com apresentações autênticas.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

End. Rua Garcia d’Avila, 151 – Ipanema.

+As novas pizzas do Talho Capixaba em Ipanema, e na Gávea.

Renata Araújo e o chef Rodrigo Guimarães
Camarão ao champanhe com arroz de amêndoas
Drinque!

Brasserie Mimolette

Localizado no Shopping Leblon, o restaurante apresenta uma culinária afetiva, preparada com ingredientes de alta qualidade, como por exemplo, polvo grelhado com arroz negro, com manteiga aromatizada de camarão. Além disso, bouf bourguignon, feito com brisquet de boi braseado com vinho tinto. Por fim, a casa conta com adega completa e extensa carta de drinques.

End.:  Av. Afrânio de Melo Franco, 290, 4° andar – Leblon.

Chez Claude

Comandado pelo chef Claude Troisgros, o restaurante tem um ambiente informal, moderno e aconchegante, bem como, a cozinha no centro do salão e balcão. O menu conta com pratos para serem compartilhados, sendo renovado com frequência, porém, mantendo os clássicos. Além disso, durante o inverno, aos sábados de 12h às 16h, a casa vai oferecer o cassoulet, que lembra uma feijoada francesa.

End.: Rua Conde de Bernadotte 26 loja Q e R – Leblon.

Massa deliciosa
Cassoulet

Didier

A casa do chef Didier Labbé conta com uma cozinha simples com toque autoral e produtos de qualidade. O menu oferece, sugestões como por exemplo, fettucine com coelho assado e desfiado, bacon, champignons e ervilhas. Ainda, dourado com tomates ao forno, purê de banana da terra, sauce gremolata e ervas.

End. Rua Vinícius de Moraes, 124/A – Ipanema.

Chef Didier Labbé e Duda Vétere
Fettuccine com coelho
Dourado

Emile

Localizado no térreo do hotel Emiliano, o Emile, de culinária francesa já foi vencedor do Prêmio Comer e Beber da Veja Rio 2020. Restaurante de alta gastronomia, comandado pelo chef Camilo Vanazzi. Aliás, vale lembrar que não é preciso ser hóspede para frequentar o Emile! No menu, destaque para a entrada Moules et frites (mexilhões), que acompanham molho beurre blanc de coentro e para o principal entrecote grelhado com paccheri ao funghi, coalho grelhado e crocante de couve mineira. Realmente uma delícia.

End: Avenida Atlântica 3804 – Copacabana

Moules et frites
Entrecote grelhado

Julieta de Serpa

Contruído em 1920, o palacete onde funciona a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, conta com um restaurante com decoração típica dos salões dos tradicionais restaurantes parisienses. O menu apresenta pratos, como por exemplo, o filé mignon grelhado, com batatas Pont-Neuf e molho Béarnaise. De quinta a domingo, das 19h às 23h30, tem fondue com quatro opções: queijo, carne, chocolate e doce de leite. A casa oferece também o tradicional Chá da Tarde, de quarta a domingo, das 16h às 19h, com direito ao musical ”Tardes Espanholas. Além disso, o local conta ainda com o Julieta Bar, com drinques assinados pelo mixologista Daniel Milão.

End.: Praia do Flamengo, 340 – Flamengo.

+10 ótimos restaurantes em Botafogo.

Decoração
Duda Vétere
Fondue

Le Blond

O bistrô é comandado pelo chef Thomas Troisgros, e conta com um menu que oferece salada de queijo de cabra, bem como, o tradicional ovo mollet, de entrada. Ainda, algumas sugestões de principais, como por exemplo, peixe com banana da terra caramelizada, cavaquinha com cogumelos e risoto de camarão. Por fim, de sobremesa, uma das sugestões é a mousse de chocolate na colher.

End.: Av. Ataulfo de Paiva, 1321 – Leblon.

Ambiente decorado com utensílios de cozinha
Le Blond: autêntico bistrô francês
Ovo pochet do Paul Bocuse

L’etoile

O restaurante, localizado no Sheraton Rio, fica no 26º andar, e tem uma vista deslumbrante. O cardápio conta com frutos do mar, carnes, como por exemplo, duo de camarão VG crocante em massa filo e ainda, barriga de porco com purê de castanhas do Brasil. Além disso, a casa oferece e ainda um menu degustação de 7 etapas, com porções pequenas e satisfatórias, que é reconfigurado de tempos em tempos, podendo ser harmonizado. Uma ótima opção para se comemorar algo romântico!

End.:  Sheraton Rio – Av. Niemeyer, 121.

Renata e o chef chileno Mathias Cifuentes
Vista para a praia
Segunda entrada do menu degustação

Signatures

O restaurante-escola do Le Cordon Bleu  tem ambiente elegante e sofisticado, com decoração que mescla o clássico e moderno. O menu alia ingredientes frescos e sazonais às técnicas francesas. Além disso, é elaborado pelo time de chefs professores do Instituto, com execução dos chefs Yann Kamps e Philipp Brye, além de alunos voluntários do Le Cordon Bleu. Uma boa dica é solicitar ao garçom para conhecer a cozinha, onde os alunos e chefs preparam os pratos!

Ambiente muito elegante
Barriga de Porco

End.: Rua da Passagem, 179 – Botafogo

Por Duda Vétere e Gabriela Carrilho. Julho de 2022.

Atualizado em julho de 2023

Fotos: Renata Araújo, Duda Vétere, Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

19 horas atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

2 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

4 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

1 semana atrás