Tin Building: novo mercado gastronômico de Nova York do renomado chef Jean-Georges

Com dois andares, 12 restaurantes e inúmeras lojas, o Tin Building é comandado por Jean-Georges Vongerichten, um dos chefs mais famosos do mundo. Este mercado gastronômico de Nova York demorou oito anos para ficar pronto e tem o mesmo conceito do Eataly, só que com uma pegada maior na área do varejo. Na minha última passagem por NYC, tive a oportunidade de experimentar dois restaurantes do mercado e ainda passeei pelas lojas, que têm os mais variados tipos de produtos. Portanto, se pensa em um programa que envolve boa culinária e compras, você não vai se arrepender deste mercado gastronômico no Pier 17, em Lower Manhattan! Leia até o final para conhecê-lo melhor.

Aproveite para ler também:

Aliás, se você tem planos de viajar para Nova York, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho

Alguns restaurantes deste mercado gastronômico de Nova York

O que chama atenção neste grande mercado gastronômico nova-iorquino é a versatilidade. Além de experimentar uma culinária assinada por um chef renomado, você pode parar para tomar um drinque e dar uma volta nas dezenas de lojas do local. Portanto, como conheço e sou fã da gastronomia de Jean-Georges, fiquei curiosa para experimentar os restaurantes do Tin Building.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Renata Araújo e o chef Jean-Georges

No 2° andar, conheci o The Frenchman’s Dough, onde comi uma deliciosa salada e uma pizza de três queijos, black trufas e ovo (truffle shuffle). Aliás, comidas muito saborosas! Além disso, me aventurei nas ostras de um charmoso francês do mercado gastronômico de Nova York. Inclusive, Jean-Georges é um cozinheiro francês radicado em NYC, tem 50 anos dedicados à gastronomia e comanda 60 restaurantes pelo mundo, inclusive no Brasil.

Há também o T Cafe and Bakery, com pães e doces assados servidos em um ambiente aconchegante. No andar de cima, com 19 lugares, o Fulton Fish Co. apresenta uma culinária japonesa de ponta e o balcão de mármore é convidativo para quem gosta do conceito de bar. Assim, entre lojas e restaurantes, existem também vários lugares para beber, como o Wine Bar e o Cocktail Bar. Escondido em um canto do 2° andar, o restaurante chinês House of the Red Pearl oferece rolinhos primavera de pele de tofu e cordeiro com cominho frito.

Chef Jean-Georges Vongerichten

Nascido e criado nos arredores de Estrasburgo, na França, as primeiras memórias familiares de Jean-Georges são a comida. Ele começou seu treinamento em um programa de estudo no Auberge de l’Ill como aprendiz do Chef Paul Haeberlin. Com esta impressionante experiência, mas ainda no início da carreira, Jean-Georges viajou para a Ásia, onde continuou a sua formação.

Mercado gastronômico de Nova York
Chef Jean Georges

Foi durante esse tempo pela Ásia que Jean-Georges desenvolveu seu amor pelos sabores exóticos e aromáticos. Por isso, sua cozinha abandona o uso tradicional de caldos e cremes de carne e apresenta sabores e texturas intensas. Aliás, Jean-Georges está envolvido em todos os aspectos dos seus restaurantes – conceito, menu, design e funcionários.

Entre os 60 restaurantes pelo mundo do chef, está o Tangará, em São Paulo, no magnífico Palácio Tangará. Diga-se de passagem, o restaurante Jean-Georges, em Nova York, é um dos meus preferidos no mundo. Não à toa, faz parte da lista dos 50 Best Restaurants of the World. Certamente, sua cozinha instiga e surpreende em sabores estimulantes, que vão se revelando a cada prato. No Tangará, logo de cara a gente nota similaridades entre os dois restaurantes, já que em Manhattan a casa tem grandes janelas que dão para o Central Park, enquanto o Tangará também tem janelões com vista para o Parque Roberto Burle Max.

A história do Tin Building

Projetado pela Roman and Williams Buildings and Interiors, o mercado gastronômico de Nova York tem 53.000 pés quadrados, onde todos os restaurantes são vinculados a Jean-Georges. Aliás, o custo total para concluir o Tin Building foi de incríveis US$ 194 milhões.

No local do Tin Building, existia o Mercado de Peixe da Fulton Street, que foi o mercado atacadista de pescado mais importante dos Estados Unidos por mais de um século. No entanto, a transição das entregas de pescado de barcos para caminhões em meados do século, seguida por um incêndio em 1995, acelerou o declínio do edifício.

Mercado gastronômico de Nova York
Mercado Central

Também no Pier 17 e de frente para o a porta do Tin Building, está o Mercado Central. O estabelecimento oferece carnes, queijos e alimentos prontos para consumo de origem sustentável. 

Gostou deste programa completo em Nova York? Vale a experiência, caso queira aproveitar boa gastronomia e passear por variadas lojas!

Endereço: 96 South Street, NYC

Por Renata Araújo
Colaboração: Leonardo Marchetti
Fotos: Renata Araújo e divulgação
Janeiro de 2024

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!