Em 2015, a comemoração é da trajetória que completa 140 anos da Família Valduga no país. A trajetória da família é  como a de muitas famílias brasileiras, de pioneirismo, luta, perseverança e muito trabalho. Hoje em dia o resultado dessa história é visto no sucesso das empresas que compõem o grupo: Casa Valduga, vinícola com 41 anos de história ,Domno, produtora de espumantes e importadora de vinhos, e Casa Madeira, responsável pela produção de sucos e produtos gourmet.

140 anos da Casa Valduga

Para comemorar a data, a empresa preparou uma série de novidades que chegam ao mercado ao longo do ano e incluem eventos, como o Valduga Gallery Wine realizado na belíssima Chácara das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Em meio a todo o verde que compõe o paisagismo do casarão, o clima era mesmo parecido com os dos campos de parreiras do sul.

cas avalduga 2

Na ocasião, foram apresentados os lançamentos do grupo, como os vinhos da Casa Valduga, rótulos da Domno e os produtos da Casa Madeira. E pudemos ouvir de representantes da família a paixão e dedicação que eles têm pelas vinícolas. Eduardo Valduga, diretor geral da casa que estava presente no evento, falava com empolgação do passado do clã, as dificuldades que a casa já passou, a superação e o orgulho de terem chegado ao status atual, celebrando uma relação de 140 com os vinhos. Foi bacana ouvi-lo dizer que não se pode comparar os vinhos, pois eles são como as pessoas. Cada uma tem suas características, sua trajetória e seu propósito. Desse modo, nenhum vinho é melhor ou pior que o outro, cada um tem sua personalidade!

casa valduga 11

casa valduga 3

Esse bate papo agradável foi acompanhado dos próprios vinhos sendo servidos e um leve coquetel que combinou bem com o clima do lugar. Além de estações das bebidas montadas no elegante salão interno para degustação dos rótulos. Embalados pela atmosfera da agradável tarde de outono, Eduardo contou também sobre o início do grupo em 1875, que começou com a vinícola Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Inspirados pelo patriarca Luiz Valduga, os filhos Juarez, João e Erielso, se dedicaram a cuidar dos negócios sempre com atenção aos detalhes, e calorosa receptividade às pessoas que visitavam e visitam a Vinícola.

casa valduga 5

casa valduga 6

casa valduga 7

Dessa forma, a empresa foi se desenvolvendo e evoluindo. Hoje em dia é reconhecida mundialmente por seu padrão de excelência e tradição, inclusive exportam bastante para o exterior, principalmente para a Alemanha. Posteriormente, foi criada a Domno, localizada na cidade de Garibaldi, responsável pela produção de espumantes conhecidos por sua qualidade. Foi a Casa Valduga que criou um dos primeiros parques enoturísticos do Brasil, a Villa Valduga, para que os visitantes pudessem conhecer o processo de elaboração de seus espumantes, vinhos finos e um pouco da cultura italiana. O local oferece hospedagem, gastronomia e um espaço para degustação dos produtos da empresa, a Enoboutique.

casa valduga 8

Em 2015, uma das novidades que o grupo está apresentando é o canal e-commerce, lançado recentemente. O site é dedicado exclusivamente à venda dos produtos. Os consumidores têm acesso a uma grande variedade de vinhos, espumantes, sucos, geleias e produtos gourmet com itens das três marcas do grupo.

casa valduga 9

casa valduga 10

Com fôlego de sobra para mais um século de realizações, a casa mostra que a vontade de continuar criando e crescendo segue à toda. Eduardo Valduga ainda nos brindou com mais uma frase filosófica, dizendo que a marca não define nenhum de seus rótulos como sendo“o melhor”, pois, assim como na vida, cada momento vivido pode ser considerado o melhor de cada época. Uma ótima forma de encarar a vida, e, por que não, de degustar um vinho, sabendo que a cada garrafa aberta a experiência será sempre melhor!

casa valduga 4

Por Monica Barros

Fotos: Monica Barros e Divulgação

Junho de 2015.

Leia mais:

Casa Flora apresenta novos vinhos californianos

Os melhores vinhos brasileiros no Salitre

Novos rótulos italianos na Bottega del Vino

Roteiro exclusivo da Itália

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.