10 dicas de sobrevivência em Portugal

Portugal sempre recebeu muito bem os brasileiros. Talvez a melhor relação de colonizado e colonizador da América Latina. Mas apesar da língua ser a mesma, ela é falada de modo bem diferente. Além disso, os costumes dos dois países também são contrastantes. Portanto, se está de mudança para a Terrinha ou simplesmente de visita, vale conferir nossas 10 dicas de sobrevivência em Portugal.

?Reserve o seu hotel em Portugal aqui pelo melhor preço.

10 dicas de sobrevivência em Portugal

Educação

1 – Seja educado
Os portugueses são muito mais formais que os brasileiros, sendo assim, extremamente educados. Não se esqueça de dizer sempre bom dia, boa tarde e boa noite, além de tratar os outros por senhor ou senhora.

2 – Reserve seu restaurante
Assim como acontece em toda Europa, reservas são sempre aconselháveis, principalmente em cidades cheias de turistas como Lisboa e o Porto.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

+Roteiro de Lisboa bairro a bairro

Porto

Segure o riso

3 – Não ria do seu anfitrião
Sabemos que a maneira do português falar pode ser engraçada para nós, mas contenha-se. Afinal, você é o visitante! Evite contar as clássicas piadas e controle-se se ouvir algo que achou engraçado.

4 – Paciência com a comunicação via e-mail ou whats app
Os europeus de modo geral – tirando ingleses e algumas outras nacionalidades – não são tão viciados em telefones e internet como nós, brasileiros. Portanto, melhor se acostumar com o timing das respostas, que às vezes podem ser demoradas. Além disso, nem todos têm whats app. O SMS continua sendo mais comum em Portugal.

+Os restaurantes do chef José Avillez em Portugal

Turista é sempre alvo

5 – Atenção aos carteiristas
Apesar do índice mínimo de violência, roubos existem em toda grande cidade.
Portanto, fique atento aos pickpockets nas zonas mais turísticas e mais cheias de gente.

6 – Cuidado com a água do mar gelada
Portugal tem praias belíssimas e muitas conhecidas por suas ondas gigantes, como Nazaré e Peniche. Entretanto, a água do mar costuma ser muito fria, por isso, entre devagarinho para não levar um susto!

+5 passeios em Lisboa

Aveiro, em Portugal

Faça sua reserva

7 – Fique alerta com os horários de restaurantes
Os restaurantes em Portugal seguem a norma europeia de fechar entre almoço e jantar. E muitos não abrem aos Domingos, por exemplo. Além disso, a cozinha fecha às 15h, 15:30 para o almoço e no jantar, pode variar, entre 22h à meia-noite. Nas grandes cidades alguns ficam até às duas da manhã! Um alento!

8 – Use uber à vontade
Em Lisboa e no Porto o Uber funciona super bem, costuma chegar rápido e o preço é ótimo! Além disso, há bastante táxis e um ótimo sistema de transporte público.

9 – Palavras e Expressões úteis
Café cheio – café duplo
Água fria ou natural? – Agua gelada ou natural?
Bicha – fila
Comboio – trem
Levantar os pratos – tirar os pratos
Ecrã – tela
Elétrico – bonde
Giro – legal
Gajo – cara
Imperial – chope
Adeus é mais usado no lugar de “tchau”
O gerúndio quase não é utilizado. Em vez dele, o tempo… “a ver”, “a falar”, “a estudar”.
Miúdos – crianças
Pequeno almoço – café da manhã
Sítio – lugar
Sala de banho – banheiro
Tomar uns copos – tomar um drinque, um vinho

+O que fazer na cidade do Porto

o que fazer no porto 2

Outro ponto de vista

10 – As distâncias tem outra referência
Portugal tem 10 milhões de habitantes e o país é do tamanho do estado de Pernambuco. Lisboa tem 504 mil habitantes e o Porto, 214 mil. Portanto, as referências de distâncias são bem diferentes para nós, que vivemos em cidades como Rio ou São Paulo. Quando dizem “o lugar tal é muito longe”, quer dizer que ele fica a 20 minutos. Ou seja, melhor calcular no seu próprio GPS para não se desanimar.

+5 atrações em Belmonte, a terra de Pedro Álvares Cabral

Essas foram nossas 10 dicas de sobrevivência em Portugal.  Se tiver outras, conte pra gente!

Texto e fotos por Renata Araújo em Outubro 2018

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!