Rio de Janeiro

Top chefs ensinam como se alimentar bem no Carnaval

Publicado por
Duda Vetere

O Carnaval chegou, e com ele, muita folia e diversão. Mas os dias de Momo também são marcados por poucas horas de sono, muita energia gasta e alimentação desregrada. Para que seu samba não atravesse e o corpo não padeça na Quarta-Feira de Cinzas, conversamos com top chefs do Rio que nos deram ótimas dicas de como se alimentar bem no Carnaval!

 +Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.

Moqueca de Peixe do Brotto

Top chefs ensinam como se alimentar bem no Carnaval

É Hoje o Dia da Alegria!

“Comer bem e várias vezes ao dia, além de fazer das gorduras boas a sua aliada. Alimentos como abacate, coco e juçaí são verdadeiros antídotos para a recuperação do fígado. ” Esta é a dica de Zazá Piereck, do Zazá Bistrô. O juçaí é um “primo” do açaí, com mesma cor e textura, porém com quatro vezes mais poder antioxidante e 50% a mais rico em ferro. Então, Zazá sugere começar o dia com um café da manhã reforçado, com, por exemplo, um creme de abacate adoçado com agave e chips de coco, ou ainda uma torrada de abacate com sementes de abóbora e girassol acompanhada de uma taça de juçaí, que são servidos no Zazá Café – no Rio Design Leblon. Essa combinação certamente trará a alegria para o seu Carnaval.

+Carnaval Off: o que fazer no Rio

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Moro num País Tropical…

Para a chef Adriana Amaro, do restaurante Brotto – no Casa & Gourmet Shopping, “manter uma alimentação equilibrada não é preciso fazer sacrifícios e nem se privar de comer bem.” Portanto, sua dica é consumir alimentos integrais, que dão energia, e frutas e vegetais por serem ricos em fibras e que repõem os minerais perdidos com o suor. No almoço, pode ser um prato leve, como uma proteína grelhada, com um carboidrato integral e vegetais. Na hora do lanchinho, por exemplo, mix de castanhas com passas ou até barrinhas de cereais são bem recomendados. Amanda também faz um grande alerta: “Nada de sanduíche à base de maionese, que não resiste bem ao calor e pode causar uma infecção.”

+5 rooftops no Rio para curtir o verão

Salada de grão de bico do Brotto

Se Você Pensa que Cachaça é Água…

Verduras verdes escuras auxiliam a desintoxicar o corpo, melhorando o funcionamento do fígado e ainda ajudam a curar a ressaca. “Durante a folia, as pessoas acabam não parando muito pra comer. E beber de estômago vazio sobrecarrega o fígado e potencializa os efeitos do álcool. A famosa ‘queimada de largada’.”, lembra Nathalie Passos, do Naturalie Bistrô. Ela nos dá uma dica ótima e prática para preparar o estômago, antes ou mesmo depois da farra, que é combinar vegetais e frutas na forma de sucos, pois eles hidratam e, ao mesmo tempo, alimentam. Uma boa é misturar alimentos com bastante água, como, por exemplo, melancia e pepino, com outros mais proteicos, como a couve. “No Naturalie Bistrô a gente faz um suco verde com cenoura, pepino, maçã, couve, água de coco, gengibre e linhaça que, além de delicioso, vale por uma leve refeição”.

+Blocos de Carnaval no Rio 2019

Os sucos certamente são uma boa pedida

Olha, Olha a Água Mineral!

Bebeu água? Carlinhos Brown vem dando o recado há vários carnavais! A melhor forma de manter a disposição e o bom funcionamento do organismo é se hidratando. Se você gosta de uma cervejinha, isso pode sobrecarregar o seu fígado e o ideal é beber de 2 a 3 litros de água por dia. Some isso a uma alimentação mais equilibrada, sem frituras e comidas pesadas. Se possível, coma algo a cada três horas, pois a falta de alimentos e o excesso de álcool podem causar hipoglicemia. Além disso, uma excelente forma de se hidratar no Carnaval é beber água de coco, dando preferência às naturais.

+5 restaurantes vegetarianos no Rio

Yes, Nós temos Bananas!

A chef Tati Lund, do .Org Bistrô, aposta em um mix funcional para dar um up no organismo. A sua sugestão é o Smoothie Verde, feito com verduras, inhame, banana congelada, spirulina e matchá. Ou ainda o Levante, um poderoso suco com acerola, camu camu, gojiberry, guaraná e açúcar de coco. Para quem busca por uma refeição leve e saborosa, a pedida é o Super Bowl, um pudim de chia com especiarias, creme de manga com gengibre, creme de frutas vermelhas com manjericão e umas surpresinhas da chef.

+Café da manhã em hotéis no Rio

Portanto, com o corpo bem alimentado, só nos resta colocar o bloco na rua e aproveitar a festa!

E depois que o Carnaval terminar…

Nada melhor que um super detox para curar a ressaca e eliminar todos os exageros da folia! A dica é apostar eem alimentos que possuem ação diurética e anti-inflamatória para a limpeza do organismo. Portanto, para te inspirar, confira algumas sugestões de restaurantes do Rio:

Salada de Gorgonzola

O vegetariano BioCarioca, por exemplo, oferece diversas opções de Sucos Detox, como o tradicional Suco Verde, com folha de brócolis, suco de laranja, maçã, hortelã e gengibre. Para acompanhar, aposte nas saladas como nas saladas como a de Gorgonzola, com Mix de Folhas, Gorgonzola, Nozes e Laranja. Já no Páru Inkas, em São Conrado, a dica é o Suco Dexot feito com couve, gengibre, molho de pimenta e água de coco e o Chá Gelado de Hibisco Detox, com hibisco, limão siciliano, canela e cravo.

Sucos Detox para curar a ressaca

O You Must Go deseja a todos um ótimo Carnaval!

Por Mariane Serra, do @viajar.eh.food. Março 2019

Fotos: João Paulo SindiRio

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Os melhores restaurantes do Brasil, na lista da Casual Exame

Nossa editora-chefe Renata Araújo e editora-assistente Duda Vétere são juradas no ranking de 100 melhores…

7 horas atrás

Simone: alta gastronomia italiana no Itaim

Simone: restaurante elegante e intimista liderado por um genuíno chef piemontês que traz alta gastronomia…

2 dias atrás

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

4 dias atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

5 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

6 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

1 semana atrás