Com mais de 1.500 vinícolas e a pouco menos de duas horas de avião de Buenos Aires, Mendoza é o lugar perfeito para o enoturismo. E certamente um lugar para se voltar diversas vezes. Estive lá recentemente e fiquei surpresa com a quantidade e qualidade das vinícolas. E também as experiências incríveis que cada uma delas proporciona! As bodegas estão espalhadas principalmente pelas regiões do Vale do Uco, Maipú e Lujan de Cuyo. Portanto, neste post vou compartilhar dicas de 5 passeios na Rota do Vinho:

->Reserve aqui o seu hotel em Mendoza pelo melhor preço.

5 passeios na Rota do Vinho, em Mendoza

O clima e os vinhos

Mendoza está situada numa área de clima semidesértico. E é até difícil imaginar como que naquele solo se produz tanta coisa! Além das uvas, eles têm enormes plantações de maçã, pêra, oliveiras e alho. Para tanto, eles se utilizam da irrigação controlada (gotejamento), pois devido ao clima, por lá só chove em média 250mm por ano (o equivalente a um mês de chuva no Rio de Janeiro). No entanto, esse tipo de irrigação para as uvas é ideal. Assim dá para controlar melhor a quantidade de água que cada tipo de uva necessita.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

+Dicas de 5 restaurantes em Buenos Aires

Ainda sobre o clima, por ser uma região semidesértica, a amplitude térmica é muito grande. De dia chegamos a pegar 30º graus e à noite 12º graus. Isso em pleno inverno!

Certamente um lugar belíssimo!

Mas agora vamos ao que realmente interessa: os vinhos!! Nessa nossa passagem por Mendoza, resolvemos reservar os passeios com a agência Mendoza Holidays, que nos assessorou desde o princípio. Eles nos indicaram as vinícolas que teríamos as melhores experiências. Portanto, quem estiver pensando em viajar para lá não deixe de contacta-los antes para programar seus dias de visitações de acordo com suas expectativas. Fora que nosso motorista Enzo foi excepcional e muito simpático. Nos deu uma aula de geografia, explicando toda a região de Mendoza. Vamos, então, às vinícolas!

+Saiba o que fazer no Ushuaia

Monteviejo

Nosso primeiro dia foi na região do Vale do Uco. Com mais altitude, produz os vinhos mais encorpados. E a primeira parada foi na Monteviejo. Ela fica dentro do complexo da Clos de Los Siete, propriedade de 7 amigos, entre eles o enólogo francês Michel Rolland, considerado o mais influente do mundo, e onde hoje funcionam 4 vinícolas. A Monteviejo é uma empresa familiar de médio porte, situada aos pés da Cordilheira dos Andes.

+7 restaurantes imperdíveis em Buenos Aires

Sob a batuta do mais importante enólogo argentino, Marcelo Peleritti, eles fabricam em média 1.500.000 garrafas por ano. Seu vinho mais famoso é o La Violeta 2010 (compramos o da safra de 2011 por USD115,00 a garrafa), considerado pela revista Forbes como o 11º melhor vinho do mundo, logo depois do Petrus (USD3.200,00 a garrafa).

+Museus imperdíveis em Buenos Aires

Diamandes

Também dentro do complexo da Clos de Los Siete, é uma vinícola moderna, com vinhos mais jovens e suaves. Suas instalações são bem imponentes e a fabricação conta com tonéis automatizados que podem ser controlados pelo telefone do enólogo, para garantir a temperatura ideal dos vinhos. Wow! E por serem vinhos mais jovens, são em sua maioria mais leves mas com muito sabor e personalidade!

+Faena: hotel de luxo em Buenos Aires

A vista

Bodega O’Fournier

Com um visual futurista, pois sua estrutura vista de longe faz lembrar uma nave espacial, fica no Vale do Uco e foi onde fizemos nosso almoço harmonizado. Detalhe: o almoço foi totalmente privativo! Só tínhamos nós dois no restaurante! Serviço impecável e pratos muito bem apresentados, deliciosamente harmonizados com os vinhos da bodega! Uma experiência inesquecível!

Projeto arquitetônico moderno

Tempus Alba

Uma bodega familiar, que já está na quinta geração, da família que veio originalmente da Itália. Fizemos o tour com o próprio dono, o Mariano, que nos recebeu muito bem e com muita paixão nos mostrou todos os processos dos vinhos e como funcionava a bodega, que produz aproximadamente 150mil garrafas por ano apenas! O rótulo Vero, um malbec encorpado, tem no nome as iniciais dos 3 filhos dos donos (Victor, Emma e Rocco) e é o carro chefe da bodega. A Tempus Alba também oferece a experiência de montar o seu próprio blend e levar para casa uma garrafa personalizada como essa da foto que ganhamos!

Vinho personalizado!

Septima

A maior vinícola que visitamos na viagem faz parte do grupo espanhol Codorniú. Produz anualmente uma média de 3,5 milhões de litros. Fica na região de Lujan de Cuyo e tem uma vista deslumbrante para a cordilheira. Seu processo é muito semelhante aos demais só que em uma escala industrial muito maior. Seus vinhos Grand Reserva dispensam comentários, leves mas ao mesmo tempo marcantes! O rótulo Confiado também merece destaque e foi um dos meus favoritos na degustação.

O tour guiado pelas dependências das bodegas é muito interessante e essencial para conhecer todos os processos de fabricação, tempo de maturação e barrica de cada vinho. Depois do tour é feita a degustação de alguns rótulos com maior destaque, geralmente 5 em cada uma. Uma dica preciosa da Mendoza Holidays, que fez toda a diferença na viagem, foi a de visitarmos as vinícolas menores, com tours privativos, pois assim teríamos melhores experiências e conheceríamos vinhos menos comerciais, diferenciados e de altíssima qualidade.

A sala dos barris

Portanto, com tantas opções de passeios e vinícolas belíssimas, Mendoza certamente é aquele lugar para voltar várias vezes!

Texto e fotos por Marcella Maia. Setembro 2019.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.